Visitar a casa da vovó, ir à praia, sítios ou parques… Viajar em família é sempre uma delícia! Além de relaxar e viver momentos incríveis juntos, essa é uma ótima oportunidade para conhecer novos lugares, pessoas e culturas! Mas você já pensou em acampar com o seu pequeno?

Seja durante um final de semana, feriado ou nas férias, acampar com crianças é uma forma divertida e inusitada de sair da rotina e, de quebra, ficar mais pertinho da natureza, o que é algo muito benéfico, especialmente na infância.

Mas, como qualquer outro passeio, para que o acampamento em família seja uma experiência bem aproveitada e divertida para todos, é preciso se organizar e se planejar. Para ajudar, nós reunimos aqui 10 dicas para acampar com crianças. Confira:

1. Pesquise sobre o camping

Embora seja possível (e muito emocionante) acampar no meio da natureza, os campings são uma ótima pedida para acampar com crianças, por oferecer mais estrutura. Isso ajuda bastante, caso você vá levar crianças menores ou seja a primeira vez da família acampando. Com banheiros, estacionamento e, por vezes, até cozinha, os campings oferecem mais conforto e segurança. Mas é importante pesquisar sobre o lugar antes de ir, para saber mais sobre a estrutura, regras e localização, evitando surpresas.

2. Preparando a mala

Na hora de arrumar a mala, prefira roupas leves, mas não deixe de levar casacos e pijamas mais quentinhos, pois a noite pode ser bem fria no meio da natureza! Também não se esqueça de levar um par de chinelos e tênis confortáveis para caminhadas.

3. Documentos pessoais

Como em qualquer viagem, é muito importante não esquecer de levar os documentos dos pequenos (e adultos também). Principalmente porque alguns campings só permitem crianças acompanhadas dos pais ou com autorização legal deles.

4. Kit de primeiros socorros

Outra coisa indispensável em um acampamento é um kit com itens básicos para emergências, tais como remédios que a criança está acostumada a tomar em caso de febre ou enjoos, band-aids e esparadrapos, repelente, pomadas para picadas de mosquitos e protetor solar.

5. Outros itens indispensáveis!

Além do kit de primeiros socorros e do básico – como barraca, colchões infláveis/colchonetes/sacos de dormir, cobertores, travesseiros e itens de higiene – é importante lembrar de levar lanterna, papel ou lenço para a higiene (mesmo que o camping conte com um banheiro), guarda-chuva e capa de chuva, toalhas, tesoura, faca e demais ferramentas para emergências.

6. Hora de cozinhar!

É importante pesquisar e contatar o camping antes para saber o que será preciso levar para preparar as refeições. Se o camping conta com fogão, geladeira, talheres, pratos, copos e panelas, basta levar o que vão comer. Agora, se o camping não conta com itens básicos ou cozinha, lembrem-se de levar caixa térmica, fogareiro e utensílios de cozinha. Em ambos os casos, prefira sempre refeições mais práticas, como tapioca, macarrão, frutas, barras de cereais, castanhas, granola, pães e biscoitos.

7. Cuide do seu lixo!

Acampar é uma ótima maneira de se conectar com a natureza e você pode aproveitar a oportunidade para mostrar ao seu pequeno a importância de cuidar do meio ambiente. Por isso, um item essencial são as sacolas plásticas para depositar o lixo durante os dias de acampamento. Nada de lixo no chão!

8. Se protegendo do sol e da chuva

Se possível, leve uma lona ou tenda para colocar em cima da barraca, protegendo-a do sol e da chuva. Além disso, isso amplia o espaço da barraca, criando um espaço para vocês se reunirem para contar histórias, ver as estrelas e brincarem!

9. Hora de dormir!

Na hora de, enfim, dormir, é fundamental conferir se o pequeno já foi ao banheiro, porque fazer isso durante a noite é mais complicado. Também leve para dentro da barraca água e lanchinhos extras, caso a criança acorde com sede ou fome no meio da noite.

10. Se joguem na diversão!

E claro, não se esqueça que este é um momento para relaxar e se divertir em família, sendo uma experiência que, com certeza, seu pequeno vai se lembrar para sempre! Por isso não economizem na diversão! Vale levar violão, fazer fogueira (com as devidas precauções), levar livros para ler, contar as estrelas e se aventurar por belas paisagens!

Você já acampou com seu pequeno? Conte para a gente como foi!!

Leia também:

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.