Histórias para ler antes de dormir: quando a literatura embala o sono

jan 18, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Será que existe um tema mais falado entre pais, mães e responsáveis do que o sono das crianças? Na lista de assuntos que envolvem a parentalidade, o sono dos pequenos e pequenas é, sem dúvida, um dos tópicos mais discutidos. E você sabia que as histórias para ler antes de dormir podem funcionar como poderosas aliadas dos cuidadores? Descubra abaixo os benefícios deste hábito e conheça alguns livros infantis para embalar o sono das crianças! 😴

Leia mais:
👉 Seu pequeno inventa mil desculpas para adiar a hora de dormir?
👉 Meu filho dorme mal: 5 dicas para noites mais tranquilas
👉 Como o sono do bebê pode ajudar (ou atrapalhar) seu desenvolvimento

Por que devemos embalar o sono das crianças com livros infantis?

De forma geral, o processo de consolidação do sono na infância é lento e, às vezes, muito turbulento. Inclusive para pais, mães e responsáveis. Isso porque, desde o primeiro dia de vida dos pequenos e pequenas, os adultos costumam enfrentar a chamada privação de sono. Entre mamadas e trocas de fralda, os pequenos despertos decretam um novo ritmo às noites dos pais.

Para todos nós, dormir é muito importante para evitar problemas como o comprometimento da memória, da atenção e do raciocínio, por exemplo. Afinal, dormir nos ajuda a descansar, assimilar aprendizados e também apoia o crescimento. No entanto, conforme envelhecemos, a necessidade de sono diminui. 💤 E no caso dos recém-nascidos, existe uma grande variedade de padrões de sono considerados normais para essa faixa etária.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as necessidades de sono podem variar conforme a criança. No entanto, a média de horas de sono por idade segue a seguinte tabela, já incluindo os cochilos durante o dia:

  • 0 a 3 meses: 14h a 17h de sono por dia;
  • 4 a 12 meses: 12h a 16h de sono por dia;
  • 1 a 2 anos: 11h a 14h de sono por dia;
  • 3 a 5 anos: 10h a 13h de sono por dia;
  • 5 a 12 anos: 9h a 12h de sono por dia.

Por vezes, porém, a hora de dormir pode gerar ansiedade e expectativa nas crianças, comprometendo a qualidade do sono dos pequenos e pequenas. Além disso, alguns distúrbios do sono, como o terror noturno e o sonambulismo, podem gerar agitação. Nesse sentido, os livros infantis aparecem nos momentos em que mais precisamos, caindo como uma luva na hora de ajudar as crianças dormirem melhor.

A importância de ler para as crianças antes de dormir

A leitura pode acalmar, entreter e distrair os pequenos e pequenas. Além disso, costuma ser um momento muito especial entre adultos e crianças. Assim, estabelecer uma rotina de leitura antes de dormir, ajuda a diminuir o ritmo e a relaxar, contribuindo para uma melhor noite de sono. 📚❤️

E vale lembrar que escolher algumas histórias para ler antes de dormir não diminui a qualidade artística ou o prazer que aquela obra nos propicia. Mas acrescenta uma função a ela e nos auxilia na vida e na rotina da família!

As abas e a brincadeira de esconde-esconde

No caso das crianças mais novas, os livros de aba estão diretamente relacionados ao jogo de esconder, o que ajuda as crianças a enfrentarem os sentimentos despertados por uma separação. Ou seja, esses livros infantis têm uma função simbólica para os pequenos, representando a ausência e a presença. Além disso, ajudam a preparar a criança para momentos em que estará longe da família. Na escola ou na hora de dormir, por exemplo.

Mas, afinal, porque bebês e crianças muitas vezes se recusam a dormir? Há várias razões. Uma delas, é porque dormir justamente significa uma separação. Dormir é estar sozinho. Nesse sentido, a leitura e o jogo de esconder ajudam as crianças a se sentirem mais seguras e protegidas.

Dessa forma, por meio das histórias para ler antes de dormir, os livros infantis levam as crianças para um mundo de imaginação, onde as vozes dos adultos as ajudam a adormecer. Associando, assim, a hora do sono a um momento de carinho e tranquilidade em família. ❤️

Histórias para ler antes de dormir: quando a literatura embala o sono

Além de fortalecer o vínculo afetivo entre pais e filhos, quando a leitura faz parte do cotidiano familiar, ela aumenta o repertório cultural da criança e contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos pequenos e pequenas. Ainda, a leitura ajuda as crianças a lidarem melhor com suas próprias emoções.

Nesse sentido, os livros infantis são muito mais que lazer: são objetos que funcionam como ponto de partida. E um convite, para que o leitor veja e recrie o mundo a partir de novas perspectivas!

Pensando em tudo isso, a Equipe de Curadoria da Leiturinha preparou uma seleção especial de histórias para ler antes de dormir, tornando esse momento ainda mais especial para adultos e crianças. 🌈 Acompanhe nossas sugestões da Loja Leiturinha!

Urso e Rato: Hora de Dormir

Histórias para Ler Antes de Dormir: Urso e Rato - Hora de Dormir

Urso e Rato: Hora de Dormir é um lindo livrinho para ensinar às crianças sobre a rotina de sono. 🐻🐭 Além disso, possui lindas ilustrações, que irão estimular o desenvolvimento infantil com imagens, formas e o movimento das abas. Dessa forma, o livro tem a interação necessária, que pode ser usada para chamar a atenção das crianças e brincar de esconde-esconde!

👉 Clique aqui e saiba mais sobre o livro Urso e Rato: Hora de Dormir na Loja Leiturinha!

Hora de Dormir na Floresta

Histórias para Ler Antes de Dormir: Hora de Dormir na Floresta

A girafa Fafá, o hipopótamo Hipólito e a zebrinha Zelda são muito amigos. Um dia, bem na hora de dormir, Fafá não encontra o macaquinho de pelúcia que faz companhia a ela todas as noites e a ajuda a pegar no soninho. Ainda bem que seus amigos Zelda e Hipólito a ajudam a procurar seu brinquedo!

Hora de Dormir na Floresta é uma história sobre amizade, para ser contada na hora de dormir. Com ele, as crianças vão querer que a hora de ir para cama chegue rapidinho! 🥱

👉 Clique aqui para comprar o livro Hora de Dormir na Floresta na Loja Leiturinha!

Cadê o Meu Coelhinho?

Histórias para Ler Antes de Dormir: Cadê o Meu Coelhinho

As crianças vão adorar as texturas e as imagens de cores vibrantes do livro infantil Cadê o Meu Coelhinho? 🐰 É só seguir o coelhinho e descobrir as muitas texturas, que vão ajudar no desenvolvimento sensorial dos pequenos e pequenas!

👉 Clique aqui para levar o livro Cadê o Meu Coelhinho para sua casa!

O Gato Pede Quer Dormir

Histórias para Ler Antes de Dormir: O Gato Pete Quer Dormir

No livro infantil O Gato Pete Quer Dormir, Pete e seus amigos estavam aproveitando o dia na praia, surfando ondas maneiras com um sol maravilhoso e um calor agradável. A curtição estava garantida para ele e sua turminha! O tempo passou e já estava entardecendo… No entanto, os amigos de Pete não estavam nada cansados. Foi então que ele teve uma ideia: que tal uma festa do pijama? E, assim, foram todos para casa de Pete! O problema foi que a turminha toda continuava com muita energia, mas o gatinho não, então… 😴

👉 Gostou do livro O Gato Pete Quer Dormir? Clique aqui e saiba mais sobre ele na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas indicações de histórias para ler antes de dormir? Quer continuar vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, conheça a Leiturinha, o maior clube de livros infantis do Brasil. Escolha o plano ideal para sua família e venha fazer história com a gente!

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais