Zou: Um desenho cheio de exemplos positivos para os pequenos

dez 12, 2018 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Comportamento, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

É muito comum que crianças construam sua visão de mundo com base nos desenhos que assistem. A forma como enxergam pais, mães e amigos, a maneira como lidam com problemas difíceis e até como cultivam suas relações de amizade são influenciadas pelos desenhos. Alguns desenhos precisam da mediação de um adulto para que a criança extraia o máximo de aprendizados positivos deles. Já outros, como é o caso de Zou, são uma aula pronta de resolução de problemas, empatia, relações familiares, amigos, cidadania e comunidade.

Zou: uma forma de mostrar o mundo para as crianças

Zou, desenho disponível no PlayKids App, é inspirado em uma série francesa de livros infantis. Seu personagem principal é Zou, uma zebrinha de 5 anos que a cada episódio precisa lidar com situações do dia a dia e vive aventuras que toda criança vai ser identificar.

O personagem está sempre preocupado com o bem-estar das pessoas ao seu redor, seja sua mãe bastante atenciosa, seus avós idosos ou algum de seus muitos amigos diferentes. Zou procura resolver não só o problema em si, mas também como conversar e comunicar tudo que precisa para os envolvidos. É um exercício de empatia e comunicação que traz valiosos aprendizados às crianças. Afinal, de forma didática elas aprendem que tanto suas ações quanto suas palavras afetam quem está ao seu redor.

Outra característica interessante do desenho é o desenvolvimento emocional do próprio Zou ao longo de um episódio. A zebrinha tem contato com algum sentimento que não conhece ou não entende, sofre as consequências por não saber lidar com isso e, ao término do episódio, reúne informações suficientes para se conhecer e agir da melhor maneira. É uma forma lúdica de mostrar para os pequenos que é normal ter dúvidas sobre o que se está sentindo e, mais ainda, que é normal sentir emoções diferentes das dos outros em uma situação semelhante.

Por meio dessas pequenas situações do cotidiano em que Zou se encontra, as crianças vão entendendo seu lugar no mundo a partir de suas relações com a família, com os amigos e até mesmo com suas próprias emoções.

Afinal de contas, se cada um é diferente e precisamos prestar atenção sobre como falar com cada um dos nossos amigos, nada mais lógico do que entendermos que nós mesmos também somos diferentes e precisamos entender como lidamos com o mundo.

Leia também:

Leo Amaral

Midiálogo que ama livros, músicas e desenhos animados. Acredita que a curiosidade é fundamental e deve estar presente em todas as épocas da vida, e que quando a tecnologia e a educação se encontram o aprendizado pode ficar ainda mais divertido.

    Acompanhe nossas redes sociais