As brincadeiras sem fim, as tardes que parecem durar uma eternidade, as risadas e correrias pelo quintal da vovó… É, a infância é tempo de muita leveza e alegria! Para celebrar a magia que é ser criança, a Equipe de Curadoria da Leiturinha reuniu 5 livros infantis para você ler com seu pequeno nesse Dia das Crianças. Confira:

1. Adivinha onde estou

Texto: Sonia Junqueira
Ilustrações: Mariângela Haddad
Editora: Autêntica
Melhor idade: a partir de 1 ano

Estar no parquinho pode ser uma baita aventura legal. Um montão de brinquedos para subir e se divertir. Impresso em material resistente e seguro para o manuseio, “Adivinha onde estou?” traz um enredo simples e bem-humorado, ideal para esta etapa do desenvolvimento dos pequenos!

2. Isso, qualquer criança faz

Isso-qualquer-crianca-faz

Texto e Ilustrações: Denise Rochael
Editora: Abacatte Editorial / A Semente
Melhor idade: a partir de 3 anos

Este livro tem como inspiração a obra do grande artista Joan Miró, nele a ilustradora mineira Denise Rochael, usa toda sua sensibilidade para apresentar ao leitor a aproximação que existe entre o mundo infantil e a obra deste consagrado artista catalão. A ideia é apresentar o mundo através dos olhinhos encantadores dos pequenos, valorizando seus traços e a ingenuidade poética de como veem o mundo. Aproveite este livro para apresentar outras imagens de Miró e incluir seu pequeno no vasto repertório do mundo das obras de arte.

3. As coisas simples da vida

As-coisas-simples-da-vida

Texto: Samara Krauss
Ilustrações: Juan Chavetta
Editora: Saber E Ler
Melhor idade: a partir de 4 anos

Tem coisa mais gostosa que raspar a panela de brigadeiro? E apreciar uma boa leitura então?! Esses momentos que parecem tão simples, tornam nosso dia a dia ainda mais feliz! Neste Lançamento Exclusivo da Leiturinha, os pequenos vão descobrir o valor que tem As coisas simples da vida junto com uma menininha para lá de especial!

4. A menina da cabeça quadrada

A-menina-da-cabeca-quadrada

Texto: Emília Nuñez
Ilustrações: Bruna Assis Brasil
Editora: Tibi
Melhor idade: a partir de 4 anos

Pensando na questão da tecnologia na infância e na preocupação dos pais em incentivar ou evitar esse hábito, a Leiturinha recomenda o livro “A menina da cabeça quadrada”, uma produção independente da autora Emília Nuñez, com ilustrações de Bruna Assis Brasil. Essa obra busca fazer uma conexão entre os brinquedos tecnológicos e interativos dos tempos modernos, às brincadeiras de quintais, muito antigas. Sabemos de todos os aspetos positivos que as mídias digitais nos trazem. No entanto, essa obra nos lembra da importância de valorizar também as brincadeiras clássicas, que são experiências tão relevantes quanto as que trocamos on-line.

5. Felicidade bicicleta

Felicidade-bicicleta

Texto: Emília Nuñez
Ilustrações: Bruna Assis Brasil
Editora: Tibi
Melhor idade: a partir de 6 anos

Este livro conta a história da Bicicleta Felicidade e de Hayato, um garoto que sonhava em ganhar uma bicicleta. Juntos, eles saem por aí conhecendo o mundo, sentindo o ventinho no rosto e, assim, Hayato descobre como é simples ser feliz! O tempo passa e o garoto cresce, constrói sua própria família… e Felicidade fica de lado.. Até que sua filha Yumi a ganha… assim, saem pai e filha, em suas bicicletas, felizes a valer! O livro estimula o fortalecimento dos vínculos afetivos; a prática de exercícios e o prazer de estar ao ar livre, na natureza, aproveitando as coisas simples da vida e os momentos de diversão em família. Traz também a ideia de superação e de crescimento.

Leia mais:

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.