Exercitar a memória, além de ser muito importante para a aprendizagem, também pode ser muito divertido! Uma poesia, cantiga de roda, jogo ou canção infantil podem ser ótimas – e deliciosas – maneiras de estimular a memória dos pequenos. Quem exercita a memória também compreende melhor as coisas, os fatos e os acontecimentos. Portanto, não restam dúvidas do quanto a memória está presente em todo o processo de aprendizado! A memória visual, por exemplo, ajuda na hora de estudar e ler um texto.

Como aprender brincando é muito mais legal (e efetivo também), reunimos aqui 5 dicas de atividades que ajudam a estimular a memória das crianças – conforme os pequenos demonstram facilidade para resolvê-las, vale aumentar a sua complexidade – Confira:

1. Jogo da Memória

Este jogo já é um clássico super divertido que faz sucesso entre os pequenos. Além de ser uma forma super legal de estimular a memória, vocês podem escolher um jogo com diferentes imagens, com os personagens favoritos do seu pequeno, ou até reinventar a brincadeira e fazer o próprio jogo em casa, com números ou continhas matemáticas, por exemplo.

2. Lembrar o Dia

Outra dica é combinar com seu pequeno de toda noite, antes de dormir, vocês conversarem e cada um contar como foi o seu dia, relembrando tudo o que aconteceu. Além de ser um bom exercício de memória, o momento funciona para viver de novo as boas emoções do dia e fortalecer o vínculo entre vocês!

3. Cantigas

Além de serem importantes fontes de folclore e diferentes culturas, as cantigas estimulam a criatividade, a imaginação e a memória das crianças com danças e letras simples, curtas e fáceis de memorizar!  Então, que tal relembrar e compartilhar com seu pequeno suas cantigas favoritas?

4. O Que Tinha Aqui?

Esta é uma atividade simples e divertida! Basta colocar vários objetos em cima da mesa, pedir para que seu pequeno observe por um tempo os objetos, com atenção. Depois, retire todos os objetos da mesa e peça para que a criança se recorde de tudo que estava lá! Você também pode recolocar os objetos na mesa, deixando um ou dois de fora para que o pequeno tenha que descobrir qual objeto não está mais lá!

5. Conte histórias

Além de todos os demais benefícios, ler para as crianças também é uma ótima maneira de aguçar sua memória! Uma dica é pedir para que o seu pequeno narre sua história favorita, sem lê-la!

Leia também: Sabia que os jogos de perguntas e respostas podem contribuir com o aprendizado das crianças?

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.