5 brincadeiras para animar os momentos em família

dez 9, 2021 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quem não gosta de se divertir? Os momentos com os pequenos e pequenas são ótimas oportunidades para estimular o lado lúdico e brincalhão de adultos e crianças! Pensando nisso, escolhemos algumas brincadeiras para animar os momentos em família. Assim, você e seus filhos poderão aproveitar cada momento juntos. Confira!

Leia mais:
5 brincadeiras para estimular a criatividade das crianças
14 brincadeiras para fazer dentro de casa
5 brincadeiras para incentivar o desenvolvimento da fala

Por que valorizar os momentos em família?

Os últimos anos, com certeza, ficarão na memória de todos nós. Não importa se você tem 3, 15, 30 ou 60 anos! Cada pessoa teve a sua rotina modificada de alguma forma pelo isolamento social, não é mesmo? No entanto, as brincadeiras em família, atividades lúdicas e jogos para a criançada foram algumas das coisas mais gostosas que incluímos em nossa rotina!

Do dia para a noite, fomos levados para dentro dos nossos lares, sem saber ao certo quando poderíamos voltar a circular normalmente pelas ruas. E os dias foram passando, as semanas, os meses… Máscara e álcool gel passaram a ser utilitários indispensáveis. Infelizmente, algumas pessoas também adoeceram, e algumas famílias perderam mais do que poderiam imaginar nestes anos tão difíceis.

Porém, 2020 e 2021 também foram anos que trouxeram hábitos positivos: famílias que tinham uma rotina tão atribulada de afazeres e compromissos, por exemplo, de repente se viram com mais tempo para brincar com as crianças.

Por isso, os últimos anos foram tempos que exigiram bastante criatividade dos pais, mães e responsáveis. Foi preciso criar novas brincadeiras para animar os momentos em família, diferentes formas de ajudar nas lições de casa, além de buscar maneiras para lidar com a saudade que todos sentiam dos familiares, amigos e professores.

Nesse sentido, a internet foi inundada de dicas sobre como entreter as crianças. No processo, muitas brincadeiras da infância dos adultos foram resgatadas, enquanto outras novas eram inventadas. Provavelmente, são essas as lembranças que ficarão na memória das crianças que passaram por essa temporada maluca. E espero que na sua também!

Por isso, queremos sugerir cinco brincadeiras para animar os momentos em família. Temos certeza que elas irão ajudar você e seu pequeno ou pequena a lidar com as emoções intensas que vivemos. Vamos lá?

5 brincadeiras para animar os momentos em família

1. Extraterrestre

Fale para a criança que, agora, você será um extraterrestre! E, por isso, você não conhece nada nesse planeta. Então, convide o pequeno ou pequena para ser seu guia: vá andando pela casa (a brincadeira pode ser feita em um parque também) e peça que ela explique o que é cada coisa. Pergunte: “O que é isso?”, enquanto aponta para um objeto, comida, pessoa etc. Então, deixe a criança explicar com as suas próprias palavras o que é cada uma delas.

E é possível ir além, com perguntas do tipo “O que isso faz?” ou “Para que serve?”. Faça perguntas para explorar os objetos, os sons e os sentimentos, por exemplo. Depois, inverta os papéis! Você poderá ser o guia da criança, enquanto ela faz as perguntas. Essa brincadeira é ótima para treinar a observação e ampliar a percepção dos pequenos e pequenas.

2. Desenhe uma música

5 brincadeiras para animar os momentos em família: Desenhe uma música

Separe folhas de papel, canetinhas, lápis ou tintas. Coloque, então, uma música da qual a família goste. Sentem-se e peça que todos respirem profundamente, que sintam a música e se deixem ser guiados por ela para fazer um desenho especial. A ideia é cada pessoa desenhar algo a partir de como se sente ao ouvir essa música. Você irá se surpreender com os resultados!

3. Pesca

Separe canudos e um pote para cada participante. Desenhem e recortem figuras de peixes, que serão espalhadas pelo chão ou mesa, por exemplo. Em seguida, cada pessoa deverá pegar um peixe com o canudo na boca. Para isso, é preciso sugar, inspirando e prendendo o ar. Depois, deve-se levar o peixe até o pote, soltando o ar. Ganha quem conseguir pegar mais peixes!

Essa brincadeira é bastante interessante porque ajuda a treinar o equilíbrio e controle da respiração. No entanto, poderá ser adaptada de acordo com a idade dos pequenos e pequenas.

4. O que você está ouvindo?

Sentem-se em roda. Um participante será o guia, enquanto os outros fecham os olhos e ficam em silêncio. Assim que o guia falar o nome de um participante, ele deverá falar o primeiro som que está ouvindo. Pode ser o som do seu próprio coração, da sua respiração, o tique-taque do relógio, o som de um carro passando na rua… Qualquer coisa! A ideia é cada pessoa falar o que está ouvindo no momento em que seu nome é pronunciado.

Aqui, o objetivo é estimular a audição e a percepção do ambiente. Além disso, a brincadeira incentiva a atenção e o foco das crianças.

5. Estátua

Primeiro, coloque uma música alta. Todos devem dançar sem parar, até que você pause a música ou diga a palavra “estátua”. Então, todos deverão permanecer em silêncio e sem se mover por alguns segundos ou mesmo minutos.

Lembre-se de regular o tempo conforme a idade da criança. Afinal, quanto menor ela for, menor deverá ser o tempo exigido sem se mover. E não pode rir, se coçar ou fazer qualquer outro movimento! Ganha quem conseguir ficar imóvel mais vezes.

Gostou das nossas brincadeiras para animar os momentos em família? Conhece mais alguma brincadeira divertida para compartilhar com a gente?

E se você gosta de se divertir com os pequenos e pequenas, que tal viver também as melhores histórias com as crianças? Então, faça parte do maior clube de livros infantis do país! Acesse o site do Clube Leiturinha e receba o livro ideal para seu pequeno ou pequena, todo mês na sua casa!

Gabriela Braun

Consultora educacional, educadora parental e mãe do Rafael. Ajuda mães e pais a lidarem com comportamentos desafiadores dos filhos através da educação consciente. *Gabriela é especialista em educação parental e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais