Rotina para criança: entenda a sua importância

fev 24, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Sabemos que, na prática, não é simples estabelecer uma rotina para criança. Ainda mais com a correria do dia a dia e a falta de tempo, não é mesmo? Contudo, é muito importante que a família adote alguns hábitos, regras e movimentos no cotidiano dos pequenos e pequenas. 📅☀️ Quer saber o porquê? Acompanhe o texto abaixo e descubra a importância da rotina na vida das crianças!

Leia mais:
👉 Rotina acelerada, criança ansiosa?
👉 Sono e livros: como a hora da leitura ajuda em noites mais tranquilas?
👉 Como os livros ajudam na adaptação escolar?

Como a rotina pode ajudar as crianças?

De forma geral, estabelecer uma rotina para a criança colabora para que ela cresça mais confiante e independente. E não precisa ser nada muito rígido: apenas saber o que vai acontecer durante o dia, bem como vivenciar a repetição de alguns desses acontecimentos, já cria um ambiente mais seguro para muitos pequenos e pequenas. Assim, a rotina faz com que algumas crianças se sintam mais dispostas e tranquilas, por exemplo.

E estabelecer uma rotina para o dia a dia das crianças também faz muito bem para os seus responsáveis. Afinal, tornar o dia a dia um pouco mais previsível possibilita aproveitar melhor o tempo, seja em família ou no trabalho. ⏰

Muitas pessoas, inclusive pequenas e pequenas, gostam de saber o que vai acontecer durante seu dia. Por exemplo, primeiro vem o jantar, depois uma história e, então, a hora de dormir. Pode parecer pouco, mas assim você diminui a agitação e ansiedade das crianças. Sobretudo, em horários específicos, que costumam ser mais delicados, como o começo ou o fim do dia.

Benefícios da rotina para a família

Para os pais, mães e responsáveis, algumas rotinas trazem muitos benefícios. Ao se sentirem mais seguros, os pequenos e pequenas tendem a aceitar melhor os momentos de despedidas, por exemplo. É o caso da hora de ir embora do parquinho ou de se despedir quando os adultos vão trabalhar. Com a rotina, esses momentos deixam de ser tão difíceis, pois as crianças entendem melhor que os adultos irão voltar.

E por mais que isso possa parecer tedioso para quem já é adulto, basta se colocar no lugar da criança, em um pleno exercício de empatia e de carinho por ela. Pense: o que acontece no seu dia quando atividades imprevistas surgem no trabalho? E quando você chega em casa e descobre que tem de ir correndo ao mercado? Pois bem! É justamente sobre essa sensação de frustração em relação ao tempo que estabelecer e organizar uma rotina para criança trata. 😉

Vale lembrar que estabelecer uma rotina não precisa ser enfadonho. E você não precisa eliminar todas as atividade que saiam do roteiro! Um dia a dia organizado para os pequenos e pequenas pode incluir tão somente a antecipação de algumas tarefas e atividades.

Assim, desde cedo, as crianças vão entendendo e assimilando os horários e regras do cotidiano. Quando maiores, tornam-se crianças e adolescentes com maior senso de organização e responsabilidade, conseguindo estabelecer os horários de estudos e de obrigações, como ajudar a família nas atividades da casa.

Por fim, as rotinas também colaboram na organização da vida dos adultos. Ter horários estabelecidos para as refeições, sonecas, banho 🛁 e brincadeiras faz com que a família toda possa se organizar melhor e tenha mais tempo para aproveitar os momentos juntos!

Não se esqueça de ser flexível

É importante lembrar que o excesso nunca é bom. Ou seja, é preciso saber a hora de ser flexível, para que a rotina não se torne algo imposto e negativo para toda a família. Nos finais de semana, pode ser liberado dormir umas horinhas a mais, não é mesmo? Ou mesmo almoçar mais tarde, por exemplo.

O importante é estabelecer alguns horários e criar hábitos saudáveis, principalmente durante a semana. Assim, é possível tornar o ambiente mais organizado e confortável para todos. Incluindo adultos e crianças!

E lembre-se que, de vez em quando, também pode ser muito divertido sair da rotina: que tal uma ida ao cinema no meio da semana? Ou uma visita aos avós? 👵🏼💕 Divirtam-se! Desde que esse momento não comprometa as suas outras atividades importantes, tudo bem?

Dicas para estabelecer uma rotina para criança

Para ajudar as famílias leitoras da Leiturinha, a psicóloga Letícia Araújo elencou algumas dicas especiais para estabelecer uma rotina em sua casa. Confira agora mesmo!

Hora de dormir

A hora de dormir costuma ser a primeira ideia de rotina para os pequenos e pequenas. Afinal, aos poucos, eles precisam aprender a diferença entre o dia e a noite para dormirem melhor e se desenvolverem de forma saudável. Por isso:

😴 As sonecas durante o dia devem acontecer sempre em ambiente claro, sem evitar barulhos ou mudar a rotina da casa.  

🌜 Para o sono da noite, é necessário que os adultos realizem uma higiene do sono com as crianças, como um ritual. Pode ser um banho relaxante, seguido de uma história, por exemplo. Além disso, é importante que o quarto esteja pouco iluminado e sem barulhos.

Hora de alimentar

É saudável fazer as refeições em família, todos sentados à mesa e degustando alimentos variados. 🥦 Aproveite a oportunidade para conversar e descobrir como foi o dia das crianças na escola, por exemplo. Você também pode aproveitar para montarem juntos um novo cardápio para a semana seguinte!

Estabelecer horários

É importante que os pequenos e pequenas tenham horários para acordar, realizar algumas atividades, brincar e dormir. Seguir esses horários faz com que a criança se acostume e estabeleça uma rotina. Para isso, você pode montar um quadro de horários com desenhos, mostrando como será a ordem do seu dia. Isso trará mais segurança para as crianças!

Espaços organizados

Ter um ambiente organizado também auxiliará as crianças. Para que isto aconteça é muito importante que eles saibam que:

🧩 Depois de brincar devem guardar seus brinquedos;

👖 Roupas usadas devem ser colocadas no cesto de roupa suja;

🧹 Desde muito cedo, podem e devem auxiliar nas tarefas domésticas. Afinal, eles também fazem parte da família!

Dicas da Leiturinha para conversar sobre rotina

Quer introduzir o tema da rotina em sua casa, de forma positiva e saudável para as crianças? Veja algumas das sugestões de livros da Loja Leiturinha para sua família!

Urso e Rato: Hora de Dormir

Urso e Rato - Hora de Dormir

Interativo e divertido, o livro infantil Urso e Rato: Hora de Dormir explora todas as etapas da rotina de sono, que podem também ser realizadas com as crianças. 🧸🌙 Além disso, suas abas permitem chamar a atenção dos pequenos e pequenas, estimulando o desenvolvimento!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Urso e Rato: Hora de Dormir” na Loja Leiturinha!

Comer e Brincar

Comer e Brincar

Dificuldades na hora de comer? Ajude os pequenos e pequenas com Comer e Brincar, um livro de atividades super interessantes para as crianças se divertirem! Com ele, seus filhos irão aprender mais sobre as frutas, verduras, legumes e outros ingredientes, familiarizando-as com o universo dos alimentos! 🍉

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “Comer e Brincar” na Loja Leiturinha!

O Gafanhoto e o Segredo do Tempo

O Gafanhoto e o Segredo do Tempo

Você já pensou em comprar coisas e pagar com tempo? ⏱️ Quantos dias custa um carro? Quantos minutos custa um sapato? Quantas horas custa um bolo? Essa última pergunta, feita pelo Senhor Gafanhoto à Dona Formiga, levou a um monte de aprendizados a ela e à amiga, Dona Baratinha. Tempo, trabalho, dinheiro e consumo: qual a relação entre os quatro e como eles afetam a nossa vida? Vamos aprender juntos?

O livro O Gafanhoto e o Segredo do Tempo aborda de maneira lúdica temas importantes ao desenvolvimento infantil, sobretudo na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O Gafanhoto vai ensinar sobre a educação financeira, mundo do trabalho, gestão do tempo, organização e consumo… Ufa! Tudo isso com um conteúdo preparado especialmente para os pequenos e pequenas!

👉 Clique aqui para conferir o livro “O Gafanhoto e o Segredo do Tempo” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas para estabelecer uma rotina para criança? E das sugestões da Leiturinha para sua família? Se você quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças, então chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais