Qual é o papel do professor na formação de novos leitores?

ago 6, 2022 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Sabemos que o hábito de ler traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil, já que incentiva o repertório cultural, o vocabulário, a imaginação e a criatividade, por exemplo. A literatura, inclusive, é fundamental para o aprendizado da língua portuguesa. Mas, afinal, como a escola pode incentivar a leitura? E, ainda mais importante, qual é o papel do professor na formação de novos leitores? Leia o texto abaixo e descubra! 📚🌈

Leia mais:
👉 Qual é a importância da leitura na Educação Infantil?
👉 Qual é a importância da leitura no Ensino Fundamental?
👉 A escola como primeiro contato da criança com o mundo

Qual é o papel da professor na formação de novos leitores?

Para compreender como a escola pode atuar na formação de novos leitores e qual o papel do professor nesse processo, conversamos com a pedagoga Fernanda Veiga. Segundo ela:

“A literatura é considerada um instrumento primordial em qualquer circunstância para o desenvolvimento cognitivo e linguístico dos seres humanos. Qualquer gênero ou forma textual possui sua função educativa!”

Levando isso em conta, podemos pensar de forma ainda mais ampla quando falamos da literatura infantil como ferramenta educacional. Ou seja, toda a formação escolar pode (e deve!) estar aliada à literatura.

Isso porque, por meio da literatura, somos transportados para outros lugares e conhecemos novas culturas, costumes, saberes e realidades. Os livros também colaboram com a criatividade e libertam nossa imaginação. E, com os livros infantis, não seria diferente!

De maneira leve e lúdica, a literatura infantil apresenta a diversidade cultural, étnica e religiosa existente em nossa sociedade. Além disso, as histórias conseguem abordar assuntos complexos e etapas importantes da infância. Sempre com uma linguagem simples e adequada ao imaginário das crianças. 😉

A literatura infantil na escola

O hábito da leitura na infância colabora com o aprendizado, desde a formação das palavras e a estruturação de sentenças, até a memorização de regras ortográficas. Além da apresentação de números, letras, contextos históricos e conhecimentos na área de geografia, por exemplo.

Por tudo isso, os livros infantis são ótimos instrumentos na educação dos pequenos e pequenas, podendo ser utilizados de diversas maneiras em sala de aula. 🎭 As histórias podem ser trocadas e contadas entre as crianças, encenadas em peças teatrais, transformadas em desenhos e pinturas ou, até mesmo, em outros textos.

A literatura abre um leque de possibilidades que colaboram com a expressão verbal, visual, corporal e artística das crianças, permitindo que elas se expressem de maneira mais livre e criativa. Dessa maneira, trabalha também as habilidades socioemocionais.

Ainda, quando aliados às atividades de sala de aula, os livros infantis podem facilitar o processo de aprendizagem, tornando a assimilação do conteúdo mais efetiva. Ao falar sobre um evento ou personagem histórico, por exemplo, o(a) professor(a) pode buscar livros infantis que tratam do tema.

Assim, os pequenos e pequenas ficarão ainda mais interessados e curiosos em aprender. Afinal, o assunto se tornará mais palpável e adequado ao seu imaginário! 🥰

Quanto mais pequenos leitores, mais adultos conscientes!

Sabemos que ensinar as crianças a gostar de ler é uma preocupação de muitos pais, mães, responsáveis e também educadores. Por isso, é importante que, desde cedo, a leitura faça parte do dia a dia de cada criança. Seja na escola ou em casa!

Ao introduzir a literatura infantil no contexto escolar, o(a) professor(a), além de colaborar com o aprendizado, também incentiva o hábito da leitura. Além disso, quanto antes este hábito for introduzido, mais fácil será a associação da literatura com uma atividade prazerosa para a criança.

Portanto, quanto mais experiências positivas com a leitura desde cedo, maior a possibilidade das crianças se tornarem leitoras assíduas. E, assim, adultos mais críticos e conscientes, que tomam suas decisões, resolvem seus conflitos e lidam com suas emoções e sentimentos. 😌

Você gostou de descobrir qual é o papel do professor na formação de novos leitores? Gostaria de compartilhar a sua experiência conosco? Então, deixe o seu comentário abaixo!

Quer ler e viver as melhores histórias com as crianças? Então, conheça o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano e receba todo mês o livro ideal para os pequenos e pequenas, na sua casa! 📚❤️

Clube Leiturinha: assine já!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais