Você sabe o que é letrar? Conheça a importância desse aprendizado e aplique no dia a dia do seu filho

Você, pai, sabia que além da alfabetização, existe outro grande processo de ensinamento para seu filho na infância? O nome dele é letramento. Mas afinal, o que é isso?
Atividades para alfabetização e letramento dão enfoque não só a aprender a ler e escrever sistematicamente, e sim na forma como isso será aplicado em um contexto social. A criança, por vezes, é letrada antes mesmo de ser alfabetizada. Entenda sobre o assunto aqui no Blog da Leiturinha!

O letramento

Letrar é muito mais do que ensinar que “B+A = BA”, entre outras infinitas técnicas gramaticais e linguísticas. O letramento é um processo de aprendizagem para a compreensão, avaliação e apreciação da escrita e da leitura; é se aprofundar nos assuntos e inseri-los em seu universo intelectual.

Esse aprendizado não é único e exclusivo para as crianças, afinal, existem pessoas alfabetizadas com dificuldade de entendimento e interpretação das técnicas de escrita e da leitura. Assim, o letramento pode ser um aprendizado tanto para os filhos quanto para os pais.

Como aplicar a técnica

O processo de alfabetização e letramento compreende, basicamente, três períodos: descobrir a escrita, aprender a escrita e usar a escrita.

O primeiro processo envolve os primeiros contatos com os livros e outros meios para a criança criar interesse na leitura. O segundo está ligado diretamente à alfabetização em geral, e o terceiro é onde entra o letramento, o uso da escrita.

Muitas pessoas ficam presas no segundo período, pois acham que já é o suficiente para se comunicar bem nas diversas situações do dia a dia. Isso, entretanto, é um pensamento precipitado.

Os livros são os grandes aliados para atividades de alfabetização e letramento. A prática, nesse caso, é tudo. Com o hábito da leitura, a criança é capaz de desenvolver seu senso crítico e aplicá-lo constantemente para tomar decisões, participar de conversas… Enfim, conviver em sociedade. O letramento é isso: usar e praticar frequentemente a leitura e a escrita.

Por que o letramento é importante?

Ser letrado é essencial para se comunicar bem em sociedade e compreender os diferentes contextos sociais nos quais somos inseridos – principalmente para crianças, que têm o futuro nas mãos. Interpretar é a chave para o conhecimento, e cabe principalmente à família, com a ajuda da escola, o papel de estimular as crianças.