“Ninguém entendia porque Leda só feria” – só-feria – Leda SOFRIA. Não era aceita, não ocupava um lugar especial no coração de ninguém, por isso, machucada, feria. Mas tudo muda quando alguém resolve não se afastar, mas se aproximar, e mostrar a Leda que agora ela tinha lugar! A temática do livro Ledazeda, da Editora Peirópolis é poética, mas muito comum à realidade de muitas crianças, chamando a atenção para a necessidade de falar sobre tolerância e união aos pequenos.

Aprender a viver em sociedade: um processo constante

A partir de 4 meses de vida, muitos bebês já têm uma rotina escolar, passando parte do seu dia com outras pessoas e crianças. Nos primeiros anos de vida dividir o brinquedo e a vida não é uma tarefa fácil ou natural, conviver com outros choros e pedidos que não sejam os seus é uma grande tarefa para os pequenos, que é aprendida aos pouquinhos, no dia a dia da convivência.

Você conhece alguém que te marcou na vida? Assim como você se lembra, certamente você também marcou alguém, ainda que não faça ideia de quem! Isso porque a convivência é como um tecido que se costura, ponto por ponto, num trabalho artesanal e cotidiano. Assim, as relações sociais vão se desenhando ao mesmo tempo em que se define o caráter e a personalidade de cada um de nós. Enquanto nos relacionamos, construímos a nós mesmos e aos outros, exercendo influência na vida das pessoas com que convivemos e sendo influenciado por eles, numa troca que tem tudo para nos tornar mais ricos e completos! Afinal, ninguém sabe de tudo, todos precisamos uns dos outros!  

As diferenças só tem a nos ensinar!

Nossa existência se encerra na existência do outro. Somos seres sociais, convivemos com uma alteridade que, ora nos confronta, ora nos confirma e nos reafirma. Normalmente o que é diferente nos assusta e nos causa estranhamento. Para lidar com estes sentimentos negativos, normalmente afastamos tudo e todos que de alguma forma nos “ameaçam”: alguém com crenças diferentes, novos projetos e ideias, que colocam nossas próprias ideias em cheque, por exemplo.

Todo este estranhamento é natural, mas ele pode ter como consequência a prática do bullying ou a exclusão, entre outros conflitos. Mostrar aos pequenos que estar aberto a ideias contrárias às nossas não significa aceitá-las ou ter que praticá-las é um passo importante para a construção de vínculos saudáveis e quem sabe até grandes amizades!

Livros sobre tolerância para abordar o tema com os pequenos

A Equipe de Curadoria da Leiturinha sabe da importância que este tema tem e como a literatura infantil nos fornece inúmeras obras relacionadas, nada mais justo que elas venham a compor a biblioteca dos nossos pequenos leitores. Sobre o papel dos livros no momento de abordar temas como a tolerância, Lulu Lima, autora de vários títulos já enviados pelo Clube, afirma que:

“Somos co responsáveis em construir uma sociedade mais humana e com mais empatia ao ensinar aos nossos filhos a se pôr no lugar do outro. E eu acredito que o livro traz isso de uma forma metafórica. Nossos pequenos podem ser transformadores. Um gesto de empatia, de acolhida, de amizade, pode mudar o futuro de uma criança. Pode fazer com que ela se sinta amada e valorizada. Todos somos merecedores deste sentimento. E todos somos capazes de oferecer isto para o nosso grupo, a nossa pequena comunidade, como um ambiente de sala de aula. Empatia, amor e inclusão TRANSFORMAM!”.

Recentemente a Leiturinha enviou como Lançamento Exclusivo o livro Uma Escola Lunática de Lulu Lima que, junto com outros dois títulos compõem uma lista especial sobre tolerância, respeito e amizade, mostrando que sempre podemos olhar para o que há de melhor em cada um, apesar das diferenças e, ainda mais, tornando estas diferenças aquilo que nos faz especiais um para o outro. Confira:

Escola-Lunatica

1. Uma Escola Lunática

Editora: Mil Caramiolas
Autores: Lulu Lima e Jader de Melo

Como seria se um dia você acordasse em outro planeta? Foi assim com Malu, a garotinha desta história lunática…Este Lançamento Exclusivo Leiturinha é a mais nova aventura de Lulu Lima, autora e fundadora da Editora Mil Caramiolas. Em parceria com o ilustrador e designer gráfico Jader de Melo, nasceu essa história mirabolante e monstruosamente divertida, que aborda o tema tão necessário do bullying de forma sutil e bem-humorada.

Ledazeda

2. Ledazeda

Editora: Peirópolis
Autoras: Mahyra Costivelli e Taisa Borges

Leda era uma menina azeda. “Ninguém entendia porque Leda só feria.”. Esta é uma história sobre como o carinho e a atenção podem fazer brotar o que há de melhor em nós e nos outros! Com uma narrativa poética, através do jogo com rimas e palavras, os pequenos podem conhecer a história de como Leda ganhou um lugar no coração da amiga Ada. De autoria de Mahyra Costivelli e Taisa Borges, este livro conta a história de vida de uma menina e seu medo de não ser amada, possibilitando que os pequenos entrem em contato com seus sentimentos.

todos-juntos

3. Todos Juntos

Editora: Telos
Autora: Daniela Kulot

Um livro ilustrado sobre amizade, solidariedade, união e tolerância, mostrando que o bom da vida é estarmos juntos. Selecionado como um dos 30 melhores livros na Feira de Livro de Leipzig (Alemanha), este título recebeu o prêmio Leipzig Reading Compass no ano de 2016, e agora chega como Lançamento Exclusivo Leiturinha para nossos assinantes. A autora, Daniela Kulot, é alemã e seus livros já foram traduzidos em mais de 20 idiomas, compondo agora a biblioteca dos pequenos leitores do nosso Clube.

Leia também:

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia, sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.