Qual a moral dos Três Porquinhos?

por | maio 18, 2018 | 14 Comentários

Saiba mais sobre o significado de um dos contos mais famosos do mundo

Os contos fazem parte de um universo encantado que vai muito além de apenas uma história infantil com intuito de distrair as crianças – eles são, na verdade, uma ferramenta bastante utilizada para desenvolver a capacidade reflexiva dos pequenos. Em muitos casos, não se sabe ao certo onde foram contados pela primeira vez, mas existem versões em muitos idiomas espalhadas pelo globo que transmitem sempre ensinamentos de forma lúdica e divertida.

Nós já falamos aqui no Blog da Leiturinha sobre a importância de ler os clássicos infantis para nossas crianças. Agora, você vai conferir um pouco mais sobre este clássico que perpassa gerações.

Os Três Porquinhos

A história infantil dos Três Porquinhos está entre as mais conhecidas mundialmente. Nela, cada porquinho desejava viver em sua própria casa e, portanto, eles deveriam escolher um bom lugar, longe do lobo mau, onde pudessem estar seguros. Assim que encontraram a região perfeita, todos prepararam os materiais para a construção.

Ansiosos para brincar e se divertir, os porquinhos mais novos construíram rapidamente suas casas. O primeiro reuniu uma quantidade de palha e a utilizou na estruturação; o segundo a fez com madeira. O terceiro, pensando no longo prazo e na proteção contra o lobo mau, dedicou todo o seu tempo para construir uma casa de tijolos, sólida e resistente.

Não demorou para seus irmãos zombarem do esforço do mais velho, pois consideravam-no desnecessário. Sem ligar para isso, o porquinho terminou sua casa de tijolos e os três tiveram algum tempo para brincar até a chegada repentina do lobo mau faminto. Em questão de segundos, o vilão da história conseguiu destruir com um sopro as casas mais frágeis, de palha e madeira.

Os porquinhos, assustados, correram para a casa do irmão mais velho, e o lobo, cheio de confiança, tentou também destruir a casa de tijolos. Felizmente a casinha era sólida e indestrutível! Isso fez com que o lobo tentasse entrar pela chaminé, mas, sem sucesso, nunca mais voltou, deixandos os três irmãos tranquilos a vida toda.

A moral

De forma lúdica e cuidadosa, a história dos três porquinhos, bem como outras fábulas e contos nos livros infantis, mostra às crianças a importância de trabalhar bem para conquistar o sucesso. Ao adaptar esse aprendizado ao universo infantil, os pais ou educadores podem salientar que não basta se divertir, é preciso também colocar seu esforço em coisas que, a princípio, não parecem tão interessantes, mas que dão frutos fantásticos, como lições escolares e pequenas tarefas diárias em casa.

Além disso, vale a pena destacar, ao ler essa história, que a inteligência dos porquinhos foi essencial para viverem bem, visto que não usaram violência, como fez o lobo mau: ou seja, o trabalho honesto, a bondade e a inteligência são qualidades que vale a pena manter e cultivar.

este e o lobo leiturinha

O lobo não é mau! Livros que desconstroem estereótipos

O tempo passa, as formas de ler e o gosto literário das crianças e dos adultos se renovam. Pensando nisso, preparamos uma seleção especial que transita entre clássicos da literatura e suas releituras. Esta seleção gira em torno da desconstrução dos estigmas que criamos sobre o mundo, as pessoas, os animais e as coisas, por meio de uma linguagem atual e acessível ao olhar infantil. Confira em O lobo não é mau! Livros que desconstroem estereótipos.


Leia também:

Escrito por Bianca Conversion
Relacionados
Aniversário da Leiturinha: completamos 7 anos com muita festa!

Aniversário da Leiturinha: completamos 7 anos com muita festa!

Maio é o mês de aniversário da Leiturinha! 🥳 Muita coisa já aconteceu de 2014 para cá...  Até agora, são 7 anos de muita dedicação de uma grande família (a nossa!) que trabalha incansavelmente para levar até a sua casa não apenas livros – mas também experiências de...

Aniversário da Leiturinha: completamos 7 anos com muita festa!

Aniversário da Leiturinha: completamos 7 anos com muita festa!

Maio é o mês de aniversário da Leiturinha! 🥳 Muita coisa já aconteceu de 2014 para cá...  Até agora, são 7 anos de muita dedicação de uma grande família (a nossa!) que trabalha incansavelmente para levar até a sua casa não apenas livros – mas também experiências de...

Você já fez simpatia para descobrir o sexo do bebê?

Você já fez simpatia para descobrir o sexo do bebê?

Assim que a gravidez é anunciada, o casal, os amigos e toda a família ficam sedentos por uma coisa: descobrir o sexo do bebê! Mas até a tão esperada resposta chegar, como segurar a ansiedade e a curiosidade? Afinal, antes do veredito do ultrassom, é possível...

14 Comentários

  1. GIULIANA OLIVEIRA

    Linda a mensagem dessa história que é sempre atual. Obrigada à Leiturinha por compartilhar conosco sempre pautas importantes. Bjim

    Responder
  2. Viih Sena

    Adorei! ❤

    Responder
  3. Viih Sena

    Muito bom! Obrigada leiturinha! ❤

    Responder
  4. ZULEIDE NUNES DE SOUZA

    Excelente, qualidades importantes.

    Responder
  5. Cidaia Mazzerocchi de Oliveira

    Muito boa….adorei obrigada.

    Responder
  6. MARIA AFONSO DA SILVA

    MUITO BOM, GOSTEI DEMAISSSSSSSSSSS

    Responder
  7. Aracelli

    Como devemos lidar quando a criança, no caso do meu filho 02 anos, fica com medo do lobo mau? A historia é contada na escolinha, ele ficou muito imprecionado com o lobo e me perguntou sobre ele.
    Em um primeiro momento eu disse que ele nao precisava ter medo que eu estava ali e o lobo tem medo da mamae. Tambem mencionei que eu sempre estarei por perto e que protejerei ele.
    Sera que estou agindo corretamente?
    Obrigada!

    Responder
  8. Cristina

    Qual a idade indicada para contar a estória dos 3 porquinhos ??

    Responder
  9. CRÍSCILA SANTOS DO AMARAL

    Como posso trabalhar a moral dessa história num projeto de leitura? Nesse projeto haverá apresentações que representem a história dos três porquinhos e o verdadeiro sentido do mesmo.

    Responder
  10. Marcelo Brito

    Na verdade quem mesmo tá na razão? o Lobo por não deixar os três porquinhos desmatar? O os três porquinhos por desmatar?

    Responder
  11. Ana Nunes Lourenço

    Excelente!!! Parabéns pelos conteúdos e a iniciativa de compartilha–los! Meus filhos adoraram a assinatura!

    Responder
  12. Cris

    Muito legal…
    Quero achar uma forma lúdica de trabalhar a estória e sua moral.

    Responder
  13. vilma

    muito bom , amei

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *