6 dicas de desenho animado sobre emoções para crianças

nov 1, 2019 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Comportamento, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

 

Você já ouviu falar em competências socioemocionais? Esse tema ganhou destaque nos últimos anos e com certeza ainda continuará em pauta. Trata-se da habilidade de lidar com as emoções e desenvolver a autorregulação e autoconhecimento, além da capacidade de se relacionar de forma saudável com o outro, entendê-lo em sua diferença e ter empatia. Sabendo da importância de desenvolver essas habilidades desde os primeiros anos de vida dos pequenos e acreditando que a ludicidade é sempre uma importante aliada, a equipe de especialistas em desenvolvimento infantil da PlayKids preparou uma lista de dicas de desenho animado sobre emoções e sentimentos!

6 dicas de desenho animado sobre emoções para desenvolver as competências socioemocionais do seu pequeno

No desenvolvimento do autoconhecimento é importante que a criança consiga reconhecer o que sente, e aprenda a nomear as emoções e entendê-las. Essa é uma das etapas importantes para fortalecer a habilidade de lidar com esses sentimentos, aprender a se acalmar e estimular a inteligência emocional.

Assim, além de contribuírem para o autoconhecimento, essas cinco produções originais PlayKids vão ajudar os pequenos a lidar com algumas situações do dia a dia, fortalecendo suas habilidades intrapessoais. Além disso, eles também abordam aspectos importantes das habilidades interpessoais, como socialização e convivência. Tudo de forma leve, lúdica e divertida. Confira:

1. Saudade: esse vídeo fala sobre esse sentimento de uma maneira sensível e empática com o personagem Theo, mostrando que a saudade é sinal de amor e que é normal sentir-se assim quando sentimos falta de alguém ou de algum momento que já vivemos.

2. Tentar de novo: para falar sobre a frustração, esse episódio com Junior e Mimi, mostra que às vezes as coisas podem dar errado ou não sair como a gente espera. Mas isso é normal e importante que a gente se acalme e se lembre que sempre temos alguém para nos apoiar a tentar de novo. 

3. Agradecer: como o nome já indica, esse vídeo fala sobre a gratidão e como esse sentimento faz a gente se sentir bem e cheio de alegria. É fundamental mostrar ao pequeno que podemos ser gratos por coisas do dia a dia também!

4. Estou ansioso: nesse episódio, Lupi vai ficar muito ansioso para entregar um presente para sua mãe, que parece nunca chegar em casa. Ele vai aprender com o seu irmão mais velho como pode controlar a sua ansiedade.

5. Minha timidez: esse vídeo mostra que a personagem Angélica é um pouco tímida e está insegura com a apresentação da escola. Vamos ver que cada um tem o seu jeito e, quando você se sentir tímido, os seus amigos estarão por perto para te apoiar!

6. Eu e você: para falar sobre empatia, esse vídeo passa a mensagem de que somos diferentes e às vezes não sabemos o que o outro está sentindo, mas podemos nos ajudar e aprender juntos, com respeito, cuidado, amizade e cooperação.

Esses clipes musicais fazem parte da série original PlayKids “Eu Amo Aprender”, que explora muitos outros temas e assuntos importantes para o desenvolvimento e aprendizado infantil, de uma maneira lúdica e com músicas divertidas.

Quer conhecer mais? Para assistir esses e outros episódios, acesse o PlayKids App no seu celular ou tablet!

Baixar o aplicativo infantil PlayKids é muito simples, basta ter um dispositivo que tenha acesso à internet. Para quem utiliza o sistema operacional Android, a loja oficial de apps é o Google Play. Já quem navega pelo iOS, pode encontrar na App Store.

Leia também:

Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em Licenciatura. Apaixonada por cultura, acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância.

    Acompanhe nossas redes sociais