Seu filho sabe como agir em situações de perigo?

nov 5, 2018 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Comportamento, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Por mais que a gente tente proteger nossos filhos de todos os perigos que os cercam, sempre existe uma margem de erro. Além de ficarmos de olho sempre que dá, podemos ensinar nossos filhos a entenderem que existem situações de perigo.

Demoram alguns anos para que as crianças desenvolvam o senso de responsabilidade que as alerte sobre os pequenos riscos de brincadeiras de correr, pular, escalar, rolar. Por isso cabe a nós, pais, deixarmos a casa segura, o básico mesmo, redes ou grades em janelas e escadas, cabos de panelas virados sempre para dentro do fogão, facas, tesouras e outros objetos cortantes fora do alcance deles, remédios e produtos de limpeza trancados e por aí vai.

Não esconda o jogo

Preparar a casa para nossas crianças é básico, mas isso não quer dizer que o armário dos remédios deve ser um grande mistério para elas. Por mais que seu filho ainda não entenda, quando ele tentar abrir ou apontar para lá diga que ali estão coisas que não são para criança.

Explique, de forma simples, que existem perigos. O “não” sem explicação pode parecer um desafio para as crianças e quando você menos espera ela pode ter aprendido a abrir os armários, por exemplo. O melhor é explicar que ali existe um risco.

Veja no vídeo abaixo como Junior e seus amigos ensinam as crianças a lidarem com situações de risco:

https://www.youtube.com/watch?v=mQqmyWm0ib0

E se o acidente acontecer…

Eles devem estar preparados, como mostramos no vídeo. Planejar e ensinar o que as crianças devem fazer diante de uma situação de perigo é importante para elas e para os pais. Ensine também os números de emergência, que são fáceis de lembrar, isso pode ajudar em situações de maior gravidade (mesmo que a gente faça de tudo para que elas não aconteçam, precisamos estar preparados para algumas possibilidades).

Quer conteúdos educativos que podem ajudar?

Além deste vídeo, a PlayKids também tem várias séries de desenhos animados, jogos e atividades para auxiliar na educação dos pequenos e ensinar como lidar com perigos de maneira lúdica. Para assistir, baixe o aplicativo que está disponível para Android e iOS.

Leia também:

Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.

    Acompanhe nossas redes sociais