15 brincadeiras para fazer com as crianças antes que elas cresçam

ago 12, 2020 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quem tem criança pequena em casa sabe o quanto isso pode ser divertido e, ao mesmo tempo, um pouquinho trabalhoso, não é? Mas, com certeza, também sabe das delícias que só essa fase proporciona e o quanto isso passa rápido. Em um piscar de olhos as crianças crescem, deixando lembranças de uma infância em família cheia de afeto, carinho e alegria! Mas, calma, não precisa se desesperar… Sabemos que o tempo não voa assim tão rápido e para que você possa aproveitá-lo da melhor maneira possível com seu filho, preparamos uma lista de brincadeiras para vocês fazerem juntos. Serão deliciosos momentos juntinho dele que renderão ótimas recordações! Confira 15 brincadeiras para fazer com as crianças antes que elas cresçam:

1. Guerra de bexiga d’água

No calor não tem nada mais gostoso do que se refrescar brincando com água, não é? A clássica brincadeira com bexigas d’água é diversão garantida!

Guerra de bexiga d’água

2. Cabana

Brincar de acampar é sempre uma diversão só! Pode ser no quintal de casa ou até mesmo na sala, com lençóis e cobertas. Montar a cabaninha já será grande parte da brincadeira!

cabana

3. Tinta

Qual criança não gosta de se lambuzar com tinta? Então, escolha um dia e deixe com que seu pequeno se divirta à vontade, colorindo tudo! Nós já ensinamos aqui como fazer tinta caseira atóxica, assim ele poderá brincar sem perigo.

tinta

4. Gincana

Convide os amigos e primos, convoque a família toda, pois chegou a hora de uma competição saudável e divertida! Elaborem as provas, estabeleçam as regras e… JÁ!

gincana

5. Mímica

Que tal um jogo de adivinha com mímicas? Você podem brincar de adivinhar nomes de filmes, animais ou personagens das histórias favoritas. Se a família toda brincar, será ainda mais divertido!

mímica

6. Apostar corrida

1, 2, 3 e… Valendo! Mesmo que você prefira brincadeiras mais calmas e tranquilas, permita-se, vez ou outra, gastar toda a sua energia! Os pequenos adoram correr e brincar de corrida é sempre uma ótima pedida.

Apostar corrida

7. Estátua

Essa também é clássica! Coloque uma música e quando a música parar, todo mundo tem que ficar paradinho, igual à uma estátua. Não vale mexer, hein?

estátua

8. Bolhas de sabão

Ah… Os pequenos adoram ver a bolhinhas se formando e se desfazendo no ar!

bolhas de sabão

9. Caça ao tesouro

Que tal esconder uma surpresa em alguma parte da casa e dar pistas para que os pequenos a encontrem? Com certeza será um momento muito divertido!

Caça ao tesouro

10. Derrubar o dominó

Com as peças do dominó, montem uma fileira bem grande. Quanto maior, melhor! Então, deixe que seu pequeno derrube a primeira pecinha para que todas as seguintes caiam também.

derrubar o dominó

11. Brinquedo caseiro

Fazer o próprio brinquedo é uma experiência incrível! Vocês podem utilizar embalagens recicláveis e explorar a imaginação. 

Brinquedo caseiro

12. Jogos de tabuleiro

Os jogos são diversão em família garantida. Vocês podem reviver seus tempos de infância, jogando os clássicos da sua época de criança!

Jogos de tabuleiro

13. Teatro de fantoches

Esta é uma ótima maneira de interagir com os mais novinhos e os maiorzinhos podem participar do espetáculo! Confira algumas dicas e histórias para se inspirar.

Teatro de fantoches

14. Banho de mangueira

Outra forma de se divertir e se refrescar! Atentos para não desperdiçar água, vocês podem aproveitar o momento de lavar o quintal ou regar as plantas para dar aquela refrescada com seu pequeno!

Banho de mangueira

15. Massinha

As crianças amam brincar de massinha! E o melhor: vocês mesmos podem prepará-la em casa. 

massinha

E você? Conta para a gente uma brincadeira que faz sucesso com a criançada aí na sua casa!

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais