O Livro do Planeta Terra: como falar sobre educação ambiental com os pequenos?

jun 13, 2019 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Falando sobre Educação Ambiental

O clima mudou, as árvores já não são tantas e as águas já não são tão cristalinas. E as mudanças não param por aí, vira e mexe ouvimos falar que alguma espécie animal corre o risco de entrar em processo de extinção. No Brasil, é o caso da Ararajuba, Baleia-Azul, Onça-Pintada, Lobo-Guará, entre outras espécies em situação de vulnerabilidade.

O tema é urgente, por isso, ambientalistas, entidades do governo e organizações não-governamentais estão atentas para estratégias que possam mudar esse cenário. E a Leiturinha não poderia ficar de fora, afinal cuidar do patrimônio natural é uma responsabilidade de todos!

A Literatura e a educação ambiental

Educação Ambiental também é coisa de criança, especialmente porque os pequenos estão aprendendo formas de se relacionar com o mundo. Mas por onde começar? Como falar sobre um tema que parece tão distante do universo infantil?

O primeiro passo para uma educação ambiental é sensibilizar os pequenos sobre a importância e delicadeza do tema. As atitudes de preservação só serão construídas e mantidas se as crianças realmente se envolverem e entenderem a importância do cuidado com o nosso planeta. Além de perceberem a relevância do tema, a educação ambiental também implica um senso de comunidade, isto é, envolve um sentimento de pertença e responsabilidade com o todo.

Para que essa sensibilização aconteça, é necessário apresentar a educação ambiental no cotidiano dos pequenos. E, para que esse momento esteja em sintonia com a linguagem e ludicidade dos pequenos, contamos com uma grande aliada: a Literatura!

O livro do Planeta Terra: Um livro que mostra como pequenas ações podem causar um grande impacto

Cuidar do planeta, é cuidar do outro e de nós mesmos! Sabendo disso, Todd Parr, autor norte americano famoso por suas ilustrações coloridas e alegres, apresenta na obra ‘O Livro do Planeta Terra’ várias situações cotidianas que estão ao alcance dos pequenos e que, se realizadas, podem impactar o nosso planeta!

Na obra, o autor constrói uma lista com dez passos que ajudam a preservar o meio ambiente, como fechar a torneira ao escovar os dentes, reciclar, cuidar das minhocas, jogar lixo na lixeira, entre outras pequenas ações que fazem parte do dia a dia dos pequenos.

E sabe qual atitude está na lista dessa obra tão especial? Dividir um livro!  Para que o nosso planeta conheça outra forma de cuidado, compartilhar conhecimento é imprescindível! Compartilhar novas formas de fazer velhas coisas, novos projetos, estratégias e tecnologias que estejam a favor do nosso planeta é essencial, afinal, nos mostra outras saídas para problemas em comum!

Para formar Pequenos Conscientes e desenvolver uma cidadania socioambiental, é preciso falar sobre o tema, e quanto antes melhor! Coisa de criança é cuidar do planeta, é preservar o mais bonito que existe nos seres humanos: o cuidado com o outro.

Ter sua horta em casa é um grande passo rumo à educação ambiental

No clima do Pequeno Consciente, a Leiturinha preparou o eBook “Horta Caseira: Aprenda como cultivar alimentos com as crianças” para ensinar as famílias a começar suas hortas caseiras! Preparar o lugar, escolher as sementinhas, pesquisar quais as melhores opções para cada época do ano, plantar, cuidar, ver brotar, colher e preparar uma deliciosa receita para comer em família. Tudo isso colabora com o fortalecimento do vínculo afetivo entre você e o seu pequeno e com o bem-estar de toda a família. Confira mais benefícios que listamos no eBook de se ter uma hortinha em casa:

  1. Colabora com uma alimentação mais saudável.
  2. Proporciona o contato com a natureza e a consciência ambiental.
  3. Desenvolve o senso de responsabilidade.
  4. Ensina que tudo tem sua hora.
  5. Proporciona deliciosos momentos em família!

Além de economizar na lista do supermercado, né?

Baixe agora o eBook Horta Caseira gratuitamente!

Ainda não faz parte do nosso clube de leitores? Aproveite o mês do Pequeno Consciente e escolha a Leiturinha ideal para sua família! As assinaturas Uni e Duni feitas até 30/06 receberão o Kit especial do mês!

 

Juliana Freitas

Formada em Psicologia, é apaixonada pela ciência e pelas artes literárias. Estuda o encontro entre a criança e o livro, a criança e o psicólogo e a criança e o mundo.

    Acompanhe nossas redes sociais