Desenvolvimento emocional infantil: um livro sobre emoções

ago 27, 2019 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Como adultos, muitas vezes esquecemos de conversar sobre nossos sentimentos e como consequência esquecemos a importância que eles têm em nossas vidas sociais e em nosso desenvolvimento emocional e pessoal. No entanto, para além disso, saber lidar com nossas emoções possibilita que possamos ajudar nossas crianças a lidar com as delas, colaborando para o desenvolvimento emocional infantil. Habilidade essa fundamental para uma vida adulta mais saudável e feliz! 

Certo! Mas qual o papel da literatura diante disso? Bom… A literatura nos traz vida, não é? Ao mesmo tempo que nos transporta para vários mundos e nos faz ver tudo de formas diferentes, ela também nos ajuda a lidar com a nossa vida real, falando com a gente por muito mais do que apenas palavras!

Mas como a literatura pode ajudar no desenvolvimento emocional infantil?

A literatura é o texto, a ilustração, o cheiro do livro, a textura e a emoção que cada página virada nos traz! 

E o livro Hoje, selecionado pela Equipe de Curadoria do Clube Leiturinha é um ótimo exemplo desse importante papel da literatura. 

Quem nunca ouviu as frases: “Não chore, vai passar” ou “Só os fortes vencem!”?

Elas ficam em nossa cabeça e ditam como enxergamos a nossa vida e nossos sentimentos. Por isso, é de extrema importância conversar sobre o que sentimos e quando somos instigados desde pequenos, isso impacta imensamente em nosso dia a dia como adultos.

O livro Hoje, escrito por Eva Montanari, nos questiona: “O que cabe dentro de um dia?”. Se olharmos com cuidado, cada sentimento e cada dia tem o seu valor e motivo.

Em uma página, a personagem Niki está aborrecida. Por quê? O que fazer diante disso? Na página seguinte ela está com borboletas saindo pela boca! O que as borboletas podem significar? Será que conversar sobre o que está sentindo, ajuda a melhorar? O que faz o seu pequeno se sentir melhor?

Usar este livro para criar um ambiente seguro, sem julgamentos, e abordar, de forma sutil e leve, os sentimentos cotidianos é ideal. Estimulá-los a falar sobre suas emoções desde cedo é importante para a construção da identidade e autonomia, e realizar esse processo com a intermediação de um adulto com quem a criança tem um vínculo, torna o processo de aprender sobre o mundo e o que sentimos muito mais agradável. Além de ser um momento especial!

Então, fica a pergunta: Você já perguntou o que o seu pequeno está sentindo hoje? Você já se perguntou o que está sentindo?

Confira também: 

Ana Laura Caetano

Cantora nas horas vagas e apaixonada pela vida! É irmã mais velha de uma pequena leitora e acredita que viver no mundo mágico da literatura é a forma perfeita de aprender mais sobre si mesmo e o mundo.

    Acompanhe nossas redes sociais