5 lições de vida que aprendemos com nossos professores

out 12, 2022 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A princípio, se nós fôssemos somar tudo que aprendemos e o que nossos pequenos aprendem com os professores a lista seria gigantesca. São lições que vão desde as disciplinas do colégio até ensinamentos que levamos para a vida. Pensando nisso, reunimos 5 lições de vida que aprendemos com nossos professores e hoje eles passam aos nossos pequenos.

Leia mais:

👉 Qual o papel do professor na formação de novos leitores?
👉 Professor, muito obrigado! Você tem um papel fundamental no desenvolvimento do meu filho
👉 5 lições de vida que aprendemos com nossos professores

1. Respeito vem em primeiro lugar

As escolas são pequenas representações da sociedade em que vivemos e todos os dias nossos filhos têm a oportunidade de conhecer, seja através do ensino remoto ou então pelo ensino presencial, outras crianças com diferentes culturas, valores, tipos de criação e personalidade. Ou seja, essa é uma das coisas mais ricas do convívio escolar: perceber, aceitar e respeitar o que é diferente de nós. Por isso os professores insistem sempre no respeito e tolerância, é assim que eles nos ajudam a preparar crianças mais respeitosas para o mundo.

2. Paciência é essencial

Mesmo com nossos filhos, às vezes temos que contar até dez para não perdermos a paciência, agora imagine uma sala de aula com várias crianças com diferentes personalidades e vontades e todas querendo sua atenção ao mesmo tempo… Atendendo cada um de uma vez, os professores mostram que a paciência é um dom necessário, já que precisamos aprender a ter paciência com nosso redor e, também, a sermos pacientes quando temos que esperar nossa vez para algo.

3. Aprendemos muito mais quando brincamos

Quando nossos pequenos estão na escola eles têm hora para tudo, para brincar inclusive! Os professores mostram para crianças e adultos que, através da brincadeira e da ludicidade, os pequenos conseguem aprender coisas complexas.

4. Educação vai além da escola

A sala de aula ensina muita coisa e ali estão os professores todos os dias para guiar o processo de aprendizagem e ensinar, também, que muitas das coisas essenciais da vida acontecem fora da escola. Com eles aprendemos lições de vida que nos ajudam a tomar decisões, ter empatia e responsabilidade sobre o que fazemos ou falamos.

5. Juntos conseguimos ir além

São brincadeiras, atividades, jogos em grupo. Em sala de aula somos encorajados a nos desenvolver em grupo. E depois levamos essa lição para nosso trabalho, família e amigos. Aprendemos que sozinhos caminhamos, mas juntos podemos ir mais longe!

Para todos os professores, nosso sempre enorme respeito, admiração e agradecimento! Gostaria de compartilhar a sua experiência conosco? Então, deixe o seu comentário abaixo!

Quer ler e viver as melhores histórias com as crianças? Então, conheça o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano e receba todo mês o livro ideal para os pequenos e pequenas, na sua casa! 📚❤️

Clube Leiturinha: assine já!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais