A importância das cantigas folclóricas na infância

nov 22, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quem se lembra de quando era criança e brincava de roda, embalado por cantigas folclóricas? Essas manifestações culturais são tão importantes que resolvemos relembrá-las neste conteúdo. 

Contar as lendas ou brincar de roda com uma criança é uma forma simples de fortalecer a cultura brasileira, gerando ainda mais conexão e fortalecendo vínculos com os pequenos. 

Quer saber mais sobre a importância das cantigas folclóricas brasileiras? Então continue a leitura e saiba como resgatar as histórias e músicas relevantes da nossa cultura. 🎵✨

Clube Leiturinha: assine já!

O que é uma cantiga folclórica?

Para entender o que é uma cantiga folclórica é preciso primeiro pensar sobre o folclore em si, que nada mais é do que um conjunto de costumes, histórias, lendas e músicas referentes à uma cultura, seja de um grupo ou país. 

Sendo assim, as cantigas folclóricas são manifestações importantes para a cultura brasileira, trazendo consigo histórias e tradições em forma de rimas musicais, que são levadas por gerações, fortalecendo a memória do país. 🤓

As principais características das cantigas folclóricas

Pode ser que há muito tempo uma cantiga folclórica não passe pelas suas músicas mais ouvidas, mas a verdade é que as rimas simples e os sons característicos estejam no seu inconsciente desde criança, esperando apenas as primeiras notas para te fazer lembrar. 

São as rimas fáceis de serem cantaroladas pelos pequenos em uma roda, os principais aspectos das cantigas folclóricas. Algumas das mais conhecidas:

  • Roda cotia;
  • Cai cai balão;
  • Cirandinha;
  • A canoa virou;
  • Capelinha de melão;
  • Escravos de Jó;
  • Marcha soldado;
  • Se esta rua, entre outras.

Aposto que você conseguiu relembrar pelo menos metade delas ao ler seus nomes. Acertei? Todas elas podem ser cantadas em diferentes ritmos, sejam eles frevo, samba, maracatu, quadrilha, jongo ou baião. Essa é outra peculiaridade do nosso folclore, pois é possível apresentar diferentes ritmos por meio da mesma cantiga. 👯🤸

Qual é a importância das cantigas e do folclore?

Seja para acalmar um bebê enquanto nina ou para entreter uma criança, a música sempre está presente nas principais interações humanas, que são passadas de pais para filhos ou de educadores aos pequenos alunos. 

Os valores trazidos por meio do brincar, do ensinar brincadeiras que fazíamos quando éramos crianças, algo que era tão natural, vêm se perdendo ao longo do tempo! 🙁

Por outro lado, estamos entendendo que precisamos voltar às origens, como por meio da alimentação saudável, do movimentar o corpo, do brincar na natureza e tantas outras atividades que estamos (re)descobrindo. Há, inclusive, um movimento cultural, digital e de pesquisas que apontam para isso.

Sendo assim, a retomada da cultura também se faz essencial para o desenvolvimento saudável dos pequenos. E ao lembrar de como é ser criança, o adulto consegue dar à criança o que ela precisa. Para isso, o resgate do folclore na infância é uma oportunidade rica de boas lembranças! 

Afinal, celebrar a tradição significa lembrar a cultura de um povo e a relevância dele para uma época. As crianças precisam desse vínculo, dessa herança, saber de onde viemos, do que brincávamos, que histórias conhecemos. 

E trazer atividades sobre folclore brasileiro para junto delas é maravilhoso, chega a ser mágico e ainda contribui para o desenvolvimento das pequenas mentes em criação. Experimente!🥰

  • Leia Mais:

👉 Qual é a importância da diversidade cultural?

Aulas de música e folclore na infância

Como professora de música, sempre incluo os brinquedos cantados, os brincos, as cantigas de roda e os jogos de mãos nas minhas aulas. Com isso, vejo a felicidade de cada criança em descobrir aquilo e se conectar, parecendo que ela sempre soube aquele verso, aquela rima, aquela brincadeira. 😍

Como professora de música, tive a oportunidade de visitar a ocupação Lydia Hortélio, em São Paulo, e é encantadora a forma como essa grande educadora musical estudou a fundo a brincadeira e a alma da criança. É um espaço interativo, onde crianças e adultos se divertem, conhecem e se encantam.

São muitas as formas de transmitir essas manifestações culturais, e a lista de atividades sobre folclore para educação infantil é extensa, indo das rodas de leitura até as brincadeiras com fantoches!

Valorizando o folclore em casa também!

Não é preciso ser professor de música para brincar com as crianças! Há tantas brincadeiras que os adultos também conhecem, não é mesmo? Então, eu te convido a ensinar pelo menos uma brincadeira do seu tempo a uma criança com quem você tem contato. O que acha? 

Para isso, vou te ajudar a resgatar algumas brincadeiras que trazem o corpo, o movimento e a música juntos. 😊 Vamos lá?

  • Corre cotia (ou Lenço atrás);
  • Serra, serra, serrador;
  • Ciranda cirandinha;
  • Escravos de Jó;
  • Siga o mestre;
  • Odotecá;
  • Lenga la lenga;
  • Abre a roda tindolelê (de Lydia Hortélio);
  • Alecrim;
  • Passa anel;
  • A carrocinha e muitos outros.

A cultura, a música e o folclore brasileiro são muito ricos e merecem ser sempre lembrados, vividos, estudados e passados para outras gerações! ❤️

Termino citando o ensaísta e poeta alemão Friedrich Schiller:

“O homem só é inteiro quando brinca.” (Friedrich Schiller)

Ensinar brincando é uma forma linda de compartilhar as principais manifestações culturais a uma criança ao resgatar histórias e lendas, seja por meio das músicas, como as cantigas folclóricas, ou por meio dos livros.

Aliás, os livros também se encaixam na categoria de essenciais para educar enquanto transmitimos nosso folclore. Foi pensando em reforçar esses ensinamentos e em levar a leitura a todos os lares que criamos o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Conheça o nosso site para escolher o melhor plano para sua família e receber todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa. 📚❤️

Você gostou de relembrar sobre as cantigas e o folclore na infância? Conte para gente nos comentários qual era a sua cantiga folclórica preferida. Vamos adorar saber!

  • Leia Mais:

👉 Qual é a importância da diversidade cultural? 

👉 Você conhece a literatura de cordel?

👉 5 brincadeiras antigas para se divertir com as crianças

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Juliana Abra

Professora de música, apaixonada pelo que faz, trabalha ativamente com educação musical e acredita na linguagem da música como ferramenta transformadora na vida das pessoas e como aspecto fundamental na formação das crianças. *Juliana é especialista em música e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais