Qual a diferença entre o sono dos adultos e o sono das crianças

mar 14, 2023 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O sono não apenas permeia a vida, ele é essencial para ela. Observamos comportamentos semelhantes ao sono, desde seres mais simples como insetos, até organismos complexos como mamíferos. Através da perspectiva da evolução natural, notamos a preservação desse comportamento ao longo da evolução das espécies, e, ainda, observamos um aumento de sua complexidade. Isso demonstra o papel significativo e único desse comportamento.

Como o sono funciona?

Antes de mais nada, é necessário o entendimento do que chamamos de arquitetura sono, como cérebro se comporta durante a noite. Essa arquitetura pode ser dividida em 2 fases, sono REM e sono Não REM.

Sono Não REM  

Também conhecido como sono passivo, apresenta quatro estágios de sono diferentes. Ele representa aproximadamente 75% do sono de uma pessoa e é considerado um sono fisiologicamente tranquilo, com baixa frequência cardíaca e respiratória. Nessa fase, observa-se um aumento da atividade parassimpática e, no decorrer de cada estágio, ocorrem alterações nos níveis de consciência. 

No estágio 4, por exemplo, o indivíduo encontra-se profundamente relaxado e alheio ao mundo ao seu redor, enquanto no estágio 1 o sono apresenta-se muito leve, sendo considerado um período de transição entre o estado de vigília (acordado) e sono.

Sono REM 

Também conhecido como sono ativo, ele só ocorre após um período de sono passivo e apresenta uma série de alterações fisiológicas, como frequência cardíaca e respiratória elevadas, assim como a pressão arterial e o fluxo sanguíneo cerebral. Nesse sono, ocorrem atividades cerebrais importantes para a memória e o aprendizado. Muito semelhante à vigília, este sono representa 25% do total do sono de um indivíduo.

O sono de uma pessoa está organizado em ciclos, nos quais os estágios REM e NREM alternam-se, sendo o sono NREM encontrado, normalmente, na primeira metade do período de sono. Em média, por noite, uma pessoa apresenta cinco desses ciclos.

E como funciona o sono das crianças?

Diferente de indivíduos adultos, as crianças passam mais tempo em sono REM (50%) do que os adultos (25%). Por isso, precisam de mais tempo de sono, além de terem uma grande necessidade de sonecas. 

A cada mudança de ciclo há um despertar, isso faz com que o bebê acorde em média a cada 2 horas. 

Quanto mais nova a criança, maior é sua necessidade de dormir, chegando a incríveis 20 horas de sono por dia, mas se isso não estiver acontecendo precisamos nos atentar há alguns detalhes.  

Fome, temperatura, ritmo da casa e falta de rotina são os principais pontos que interferem no sono do seu bebe. Fique atento a esses pontos. 

Seu bebê troca o dia pela noite?

Isso acontece porque o que faz a regulação do nosso “relógio biológico” é um hormônio chamado melatonina, que é liberado de acordo com o luminoso. Por isso é importante que durante o dia você deixe o quarto bem iluminado, o quanto mais luz natural melhor e durante a noite deixe tudo bem escurinho e silencioso. 

Leia também: 

Mariane Tavares

Fonoaudióloga formada pela USP de Ribeirão Preto, com especialização em neurociência. Mariane é professora e pesquisadora na área de motricidade orofacial com ênfase em medicina do sono e foi convidada a compartilhar sua opinião no Blog Leiturinha.

    Acompanhe nossas redes sociais