5 autores famosos que já escreveram livros infantis

May 1, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A literatura brasileira, além de rica, carrega consigo todo o colorido da nossa diversidade cultural. E você sabia que existem grandes escritores e escritoras do nosso país que também já escreveram livros para o público infantil? Pensando nisso, queremos incentivar a leitura de obras nacionais que precisam ser conhecidas e celebradas, pelas crianças e todas as famílias. Vamos conhecer, então, 5 autores famosos que já escreveram livros infantis? 📚🧒🏽

Leia mais:
👉 Como se faz um livro infantil?
👉 Afinal, para que serve um livro?
👉 Dicas para montar uma biblioteca infantil em casa

Ler para conhecer a literatura brasileira

O Brasil é um país gigante! Não apenas em sua extensão, mas também culturalmente. Aqui, temos a honra de contar com inúmeros autores e ilustradores talentosos, que transmitem a nossa essência e criam universos diversos e particulares, com temas, imagens e linguagens distintas e potentes.

Por tudo isso, nós, da equipe de Curadoria da Leiturinha, nos preocupamos em incentivar a produção literária nacional. E temos muito orgulho de poder ajudar a levar a nossa incrível literatura brasileira para as famílias leitoras de todo o país! ✨

Afinal, o povo brasileiro tem muitas histórias para contar. E toda boa história merece ser contada, não é mesmo? A literatura brasileira é também uma ponte, que une o passado e o presente, e que apresenta tantos hábitos e costumes. Assim, a literatura brasileira amplia nossos conhecimentos acerca do país onde vivemos, e nos faz viajar para outras realidades locais.

Nesse sentido, é bastante importante que os pequenos e pequenas conheçam a literatura brasileira desde cedo. Obras clássicas, releituras e exemplares da literatura indígena são alguns exemplos de obras literárias que podem (e devem!) ser apresentadas para as crianças.

Além disso, grandes nomes da literatura brasileira também já escreveram livros infantis. São escritores e escritoras incríveis, que aproveitam toda a habilidade que possuem para contar histórias e que incluíram as crianças nestas experiências! Então, vamos conhecê-los?

5 autores famosos que já escreveram livros infantis

No dia 1 de maio comemoramos também o Dia da Literatura Brasileira. Por isso, que tal aproveitarmos essa data simbólica e tão importante para celebrar os autores e as autoras que também deixaram sua contribuição para a literatura infantil? Conheça:

1. Lázaro Ramos

Lázaro Ramos: O Pulo do Coelho

Lázaro Ramos é um ator, apresentador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro, que iniciou sua carreira artística no Bando de Teatro Olodum. Além disso, entre os anos de 1998 e 2002, foi âncora do programa dominical Fantástico.

Lázaro ganhou notoriedade ao interpretar João Francisco dos Santos no filme “Madame Satã” (2002), seu primeiro filme como protagonista. “O Homem que Copiava” (2002), “Meu Tio Matou um Cara” (2004) e “Ó Pai Ó” (2007) são algumas outras produções nas quais atuou. Ainda, Lázaro foi indicado ao Emmy (2007) de melhor ator por sua interpretação na novela “Cobras & Lagartos”, como o personagem Foguinho.

Além de ser um artista consagrado, reconhecido como um dos mais talentosos atores do país, Lázaro já possui 6 obras literárias em seu repertório. Grande parte dela, dedicada ao público infantil. O livro O Pulo do Coelho, por exemplo, já foi enviado pelo Clube Leiturinha e fala sobre a importância de não desistir dos sonhos! 🌈

👉 Clique aqui para comprar o livro “O Pulo do Coelho” na Loja Leiturinha!

2. Giovana Madalosso

Formada em Jornalismo, Giovana Madalosso é uma escritora e colunista brasileira. Ela é autora de “A Teta Racional” (finalista do Prêmio Biblioteca Nacional), “Tudo Que Pode Ser Roubado” (finalista do Prêmio São Paulo de Literatura) e, mais recentemente, de “Suíte Tóquio”.

A estreia de Giovana no universo infantil foi com o livro infantil Altos e Baixos, um Original Leiturinha! Este livro, inspirado nas histórias que ela costumava contar para sua pequena, Eva, reflete de forma lúdica sobre as dores e as delícias de existir. ❤️

Altos e Baixos

📱 O livro “Altos e Baixos” já está disponível no App Leiturinha! Baixe grátis e confira agora mesmo o e-Book interativo e o audiobook com as crianças!

3. Emicida

Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida, é um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade. Sua primeira música, “Contraditório Vagabundo”, foi lançada em 2005 e, em 2011, tornou-se o primeiro rapper brasileiro a se apresentar no festival Coachella, nos Estados Unidos.

Vencedor de inúmeros prêmios nacionais e internacionais, Emicida foi também indicado ao Grammy Latino. Hoje, ele atua como rapper, cantor, letrista, compositor, escritor e é apresentador do programa Papo de Segunda, do canal GNT.

Amoras é a primeira obra infantil de Emicida, fruto de um trecho de sua música de mesmo nome. O livro delicado e poético fala sobre a importância de nos reconhecermos e nos orgulharmos de quem somos. Desde criança e para sempre! 😉

Amoras

4. Clarice Lispector

Clarice Lispector (1920-1977) foi jornalista e uma das maiores escritoras da literatura brasileira. Ao longo de toda sua vida, Clarice escreveu diversos romances, contos e ensaios, como “Felicidade Clandestina” (1971) e “A Hora da Estrela” (1977). Mas talvez o que você ainda não saiba é que ela também escreveu livros para os pequenos e pequenas!

Feitos, inicialmente, para os seus próprios filhos, suas obras infantis acabaram sendo publicadas. Com isso, Clarice deixou importantes contribuições para o público infantil.

Obras como O Mistério do Coelho Pensante e Como Nasceram as Estrelas: 12 Lendas Brasileiras são alguns exemplos. Já A Mulher Que Matou os Peixes conta a história de uma mulher que se sente culpada por ter assassinado (sem querer!) dois pobres peixinhos vermelhos que eram dos seus filhos. 🐟

A Mulher Que Matou os Peixes

5. Jorge Amado

Você sabia que Jorge Amado (1912-2001), um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, é também o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão? Responsável por obras como “Capitães da Areia” (1937), “Gabriela, Cravo e Canela” (1958), “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1966) e “Tieta do Agreste” (1977), Jorge Amado ficou famoso pelos seus romances regionalistas.

Além disso, Jorge Amado é outro nome que está entre autores famosos que já escreveram livros infantis! 😱 Para as crianças, ele dedicou o livro O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, que narra um dos amores mais adoráveis e impossíveis da literatura infantil.

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Você gostou de conhecer autores famosos que já escreveram livros infantis? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais