Os três vilões mais temidos dos clássicos infantis

dez 27, 2019 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Histórias podem ser construídas de diversas formas, algumas transmitem mensagens sobre valores, moral, ética, entre outras coisas. Mas uma coisa que não pode deixar de existir em todo e qualquer conto são personagens incríveis. Eles podem ser bichos, humanos, plantas ou qualquer coisa. São eles que dão o tom à aventura e deixam tudo mais divertido e interessante. A maior parte das histórias infantis contam com personagens ora vilões, ora “bonzinhos”.

Os vilões e suas famas!

A variedade de personagens encontradas nas obras destinadas ao público infantil faz jus à complexidade da compreensão das crianças. Em certa altura do desenvolvimento, mais ou menos depois do quinto ano de vida, o bem e o mal já são entendidos, assim como as diferenças abstratas entre robôs e humanos, criminosos e mocinhos, etc. Histórias cômicas, assim como aquelas que contêm triunfos do bem sobre o mal, são extremamente atrativas para as crianças. 

Confira os três vilões mais temidos dos livros infantis!

Quem nunca teve um vilão preferido? Eles são aqueles que batalham durante toda a narrativa para que o final não seja feliz. Complicando a vida dos mocinhos, eles fazem com que cada ato feliz da história seja uma vitória diante das inúmeras adversidades que aparecem no caminho. E é justamente esses desafios que eles constroem em cada história, que as deixam ainda mais atrativas e divertidas. Afinal, a vida é assim: uma sucessão de desafios e dificuldades que deixam o gostinho da vitória ainda mais prazeroso.

O Lobo Mau

O Lobo Mau é um personagem criado há muitos e muitos anos. Ele aparece em muitas histórias como as Fábulas de Esopo. Sua personalidade é bem definida: mau intencionado, safo, melindroso e cruel. Mas de onde vem essa fama tão ruim? Dizem que o Lobo Mau nasceu na Europa, um lugar onde lobos eram vistos como seres ruins e muito temidos.

Você já deve ter lido uma das suas histórias; tem aquela na qual ele sopra e destrói a casa de três porquinhos indefesos, na outra, ele come a vovozinha da pequena chapeuzinho.

A Bruxa

Da Branca de Neve ao Mágico de Oz, a bruxa vem aterrorizando reinos e princesas há muito tempo. Assumindo diferentes aparências, com diversos nomes, essa personagem faz parte das histórias clássicas e de novos contos. Às vezes com roupagem humana, outros momentos com poderes que deixam tudo mais complicado. 

Rainhas e Reis Maus

Cinderela e Alice que o digam. Essas duas coitadinhas sofreram muito nas mãos de duas rainhas muito cruéis. Ora madrastas, ora rainhas de reinos opostos, essas personagens fazem com  que a vida tranquila em um castelo se torne um verdadeiro pesadelo. 

E aí na sua casa? Qual o vilão preferido, ou o mais temido? Compartilhe com a gente! 

Leia também: 

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais