O que é uma família?

maio 10, 2022 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Afinal, o que é uma família? Algumas famílias não têm filhos. Outras, são formadas apenas pela mãe e seus pequenos. Em outros casos, as crianças moram com os avós. E ainda existem as famílias com dois pais ou duas mães! Dessa maneira, o conceito de família é muito mais amplo do que aquele que está em alguns dicionários ou nos livros antigos. Além disso, uma família não é necessariamente definida pelos laços de sangue ou papéis sociais. Então, o que define uma família? Acompanhe o texto a seguir e descubra! 👨‍👨‍👦❤️

Leia mais:
👉 10 poemas especiais sobre ser mãe
👉 Proibir a entrada de crianças: direito ou intolerância?
👉 O que as famílias de crianças atípicas não aguentam mais ouvir

Por que falar sobre o que é uma família?

Conversar sobre o que é uma família é também uma forma de enxergar o mundo de um jeito novo! Afinal, um pai ou mãe solo, que cria as crianças sozinho(a), tem uma família. Pais divorciados, que se casaram de novo e têm filhos dos dois relacionamentos, também. Já uma mulher que adotou seus pequenos é mãe e, portanto, tem uma família.

Nesse sentido, o que essas famílias têm em comum? Um amor que une, que respeita e que nutre! Afinal, o amor é um sentimento revolucionário e transformador. E essa é a principal característica de todas as famílias! 🥰

Por tudo isso, conversar sobre os diversos arranjos familiares com as crianças é muito importante. Assim, no futuro, elas se sentirão seguras e confiantes para fazer suas escolhas e formar suas próprias famílias!

Família também é rede de apoio!

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.” (Provérbio desconhecido)

Para além de nos nutrirem de amor, as famílias costumam ser também importantes redes de apoio. Isso porque são formadas por pessoas (sejam elas parentes ou não) que se apoiam e colaboram para o bem-estar um dos outros. E isso é fundamental quando falamos sobre criar os pequenos e pequenas!

A responsabilidade de criar uma criança não deve ser exclusivamente de seus genitores. Os pequenos e pequenas precisam conviver com diferentes pessoas, como avós, tios, tias, primos, primas, amigos e amigas. Afinal, as pessoas aprendem e se desenvolvem de acordo com toda a comunidade na qual vivem e se relacionam!

Nesse sentido, o cuidado com a infância é um termômetro da saúde de uma sociedade. E não é só papel do pai ou, principalmente, da mãe! É preciso que todos nós ajudemos a aliviar a sobrecarga, sobretudo da maternidade, e que participemos ativamente da educação das crianças. Elas são o nosso futuro! 🌎💕

Então, se você ainda não é pai ou mãe, saiba que ser rede de apoio vai além de levar ou buscar as crianças na escola. Trata-se de frequentar espaços com toda a família e convidar os pais e mães para eventos sociais, por exemplo. Isto é, trata-se de incluir as crianças e apoiar os adultos responsáveis, para que eles continuem encontrando tempo para si mesmos e seus sonhos!

Como fortalecer os laços familiares?

Já que uma família é uma rede de apoio cheia de amor, temos que pensar em maneiras de cultivar todo esse carinho, não é mesmo? Dessa forma, é possível viver momentos inesquecíveis e bastante animados com aqueles que mais amamos! 😄

Pensando nisso, confira abaixo algumas dicas para fortalecer os laços familiares:

Seja paciente e bem-humorado

Nenhuma família é perfeita! Por isso, seja paciente (especialmente com as crianças!), respeite os outros e, acima de tudo, tente ser bem-humorado diante dos obstáculos e desafios. Com isso, os eventuais problemas familiares poderão ser encarados de maneira mais leve!

Isso, no entanto, não significa abrir mão dos seus valores pessoais ou daquilo que é importante para você, tudo bem? Apenas saiba dialogar, estabelecendo limites claros, e priorize o tempo de qualidade que vocês vivem juntos.

Dedique um tempo para sua família

Que tal criar uma rotina de leitura com as crianças? Ou, então, assistir um filme infantil todas as sextas à noite? Para viver momentos em família, passeiem no parque aos domingos, andem de bicicleta ou patins após a escola e brinquem muito dentro de casa!

Encontrar esses pequenos momentos para curtir sua família é fundamental. Podem ser apenas alguns minutos por dia, folheando um livro ou história em quadrinhos juntos. Vocês também podem planejar viagens ou visitas aos museus, por exemplo. São esses momentos que estreitam os laços de afeto entre vocês!

Esteja presente

Em todos aqueles momentos em que você estiver com a sua família, esteja presente! Não fique pensando no que precisa ser feito no trabalho ou nas tarefas domésticas. Preste atenção nas crianças, nas pessoas que estão ao seu redor e também em você mesmo.

Por vezes, o tempo passa muito mais rápido do que desejamos. Um dia, seus pequenos já não vão espalhar os brinquedos pela casa. Nem pedir por uma história antes de dormir! Por isso, viva o momento e guarde as boas lembranças de cada uma dessas situações! 😍

Dicas de livros infantis para falar sobre família

Vamos conversar sobre família com as crianças e viver momentos mágicos de leitura? ✨ Então, conheça algumas sugestões especiais da Loja Leiturinha!

Somos Uma Família

Somos Uma Família

Todas as famílias são diferentes, não é mesmo? E, ao mesmo tempo, muito parecidas! Por isso, o livro Somos Uma Família celebra as particularidades e também as semelhanças de cada uma dessas famílias, enquanto dormem, trabalham e brincam juntos! 😊

👉 Clique aqui para ver o livro “Somos Uma Família” na Loja Leiturinha!

Qual Família Se Parece Com a Sua?

Qual Família Se Parece Com a Sua

Famílias vêm em todas as formas e tamanhos! E também possuem origens e costumes diferentes. Elas falam, se alimentam e vivem de forma distinta. Então, com o livro Qual Família Se Parece Com a Sua?, as crianças poderão descobrir essas diferenças!

Divertido e informativo, com certeza este livro vai incitar os pequenos e pequenas a pensarem sobre o que é uma família. 💭 Além de levantar muitas conversas a respeito do assunto!

👉 Clique aqui para conferir o livro “Qual Família Se Parece Com a Sua” na Loja Leiturinha!

Família e Diversidade

Família e Diversidade

O que constitui uma família? Há um jeito certo? Uma quantidade exata de pessoas? Uma fórmula ideal? 🤔 De forma afetuosa e bem-humorada, o livro Família e Diversidade explora as diversas formações familiares. Assim, demonstra que, ao mesmo tempo em que existem infinitas famílias diferentes, é o afeto entre seus integrantes que as une e as torna especiais!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Família e Diversidade” na Loja Leiturinha!

Olívia Tem Dois Papais

Olívia Tem Dois Papais

Em Olívia Tem Dois Papais, os pequenos irão conhecer a curiosa e alegre Olívia, bem como seus papais Raul e Luís! Essa menina criativa adora usar palavras complicadas e desfiar grandes raciocínios quando conversa com seus dois pais. Assim, as crianças irão conhecer a família de Olívia, que é um pouco diferente e totalmente “encantadora”, outra palavra que ela adora usar! 😋

👉 Clique aqui para conferir o livro “Olívia Tem Dois Papais” na Loja Leiturinha!

Vovó Tem Cada História

Vovó Tem Cada História

O que acontece quando passamos uma tarde com alguém cheio de histórias? Cantamos com passarinhos, ajudamos sereias, dançamos com botos! Mergulhamos com tudo em histórias mágicas e muito antigas, passadas de mãe, pai, avó, avô para filhas, filhos, netas e netos. Assim, com o livro Vovó Tem Cada História, conhecemos histórias que nos permitem sonhar! 🌈

👉 Clique aqui para conhecer o livro “Vovó Tem Cada História” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas sugestões para sua família? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais