Existe tema mais falado entre pais e mães do que o sono do filho? Entre a lista de questões da maternidade/paternidade, o sono é sem dúvida um dos tópicos mais discutidos.  Afinal, o processo de consolidação do sono na infância é lento e, em vezes, muito turbulento. Desde o primeiro dia de vida dos pequenos os pais estreiam a chamada privação de sono. Entre mamadas e trocas de fralda, os pequenos despertos decretam um novo ritmo à noite dos pais. 

Histórias para ler antes de dormir: quando a literatura embala o sono

Por isso, em todas as fases da infância essa temática está presente intensamente. E os livros, às vezes, aparecem nos momentos que mais precisamos, caindo como uma luva na hora de ajudar as crianças dormirem. Isso não diminui a qualidade artística ou o prazer que aquela obra nos propicia, mas acrescenta uma função a ela e nos auxilia na vida e na rotina da família. 

As abas e a brincadeira de esconde-esconde

Os livros de aba estão diretamente relacionados ao jogo de esconder, o que ajuda a enfrentar os sentimentos despertados por uma separação. Eles têm uma função simbólica para os pequenos, representando a ausência e a presença e preparando a criança para momentos em que estará longe da família. As crianças se recusam dormir, pois dormir é uma separação, dormir é estar sozinho, o jogo as ajuda nesse sentido. E é assim, num jogo de esconde-esconde, de presença e ausência, que a criança tem a chance de “suportar a angústia do nada de traço da presença da ausência”. Pensando nisso, a Equipe de Curadoria Leiturinha preparou uma seleção especial de histórias para ler antes de dormir para os Leitores de Berço e os Pré-Leitores!

Por Que Dormimos?

Editora: Usborne

Saber o quanto dormir é importante, pode fazer os pequenos mudarem de ideia… Nesta obra, a curiosidade dos pequenos irá conduzi-los à descoberta da importância do sono  na nossa vida. Durante a leitura, o abrir das abas propicia a diversão e o aprendizado de quanta coisa boa acontece no nosso corpo quando dormimos.

Não estou com sono

Editora: Ciranda Cultural

Ideal para a leitura compartilhada, com um formato diferenciado e abas que dão vida aos personagens, este título é um verdadeiro mimo! As abas presentes no livro estimulam a coordenação e a motricidade. Além dos recursos táteis, as rimas presentes neste livro são perfeitas para conferir ritmo e musicalidade à narrativa, o que muito agrada aos pequenos nesta faixa etária. A temática do sono faz muito sentido nesta fase, afinal, os pequenos estão aprendendo em qual momento do dia é a hora de dormir.

Para Contar na Cama

Editora: Telos

É na primeira infância, por volta do terceiro ano de vida que os pequenos passam a enxergar sequência numérica em tudo. Ordenar objetos e descobrir quantidades faz parte do desenvolvimento cognitivo e deve ser estimulado. E quem nunca contou carneirinhos para pegar no sono ou adormeceu lendo um livro? Esta obra é a junção perfeita para o quase sono! Destinada justamente àquele estágio, quando estamos quase adormecendo e a melhor pedida é uma boa história!

Leia também: 

Profile photo of Caroline Lara

Faz parte da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!