5 brincadeiras para animar os momentos em família

por | jan 4, 2021 | 1 Comentário

Quem não gosta de se divertir? Os momentos com os pequenos e pequenas são ótimas oportunidades para estimular o lado lúdico e brincalhão de adultos e crianças! Pensando nisso, escolhemos algumas brincadeiras para animar os momentos em família. Confira!

Por que valorizar os momentos em família?

Com certeza, 2020 foi um ano que ficará na memória de todos nós. Não importa se você tem 3, 15, 30 ou 60 anos. Cada pessoa teve a sua rotina modificada de alguma forma pela pandemia do covid-19, não é mesmo? Do dia para a noite, fomos levados para dentro dos nossos lares, sem saber ao certo quando poderíamos voltar a circular normalmente pelas ruas. E os dias foram passando, as semanas, os meses… Mascará e álcool gel passaram a ser utilitários indispensáveis. Infelizmente, algumas pessoas também adoeceram, e algumas famílias perderam mais do que poderiam imaginar neste ano que passou.

No entanto, 2020 também trouxe coisas boas. Famílias que tinham uma rotina tão atribulada de afazeres e compromissos, por exemplo, de repente se viram com mais tempo para brincar com as crianças. Por isso, este ano também exigiu bastante criatividade dos pais. Foi preciso criar novas brincadeiras, diferentes formas de ajudar nas lições de casa, além de maneiras de lidar com a saudade que todos sentiam dos amigos, dos avós, dos professores.

Nesse sentido, a internet foi inundada de dicas sobre como entreter os filhos. Muitas brincadeiras da infância dos adultos foram resgatadas, enquanto outras novas eram inventadas. São essas lembranças que ficarão na memória das crianças que passaram por esse ano louco. E espero que na sua também!

Por isso, quero sugerir 5 brincadeiras para serem feitas em família que, tenho certeza, irão ajudar você e seu filho a lidar com as emoções intensas que o ano de 2020 trouxe. Vamos lá?

5 brincadeiras para animar os momentos em família

1. Extraterrestre

Fale para a criança que, agora, você será um extraterrestre! E, por isso, você não conhece nada nesse planeta. Então, convide ela para ser seu guia: vá andando pela casa (a brincadeira pode ser feita em um parque também) e peça que ela explique o que é cada coisa. Pergunte: “O que é isso?”, enquanto aponta para um objeto, comida, pessoa etc. Então, deixe o pequeno ou pequena explicar com as suas próprias palavras.

E é possível ir além, com perguntas do tipo “O que isso faz?” ou “Para que serve?”. Faça perguntas para explorar os objetos, os sons e os sentimentos, por exemplo. Depois, inverta os papéis! Você poderá ser o guia da criança, enquanto ela faz as perguntas. Essa brincadeira é ótima para treinar a observação e ampliar a percepção dos pequenos e pequenas.

2. Desenhe uma música

Separe folhas de papel, canetinhas, lápis ou tintas. Coloque, então, uma música da qual a família goste. Sentem-se e peça que todos respirem profundamente, que sintam a música e se deixem ser guiados por ela para fazer um desenho especial. A ideia é cada pessoa desenhar algo a partir de como se sente ao ouvir essa música. Você irá se surpreender com os resultados!

3. Pesca

Separe canudos e um pote para cada participante. Desenhem e recortem figuras de peixes, que serão espalhadas pelo chão ou mesa, por exemplo. Em seguida, cada pessoa deverá pegar um peixe com o canudo na boca. Para isso, é preciso sugar, inspirando e prendendo o ar. Depois, deve-se levar o peixe até o pote, soltando o ar. Ganha quem conseguir pegar mais peixes!

Essa brincadeira é bastante interessante porque ajuda a treinar o equilíbrio e controle da respiração. No entanto, poderá ser adaptada de acordo com a idade dos pequenos e pequenas.

4. O que você está ouvindo?

Sentem-se em roda. Um participante será o guia, enquanto os outros fecham os olhos e ficam em silêncio. Assim que o guia falar o nome de um participante, ele deverá falar o primeiro som que está ouvindo. Pode ser o som do seu próprio coração, da sua respiração, o tique-taque do relógio, o som de um carro passando na rua… Qualquer coisa! A ideia é cada pessoa falar o que está ouvindo no momento em que seu nome é pronunciado.

Aqui, o objetivo é estimular a audição e a percepção do ambiente. Além disso, a brincadeira incentiva a atenção e o foco das crianças.

5. Estátua

Primeiro, coloque uma música alta. Todos devem dançar sem parar, até que você pause a música ou diga a palavra “estátua”. Então, todos deverão permanecer em silêncio e sem se mover por alguns segundos ou mesmo minutos.

Lembre-se de regular o tempo conforme a idade da criança. Afinal, quanto menor ela for, menor deverá ser o tempo exigido sem se mover. E não pode rir, se coçar ou fazer qualquer outro movimento! Ganha quem conseguir ficar imóvel mais vezes.

Gostou das nossas brincadeiras para animar os momentos em família? Espero que você se divirta muito ao lado das crianças e que em 2021 vocês encontrem muitas outras formas de ficarem juntos! E se você conhece mais uma brincadeira divertida para fazer em família, compartilha aqui com a gente?

Em 2021, que tal viver as melhores histórias com as crianças? Então, faça parte do maior clube de livros infantis do país! Acesse o site do Clube Leiturinha e receba o livro ideal para seu pequeno ou pequena, todo mês na sua casa!

Leia mais:

Categorias:
10+ | 4 - 6 | 7 - 10 | Atividades | Família
Escrito por Gabriela Braun
Consultora educacional, educadora parental e mãe do Rafael. Ajuda mães e pais a lidarem com comportamentos desafiadores dos filhos através da educação consciente. * Gabriela é nossa autora convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Leiturinha.
Relacionados
Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

A Casa dos Pequenos Cientistas: um livro para fazer ciência

A Casa dos Pequenos Cientistas: um livro para fazer ciência

Que tal conhecer um livro que convida as crianças a fazerem suas próprias experiências científicas? É exatamente o que propõe o livro A Casa dos Pequenos Cientistas! Neste livro, que integra ciência e infância, os pequenos e pequenas serão desafiados a fazer ciência....

1 Comentário

  1. Avatar

    Estou amando o Blog e os livros da Leiturinha!!!!! Excelentes brincadeiras em família e leitura muito boa para os pequenos…. Be está amando! Bjsss

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *