Doação de livros: por que praticar esse hábito?

fev 14, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você sabia que hoje é o Dia da Doação de Livros? Por conta desta data tão especial, que acontece no mundo todo no dia 14 de fevereiro, reunimos aqui algumas dicas muito legais para introduzir esse hábito em sua casa! Afinal, doar os livros antigos ou já lidos é uma ação importante para a comunidade e para o meio ambiente também. 👏 Sejam eles os livros do seu pequeno leitor ou mesmo dos adultos. Então, vamos lá? Acompanhe nossas dicas!

Leia mais:
👉 Como os livros ajudam na adaptação escolar?
👉 Livros bilíngues para crianças: vale a pena?
👉 Sono e livros: como a hora da leitura ajuda em noites mais tranquilas?

Vamos conversar sobre doação de livros?

Como bem sabemos, quando uma criança aprende algo e compreende a importância desse ato, passa também a transformar o ambiente em que vive, não é mesmo? Os pequenos e pequenas conseguem contagiar a todos com as maravilhosas sementes das ações sociais!

Pensando nisso, se há livros na estante da sua família que já não fazem o mesmo sucesso de antigamente, que tal começar a conversar com o seu pequeno leitor ou pequena leitora sobre a importância de doar livros, desde a infância? E que tal fazer, junto às crianças, uma grande campanha de doação de livros com amigos e familiares?

Pois bem, confira o texto abaixo e saiba mais sobre 4 motivos que fazem a doação de livros ser uma ação tão importante de cidadania e solidariedade. 📚🥰 Vem ver!

1. A doação de livros incentiva o hábito de ler

Doar aquele livro já lido é uma das ações mais bonitas que podemos incentivar em nossas casas. Afinal, para além de abrirmos espaço para que livros novinhos possam chegar, contribuímos com a formação de novos leitores

Ou seja, se a sua criança já cresceu ou não se interessa mais por um ou outro livro infantil, doe! Livro parado na estante não faz novo leitor. 😉

Sabemos que o nosso país é muito desigual em relação ao acesso à cultura e à informação. E que, muitas vezes, ter um livro significa abrir mão de outras coisas igualmente importantes.

Por conta disso, a doação de livros é mais do que um gesto de afeto: é uma ação social. E nada melhor do que, desde muito cedo, ensinar isso aos nossos pequenos e pequenas. Doar é gentileza, doar é espalhar conhecimento pelo mundo!

Quanto mais cedo passamos a discutir esse tema em nossas casas, mais cedo nossas crianças aprendem a lidar com os sentimentos de posse. Ou até mesmo de ciúme das suas coisas, como livros e brinquedos.

Doar não é apenas se desprender. É uma atitude muito significativa, para que outras pessoas tenham acesso às mesmas sensações de prazer que temos quando abrimos um livro. A doação de livros é uma forma de compartilhar conhecimento e levar a experiência da leitura para mais crianças!

2. A doação de livros nos torna consumidores mais conscientes 

Reduzir o consumo é uma das grandes missões que as gerações atuais e futuras terão de encarar. Sobretudo, porque muitas vezes comprar algo novo também diz respeito a consumir algum recurso natural, por exemplo.

Pode ser que suas crianças nem experimentem, de forma mais intensa, as crises que nosso planeta enfrentará. Mas, quanto mais cedo pudermos fazer algo para que as próximas gerações tenham condições de desfrutar do mundo, melhor!

Então, que tal conversar com seu pequeno leitor ou pequena leitora sobre a origem do papel ou sobre como ele é produzido, por exemplo? E com isso, o porquê de ser tão importante consumir menos e trocar mais?

Esse é um caminho muito especial, que certamente despertará a consciência do seu filho ou filha em relação ao mundo 🌎 como um todo. Além disso, essa conversa dá às crianças a oportunidade de aprender, desde cedo, que nem tudo precisa ser comprado, consumido e deixado de lado ao longo do tempo.

3. A doação de livros amplia as oportunidades de leitura

Os livros são muito importantes para o desenvolvimento infantil. Disso, as famílias leitoras do Clube Leiturinha, o primeiro e maior clube de assinatura de livros infantis da América Latina, já sabem! 😊

No entanto, por quanto tempo um livrinho fica na cabeceira do seu pequeno leitor ou pequena leitora? Certamente, não por muitos e muitos anos, não é mesmo?

Dessa forma, incentivar as crianças a pensar nessa questão da “vida útil” de um livro é muito importante. Rapidamente, elas irão perceber que nem todos os seus livrinhos preferidos de ontem seguem sendo os livrinhos preferidos de hoje. Acontece!

Dessa forma, a doação de livros é uma das formas mais interessantes de fazer com que a existência de um livro seja amplificada ao longo do tempo. Principalmente, porque aquele livrinho preferido da criança pela qual você é responsável hoje, pode ser o livrinho preferido de outra criança amanhã! 💕

4. A doação de livros é um ato de cidadania

Quando nosso pequeno leitor ou pequena leitora aprende a compartilhar, um mundo todo se abre para eles. Isso porque doar também é um hábito fundamental para a prática da cidadania!

É possível doar livros um(a) amigo(a), primo(a) ou vizinho(a), para escolas, para comunidades mais vulneráveis, para hospitais, instituições infantis e muito mais. Nesse sentido, é possível incentivar a criação de bibliotecas para as crianças do seu bairro, por exemplo. E com toda certeza, essa ação será motivo de muito orgulho para sua família!

Lembre-se de que a educação é um dos primeiros passos para um mundo melhor. ✨ Por isso, que tal estimular o aprendizado e a diversão de muitas outras crianças por meio da doação de livros?

Você curtiu o nosso texto sobre a importância da doação de livros? Para conferir mais conteúdos como este, acesse o Blog Leiturinha e leia os melhores textos sobre parentalidade, desenvolvimento infantil e literatura. Se preferir, clique aqui, inscreva-se na nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Agora, se você quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis do Brasil! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais