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Meu filho dorme mal: 5 dicas para noites mais tranquilas

por | out 8, 2021 | 3 Comentários

Meu filho dorme mal, o que fazer? 😴 Se essa pergunta não sai da sua cabeça, é bom prestar atenção nas informações que temos para você! O sono é importante para que o desenvolvimento mental e físico das crianças ocorra de forma saudável. Como essa fase de crescimento é acelerada, elas precisam de mais horas de sono, especialmente quando comparamos aos adultos.

No entanto, alguns pequenos e pequenas demonstram dificuldade para dormir ou acordam várias vezes durante a noite. Se você convive com crianças, sabe do que estamos falando!

👉 Leia mais: 8 histórias para contar antes de dormir e embalar o sono

E agora? O que fazer quando meu filho dorme mal?

Em primeiro lugar, é importante reforçar que é fundamental consultar o(a) pediatra ou médico(a) de confiança da família para questões relativas ao sono e qualquer outro assunto relacionado à saúde das crianças.

Muitas vezes, uma má noite de sono pode ser ocasionada por hábitos e práticas cultivadas em nosso dia a dia. A boa notícia é que esses comportamentos podem ser alterados, o que resultará em uma melhor noite de sono para a criança e, claro, para toda a família.

Outro ponto a se atentar é que os sintomas de privação de sono dos pequenos e pequenas podem gerar confusões. Frequentemente, as crianças que dormem mal se mostram hiperativas, agitadas e se recusam a ceder ao sono. Muitas vezes, esses sintomas inesperados levantam suspeitas de TDAH, embora, dependendo da situação, trata-se de privação de sono.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas preciosas que irão ajudar você a organizar a rotina de sono da sua família para noites mais tranquilas. Confira!👇

5 dicas para ajudar com filhos que dormem mal

1. Crie uma rotina

Uma rotina estabelecida traz diversos benefícios, dentre eles, uma boa noite de sono. Por isso, as crianças precisam criar o hábito de dormir e acordar mais ou menos na mesma hora, todos os dias.

No entanto, muitas vezes o que acontece é que, devido à rotina corrida, ao trânsito e outros imprevistos, muitos responsáveis acabam chegando em casa em horários variados. E aquele período é o único do dia destinado a passar um tempo com as crianças. Com isso, a criança que dormiria às oito horas da noite, acaba dormindo às onze horas para passar um tempinho a mais com os pais e familiares.

Sabemos que o vínculo é importantíssimo. Mas se seu filho ou filha apresenta dificuldades para adormecer, é importante reestruturar esse ponto e definir uma hora de dormir, que se repita todos os dias. Além disso, nesse processo, é importante você sempre se certificar de que os horários de dormir e acordar contemplem o número de horas adequadas à cada faixa etária – Continue lendo para ver a lista.👇

Por fim, como o tempo em família é primordial, sugerimos transferir esses momentos para um café da manhã juntos ou um almoço, por exemplo. 📚🌜 Que tal uma boa história antes de dormir?

2. Evite exposição a telas perto da hora de dormir

Telas como o computador, a televisão e o celular emitem uma luz azul que pode inibir a produção de melatonina, um dos principais hormônios ligado ao sono. Por isso, o ideal é evitar o uso desses aparelhos próximos à hora de dormir.

O mesmo vale para alimentos muito pesados ou com muito açúcar, como os refrigerantes. Por serem estimulantes, podem prejudicar o sono da criança — e o do adulto também, viu? 🧁

3. Evite atividades agitadas próximo à hora de dormir

Esportes e atividades fazem bem à saúde. Porém, como estimulam demais o corpo e conduzem ao estado de euforia, também podem ser inimigos do sono. Assim, vale repensar os horários que essas atividades ocupam na rotina da criança, de forma a proporcionar noites mais reparadoras.

O mesmo vale para brincadeiras com corrida, cócegas e outras que elevam o batimento cardíaco. O ideal é que essas brincadeiras e atividades sejam concluídas pelo menos duas horas antes do horário de dormir da criança. 😉

4. Crie um ritual do sono

Próximo da hora estabelecida para dormir, o ideal é criar condições que convidam os primeiros sinais de cansaço. Assim, o “ritual do sono” pode ser iniciado reduzindo o volume das conversas, seguido por escovar os dentes à meia luz.

Depois, pode vir a hora de colocar o pijama se espreguiçando, preparar a mochila para o dia seguinte para reduzir a ansiedade e, por fim, deitar na cama e ler uma história de dormir.

A ideia é trabalhar com hábitos de comportamentos, que ao serem repetidos produzem o resultado esperado. Ou seja, quando o ritual estiver instaurado, é provável que o bocejo já apareça durante a escovação dos dentes.

5. Converse com seu filho sobre os sinais de sonolência e a importância do sono

“Meu filho dorme mal”. Tá, mas como será que seu filho se sente com isso? Muitas crianças que têm dificuldades para dormir apresentam um certo temor/medo em adormecer. Como se o sono encerrasse uma atividade prazerosa ou interrompesse a diversão. Portanto, é bacana explicar como o sono é importante para que a criança cresça, aprenda e consiga fazer cada vez mais atividades, por exemplo.

Sendo assim, é bom orientar a criança de maneira a fazer com que ela mesma reconheça os sinais de sonolência como algo positivo. Por exemplo, você pode usar frases encorajadoras, como “que bom que você está bocejando, daqui a pouco vai chegar aquela hora gostosa de dormir!”. Assim, conversar sobre o sono como algo importante e gostoso pode ajudar a criança a ressignificar esse momento.

Outro ponto é mostrar que tudo continua no dia seguinte, que não existe um final. Frases como “quando acordarmos amanhã, vamos tomar um café da manhã bem gostoso” podem ajudar possíveis temores ligados ao sono.

Quantas horas meu filho precisa dormir por noite?

Para que você consiga prever os horários de dormir e acordar, de forma que a rotina contemple as horas de sono necessárias para seu pequeno ou pequena, confira a lista abaixo com as recomendações de sono diárias da Sleep Foundation por idade:
😴 Recém-nascidos (até 3 meses): entre 14 e 17 horas
😴 Bebês (entre 4 e 11 meses): entre 12 e 15 horas
😴 Bebês (entre 1 ano e 2 anos): entre 11 e 14 horas
😴 Crianças pequenas (3 – 5 anos): entre 10 e 13 horas
😴 Crianças (6 – 13 anos): entre 9 e 11 horas

Meu filho dorme mal: Dicas da Loja Leiturinha para noites de sono melhores

Aqui na Leiturinha, nós acreditamos que os livros aparecem nos momentos em que mais precisamos. Na hora de ajudar com as crianças com problemas de sono, não é diferente! 😴📚 Por isso, conte com a literatura infantil não apenas como objeto de estudo ou lazer, mas também como uma ferramenta de apoio na hora de organizar a vida e a rotina da família.

Então, para acabar de vez com o dilema “ó, céus, meu filho dorme mal, o que fazer?”, confira essas três dicas da Loja Leiturinha:

Os Três Porquinhos: Hora De Dormir Com Contos De Fadas

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A clássica história, só que ainda melhor: Os Três Porquinhos – Hora De Dormir Com Contos De Fadas é um livro super colorido que vem junto com lindos dedoches para o momento que antecede o sono ser imersivo e convidativo. Divirta-se com esse clássico interativo que se tornará a parte mais divertida da hora de dormir! Os fantoches de dedo trarão os personagens à vida, preparando seu pequeno ou sua pequena para doces sonhos. 💤

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O Gato Pete Quer Dormir

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Como diz o título do livro, O Gato Pete Quer Dormir 💤 …mas seus amigos não! Por isso, inventaram de fazer uma festa do pijama. Mas Pete continuou com sono. E seus amigos continuaram acesos como lâmpada! E agora, Pete? Só lendo para descobrir.

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Coleção Timóteo

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A Coleção Timóteo conta com 4 livros, sendo um deles exatamente sobre a resistência ao sono. Na história, Timóteo tem tanta energia para brincar que dormir não parece ser a ideia mais legal. Por isso, nessa obra, a hora do sono é apresentada para as crianças de maneira bastante lúdica.

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Leia mais:

Escrito por Nathalia Pontes
Mestre em Psicologia da Educação, Educadora e escritora, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação, desenhos, viagens e literatura.
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3 Comentários

  1. Ayane Sousa Fagundes

    Meu filho tem 3 anos e não dorme uma noite inteira. Ele me chama o tempo todo não sei mais o que fazer, está sendo muito exaustivo. Não sei o que fazer. As vezes ele acorda gritando, chorando como se estivesse em um sono, as vezes ele sonha e fica falando e chorando. E as vezes me chama. Não sei o que faço. Eu percebi que assim que desligo a tv ele me chama parece que ele ouve os barulhos e quando não ouve mais sente medo sei lá, alguma dica?

    Responder
  2. Karol

    Meu BB tem 3 meses…. Já está nascendo dente…. E não dorme durante o dia só cochila soninho de uns 10 minutinhos ou até menos oque posso fazer pra mudar isso ….????? Me ajuda……..

    Responder
  3. João

    Me identifiquei, meu filho tem 2 anos e dorme apenas 10 horas por dia no total.

    Responder
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