Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

Como o sono do bebê pode ajudar no desenvolvimento?

por | fev 15, 2022 | 1 Comentário

O sono do bebê é fundamental para o crescimento saudável dos pequenos e pequenas. Assim, compreender como a hora de dormir pode ajudar ou atrapalhar o desenvolvimento infantil é muito importante. E ao contrário do que muita gente pensa, a questão não se resume apenas ao bebê dormir a noite toda. Ou seja, é necessário entender como funciona o sono infantil. Quer saber mais? Acompanhe o texto abaixo e descubra! 👶

Leia mais:
👉 Hora da bruxa: por que o bebê chora tanto no final do dia?
👉 Como saber se seu pequeno tem atraso de fala?
👉 Como saber se é a hora certa para o desfralde?

Vamos conversar sobre o sono do bebê?

Para iniciar nossa conversa sobre o sono do bebê, precisamos falar sobre a média de horas que os pequenos e pequenas precisam dormir, de acordo com a fase do desenvolvimento infantil em que estão. No entanto, é importante lembrar que existe uma variação de criança para criança, tudo bem?

Afinal, da mesma forma que ocorre com os adultos, um bebê pode demandar menos horas de sono para descansar, enquanto outro precisa de mais tempo. 🥱 Nesse sentido, as necessidades fisiológicas e emocionais de cada bebê devem ser compreendidas e respeitadas, desde o início da vida.

Todos nós, sejamos pais, mães ou responsáveis, temos direito a boas horas de um sono reparador, não é mesmo? Assim como as crianças! Por isso, aqui vão nossas dicas para compreender melhor o sono do bebê e apoiá-lo durante toda essa fase do desenvolvimento infantil. Confira!

Por que o bebê não dorme igual ao adulto?

Bebês costumam dormir e acordar em horários diferentes. Isso acontece porque eles ainda não desenvolveram completamente o ritmo de sono. 😴 Ou seja, não seguem o ciclo natural de dia e de noite – o que pode demorar meses para acontecer. E é preciso paciência e muita calma nessa hora!

Até que os bebês se ajustem, eles podem ficar acordados por longos períodos à noite. Além disso, o sono do bebê é diferente quando comparado com o dos adultos: os pequenos e pequenas passam muito menos tempo em sono profundo. Ainda, os seus ciclos do sono são mais curtos. Por isso, eles tendem a despertar mais facilmente.

Então, se o bebê dormir apenas 10 ou 20 minutos e acordar desperto, não se espante! Isso realmente pode acontecer ainda muitas e muitas vezes. 😉

Como lidar com o sono do bebê?

Primeiramente, respire fundo! E lembre-se que, como tudo, o sono do bebê também melhora com o tempo. Além disso, considere que esse sono leve e rápido também é bastante importante para o desenvolvimento cerebral dos pequenos e pequenas.

Enquanto isso, estabeleça uma rotina do sono com as crianças. Isto é, faça com que todas as noites antes de dormir sejam iguais. Ou, no mínimo, muito parecidas!

Por exemplo, dê um banho relaxante nos pequenos e pequenas sempre no mesmo horário. Outra sugestão é ler histórias para o bebê e fazer uma massagem, como a shantala. 🌛

Evite também estimular os bebês com brincadeiras noturnas, muita conversa alta ou aparelhos eletrônicos ligados no volume alto. Como é o caso da televisão, do celular ou aparelhos de som.

É fundamental, ainda, apagar as luzes quando chegar perto da hora de dormir. Coloque uma roupinha confortável nas crianças, mantenha a temperatura adequada no ambiente e não deixe de trocar a fralda dos bebês.

E acredite: pular sonecas diárias não fará o bebê dormir melhor à noite, tudo bem? Seja de dia ou de noite, a palavra que deve prevalecer é rotina.

E quanto o bebê precisa dormir?

De forma geral, os bebês necessitam de mais horas de sono do que os adultos. Crianças com menos de 3 meses, por exemplo, costumam dormir o dobro de horas que os adultos, sendo metade delas durante o dia. Mas o número de horas varia de acordo com a idade e metabolismo de cada bebê.

Um recém-nascido geralmente dorme cerca de 16 a 20 horas por dia. Já um bebê de 1 ano dorme cerca de 10 horas por noite e tira duas sonecas durante o dia (de 1 a 2 horas cada uma). Mas isso é apenas uma estimativa, tudo bem?

Apesar dos bebês dormirem a maior parte do tempo, até cerca dos 6 meses, eles não dormem muitas horas seguidas. A partir desta idade, no entanto, o bebê já consegue dormir quase toda a noite. O que é o mesmo que dizer cerca de 8 ou 9 horas seguidas.

Mas vale repetir: não se esqueça de que cada bebê é de um jeito! Alguns chegam a dormir até 2 horas a mais (ou a menos) que os outros bebês. E há muitos que acordam no meio deste período, para mamar mais uma vez, por exemplo.

Além disso, o esperado é que os bebês voltem a dormir logo em seguida. Quando isso não acontecer, tente repetir a massagem. Ou então, cante bem baixinho no ouvido deles e embale-os com carinho, para eles se sentirem seguros e amados. ❤️

Como o sono do bebê pode ajudar no desenvolvimento?

Para além da amamentação, que é um ato de amor e cuidado, o sono do bebê também é crucial para o desenvolvimento infantil. Isso porque, durante o tempo em que ele passa dormindo, é realizada a maturação dos seus órgãos e seu desenvolvimento cerebral, por exemplo.

Enquanto dormem, os bebês consolidam a modulação do sistema imunológico e ocorre a liberação de hormônios para o crescimento. Além disso, desenvolvem a memória, os aspectos conectivos, a atenção e muito mais.

Contudo, quando os nenês têm seu sono prejudicado, devido a uma série de fatores, pode haver alguns comprometimentos. A amamentação, por exemplo, pode ser impactada. Quando o bebê dorme pouco, acaba ficando irritado e não consegue mamar direito. 😖 Ainda, o sono de baixa qualidade reflete no humor e nos resultados dos estímulos que o bebê recebe durante o dia.

Dicas da Leiturinha para o sono do bebê

A literatura infantil também pode ajudar na hora de dormir, embalando o sono e fortalecendo os vínculos entre adultos e bebês. Por meio da sonorização das palavras e da entonação da voz, o bebê passa a reconhecer cada dia mais seu cuidador ou cuidadora, sendo essa também uma ótima maneira de tranquilizá-lo e prepará-lo para dormir. 💤

Pensando nisso, que tal conferir algumas dicas da Loja Leiturinha para ajudar o sono do bebê? Descubra agora mesmo nossas sugestões para sua família!

A Galinha e seu Pintinho: Meu Livro Fofinho e Divertido

A Galinha e seu Pintinho - Meu Livro Fofinho e Divertido

Seu bebê vai adorar as cores brilhantes deste livrinho super fofo! A galinha de apertar garante muita diversão, além de despertar a imaginação, estimular a coordenação motora e realizar um estímulo sensorial, por exemplo. Por tudo isso, o livro infantil A Galinha e seu Pintinho é uma ótima opção para a hora de dormir do seu bebê!

👉 Clique aqui para conferir o livro “A Galinha e seu Pintinho” na Loja Leiturinha!

Doce Aconchego: Aventuras do Macaco

Doce Aconchego: Aventuras do Macaco

Quantas aventuras o macaco vive! Neste livro encantador, os bebês irão acompanhar um macaco sapeca, muito brincalhão, que adora se divertir. Feito de pano, material próprio para as primeiras experiências de leitura, o livro Doce Aconchego: Aventuras do Macaco pode ser mordido e amassado por pequenas mãozinhas. Depois de um bom banho, ele ficará limpinho e pronto para ser reutilizado!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Doce Aconchego: Aventuras do Macaco” na Loja Leiturinha!

A Floresta: Toque e Escute

A Floresta - Toque e Escute

A Floresta: Toque e Escute é um livro encantador, criado para que seu bebê aprenda a reconhecer os animais e se divirta acariciando as texturas o ouvindo os sons dos animais!

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “A Floresta: Toque e Escute” na Loja Leiturinha!

Você gostou das dicas da Leiturinha para o sono do bebê? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis do Brasil! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno, na sua casa! 📚❤️

Categorias:
0 - 3 anos | Bebê
Escrito por Blog Leiturinha
A equipe do Blog Leiturinha é formada por especialistas em educação, literatura infantil, parentalidade e desenvolvimento infantil.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
Como funciona o yoga baby?

Como funciona o yoga baby?

Você sabia que o dia 21 de junho é o Dia Internacional do Yoga? Essa prática, que trabalha o corpo e a mente, proporciona diversos benefícios para a saúde, desde o alívio de dores ao controle do estresse e da ansiedade, por exemplo. Além disso, o yoga pode ser...

Dança com bebê: fortalecendo o vínculo por meio da música

Dança com bebê: fortalecendo o vínculo por meio da música

Interagir com os bebês desde a gestação é fundamental para um desenvolvimento saudável e também para o fortalecimento do vínculo entre adultos e crianças. E quando falamos em interação, vale ler, cantar, ouvir música, conversar e, sobretudo, dançar com os pequeninos e...

Desenvolvimento da fala: descubra o que é esperado para cada idade

Desenvolvimento da fala: descubra o que é esperado para cada idade

Você sabia que pode colaborar (e muito!) com o desenvolvimento da linguagem do seu filho ou filha? Pois é! A participação ativa da família nos primeiros anos de vida da criança é fundamental para ajudá-la a desenvolver suas habilidades, inclusive a fala. Por isso,...

Como funciona o yoga baby?

Como funciona o yoga baby?

Você sabia que o dia 21 de junho é o Dia Internacional do Yoga? Essa prática, que trabalha o corpo e a mente, proporciona diversos benefícios para a saúde, desde o alívio de dores ao controle do estresse e da ansiedade, por exemplo. Além disso, o yoga pode ser...

Dança com bebê: fortalecendo o vínculo por meio da música

Dança com bebê: fortalecendo o vínculo por meio da música

Interagir com os bebês desde a gestação é fundamental para um desenvolvimento saudável e também para o fortalecimento do vínculo entre adultos e crianças. E quando falamos em interação, vale ler, cantar, ouvir música, conversar e, sobretudo, dançar com os pequeninos e...

Desenvolvimento da fala: descubra o que é esperado para cada idade

Desenvolvimento da fala: descubra o que é esperado para cada idade

Você sabia que pode colaborar (e muito!) com o desenvolvimento da linguagem do seu filho ou filha? Pois é! A participação ativa da família nos primeiros anos de vida da criança é fundamental para ajudá-la a desenvolver suas habilidades, inclusive a fala. Por isso,...

Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos

Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos

Embora cada criança tenha seu próprio ritmo de aprendizado e de desenvolvimento, quando falamos em crescimento infantil também é importante levar em conta os chamados marcos do desenvolvimento infantil. Isto é, as mudanças físicas, psicológicas, sociais e emocionais...

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito! Vamos falar de conscientização ambiental com as crianças?

Descubra a importância do tema e o papel da literatura nessa jornada!

Boa leitura!