As crianças são pequenos cientistas

Como já dizia um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, Jean Piaget: as crianças são pequenos cientistas. Essa frase faz todo o sentido para quem convive com os pequenos. Eles tentam explorar o mundo a todo o momento, por vezes com o corpo todo, de modo a experimentar, testar, conhecer e compreender tudo que os cerca. A curiosidade os guia por caminhos diversos e chega um momento em que já não basta conhecer, eles querem também entender a origem e o funcionamento das coisas.

Assim, além de pequenos cientistas, também são pequenos filósofos, que todos os dias repensam aquilo que já conhecem, descobrindo novos mundos e questionando o que já sabem. Nesse processo, os adultos não saem ilesos. Na tentativa, muitas vezes engraçada e embaraçosa, de responder os “porquês” das crianças, nós também acabamos repensando nossos conceitos já estabelecidos. Aqueles mais empolgados podem ainda ajudar a criança a problematizar e a ir mais longe em seus questionamentos, estimulando seu pensamento crítico e filosófico ao invés de responder rapidamente, resolvendo seus “porquês”.

Leia também: Filosofia também é coisa de criança!

Foto-Depois

Depois

Autor e ilustrador: Laurent Moreau
Editora: SM

Não se engane com o pouco texto… As entrelinhas deste livro dizem mais do que as aparências. O livro Depois, escrito e ilustrado por Laurent Moreau, aborda temas filosóficos de forma poética, levando o pequeno leitor a refletir sobre temas do cotidiano, lançando um olhar desnaturalizante sobre si mesmo e sobre sua realidade.

Depois apresenta temas como a natureza e o tempo; o ciclo da vida; os sonhos; a realidade; a raiva; o silêncio; a efemeridade; a memória; a identidade; o prazer; o medo; a angústia; entre outros, a serem desdobrados e explorados pelo pequeno leitor.

Por que a Curadoria da Leiturinha recomenda este livro?

Seja de forma individual, introspectiva ou coletiva, ou ainda por meio da leitura compartilhada, Depois estimula a interpretação de texto e a leitura reflexiva, podendo gerar um longo e produtivo bate-papo entre família e amigos. Os pequenos irão se identificar com o texto, que pode ser um eco de suas próprias questões, e curtir as belas ilustrações, que podem levar a reflexões para além do livro.

Este título faz parte da seleção de livros que já integrou o Kit Leiturinha. Você também pode receber, mensalmente, os melhores livros infantis selecionados de acordo com a fase de desenvolvimento do seu filho. Faça parte do clube em www.leiturinha.com.br.

Leia mais:

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, psicóloga, especialista em Filosofia, sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.