6 brincadeiras sensoriais para fazer com os pequenos

fev 26, 2019 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Cheirar, morder, apertar, observar, ouvir, tatear… Enfim, explorar! Nos primeiros anos de vida, os pequenos estão descobrindo o mundo vorazmente, curiosos e atentos a tudo que acontece ao seu redor. Assim, os cinco sentidos são explorados e estimulados a todo momento, seja na hora do banho, na hora de mamar e comer, dar os primeiros passos, ou fazer um passeio, até nas brincadeiras e nos momentos de leitura. Tudo é estímulo e fundamental para o desenvolvimento dos pequenos! Pensando nisso, trouxemos aqui seis ideias de brincadeiras sensoriais simples e fáceis para você fazer em casa com seu pequeno. Confira:

1. Caixa sensorial

Seja com areia, gelatina ou grãos – arroz e feijão crus, por exemplo – as caixas sensoriais são simples de fazer e deliciosas de brincar. Basta pegar uma caixa plástica e enchê-la com o que preferir. Se a criança for novinha e a caixa grande, é possível deixá-la sentadinha dentro da caixa para brincar. Se o pequeno já for maior, ele pode brincar com ferramentas, forminhas e baldinhos, do lado de fora da caixa.  

2. Pintando com os pés

Escolha ou faça em casa uma tinta atóxica, estenda um papel grande – pardo, por exemplo – no chão e deixe que a criançada se divirta pintando e carimbando o papel com os pés!   

3. Carimbos naturais

Utilize legumes como batatas, cenouras e beterrabas, para transformá-los em divertidos carimbos. Aí, com um pedaço de papel, um pouco de tinta e muita criatividade, é só soltar a imaginação!

4. Massinha de modelar

Coloridas, divertidas e fáceis de fazer, as massinhas de modelar são sucesso entre os pequenos, sendo uma brincadeira simples e super estimulante!

5. Galhos, folhas e pedrinhas

A natureza é um ambiente repleto de estímulos e o contato com ela é muito importante, tanto para as crianças, quanto para os adultos. Assim, brincadeiras que envolvam galhos, pedrinhas, água, folhas e terra – como a clássica brincadeira de comidinha – são sempre cheias de estímulos sensoriais!

6. Chocalhos de pet

Com uma simples garrafinha pet, algumas contas (missangas, botões ou arroz, macarrão colorido) e fitas coloridas, você pode convidar seu pequeno para uma ótima experiência sensorial. Basta colocar as contas dentro da garrafa e pendurar algumas fitas de cetim na tampa para ter um lindo instrumento musical capaz de estimular os sentidos e a criatividade de seu pequeno!

Leia também: Bebês aprendem mais quando recebem estímulos sensoriais

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais