Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

Rotina para criança: entenda a sua importância

por | fev 24, 2022 | 1 Comentário

Sabemos que, na prática, não é simples estabelecer uma rotina para criança. Ainda mais com a correria do dia a dia e a falta de tempo, não é mesmo? Contudo, é muito importante que a família adote alguns hábitos, regras e movimentos no cotidiano dos pequenos e pequenas. 📅☀️ Quer saber o porquê? Acompanhe o texto abaixo e descubra a importância da rotina na vida das crianças!

Leia mais:
👉 Rotina acelerada, criança ansiosa?
👉 Sono e livros: como a hora da leitura ajuda em noites mais tranquilas?
👉 Como os livros ajudam na adaptação escolar?

Como a rotina pode ajudar as crianças?

De forma geral, estabelecer uma rotina para a criança colabora para que ela cresça mais confiante e independente. E não precisa ser nada muito rígido: apenas saber o que vai acontecer durante o dia, bem como vivenciar a repetição de alguns desses acontecimentos, já cria um ambiente mais seguro para muitos pequenos e pequenas. Assim, a rotina faz com que algumas crianças se sintam mais dispostas e tranquilas, por exemplo.

E estabelecer uma rotina para o dia a dia das crianças também faz muito bem para os seus responsáveis. Afinal, tornar o dia a dia um pouco mais previsível possibilita aproveitar melhor o tempo, seja em família ou no trabalho. ⏰

Muitas pessoas, inclusive pequenas e pequenas, gostam de saber o que vai acontecer durante seu dia. Por exemplo, primeiro vem o jantar, depois uma história e, então, a hora de dormir. Pode parecer pouco, mas assim você diminui a agitação e ansiedade das crianças. Sobretudo, em horários específicos, que costumam ser mais delicados, como o começo ou o fim do dia.

Benefícios da rotina para a família

Para os pais, mães e responsáveis, algumas rotinas trazem muitos benefícios. Ao se sentirem mais seguros, os pequenos e pequenas tendem a aceitar melhor os momentos de despedidas, por exemplo. É o caso da hora de ir embora do parquinho ou de se despedir quando os adultos vão trabalhar. Com a rotina, esses momentos deixam de ser tão difíceis, pois as crianças entendem melhor que os adultos irão voltar.

E por mais que isso possa parecer tedioso para quem já é adulto, basta se colocar no lugar da criança, em um pleno exercício de empatia e de carinho por ela. Pense: o que acontece no seu dia quando atividades imprevistas surgem no trabalho? E quando você chega em casa e descobre que tem de ir correndo ao mercado? Pois bem! É justamente sobre essa sensação de frustração em relação ao tempo que estabelecer e organizar uma rotina para criança trata. 😉

Vale lembrar que estabelecer uma rotina não precisa ser enfadonho. E você não precisa eliminar todas as atividade que saiam do roteiro! Um dia a dia organizado para os pequenos e pequenas pode incluir tão somente a antecipação de algumas tarefas e atividades.

Assim, desde cedo, as crianças vão entendendo e assimilando os horários e regras do cotidiano. Quando maiores, tornam-se crianças e adolescentes com maior senso de organização e responsabilidade, conseguindo estabelecer os horários de estudos e de obrigações, como ajudar a família nas atividades da casa.

Por fim, as rotinas também colaboram na organização da vida dos adultos. Ter horários estabelecidos para as refeições, sonecas, banho 🛁 e brincadeiras faz com que a família toda possa se organizar melhor e tenha mais tempo para aproveitar os momentos juntos!

Não se esqueça de ser flexível

É importante lembrar que o excesso nunca é bom. Ou seja, é preciso saber a hora de ser flexível, para que a rotina não se torne algo imposto e negativo para toda a família. Nos finais de semana, pode ser liberado dormir umas horinhas a mais, não é mesmo? Ou mesmo almoçar mais tarde, por exemplo.

O importante é estabelecer alguns horários e criar hábitos saudáveis, principalmente durante a semana. Assim, é possível tornar o ambiente mais organizado e confortável para todos. Incluindo adultos e crianças!

E lembre-se que, de vez em quando, também pode ser muito divertido sair da rotina: que tal uma ida ao cinema no meio da semana? Ou uma visita aos avós? 👵🏼💕 Divirtam-se! Desde que esse momento não comprometa as suas outras atividades importantes, tudo bem?

Dicas para estabelecer uma rotina para criança

Para ajudar as famílias leitoras da Leiturinha, a psicóloga Letícia Araújo elencou algumas dicas especiais para estabelecer uma rotina em sua casa. Confira agora mesmo!

Hora de dormir

A hora de dormir costuma ser a primeira ideia de rotina para os pequenos e pequenas. Afinal, aos poucos, eles precisam aprender a diferença entre o dia e a noite para dormirem melhor e se desenvolverem de forma saudável. Por isso:

😴 As sonecas durante o dia devem acontecer sempre em ambiente claro, sem evitar barulhos ou mudar a rotina da casa.  

🌜 Para o sono da noite, é necessário que os adultos realizem uma higiene do sono com as crianças, como um ritual. Pode ser um banho relaxante, seguido de uma história, por exemplo. Além disso, é importante que o quarto esteja pouco iluminado e sem barulhos.

Hora de alimentar

É saudável fazer as refeições em família, todos sentados à mesa e degustando alimentos variados. 🥦 Aproveite a oportunidade para conversar e descobrir como foi o dia das crianças na escola, por exemplo. Você também pode aproveitar para montarem juntos um novo cardápio para a semana seguinte!

Estabelecer horários

É importante que os pequenos e pequenas tenham horários para acordar, realizar algumas atividades, brincar e dormir. Seguir esses horários faz com que a criança se acostume e estabeleça uma rotina. Para isso, você pode montar um quadro de horários com desenhos, mostrando como será a ordem do seu dia. Isso trará mais segurança para as crianças!

Espaços organizados

Ter um ambiente organizado também auxiliará as crianças. Para que isto aconteça é muito importante que eles saibam que:

🧩 Depois de brincar devem guardar seus brinquedos;

👖 Roupas usadas devem ser colocadas no cesto de roupa suja;

🧹 Desde muito cedo, podem e devem auxiliar nas tarefas domésticas. Afinal, eles também fazem parte da família!

Dicas da Leiturinha para conversar sobre rotina

Quer introduzir o tema da rotina em sua casa, de forma positiva e saudável para as crianças? Veja algumas das sugestões de livros da Loja Leiturinha para sua família!

Urso e Rato: Hora de Dormir

Urso e Rato - Hora de Dormir

Interativo e divertido, o livro infantil Urso e Rato: Hora de Dormir explora todas as etapas da rotina de sono, que podem também ser realizadas com as crianças. 🧸🌙 Além disso, suas abas permitem chamar a atenção dos pequenos e pequenas, estimulando o desenvolvimento!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Urso e Rato: Hora de Dormir” na Loja Leiturinha!

Comer e Brincar

Comer e Brincar

Dificuldades na hora de comer? Ajude os pequenos e pequenas com Comer e Brincar, um livro de atividades super interessantes para as crianças se divertirem! Com ele, seus filhos irão aprender mais sobre as frutas, verduras, legumes e outros ingredientes, familiarizando-as com o universo dos alimentos! 🍉

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “Comer e Brincar” na Loja Leiturinha!

O Gafanhoto e o Segredo do Tempo

O Gafanhoto e o Segredo do Tempo

Você já pensou em comprar coisas e pagar com tempo? ⏱️ Quantos dias custa um carro? Quantos minutos custa um sapato? Quantas horas custa um bolo? Essa última pergunta, feita pelo Senhor Gafanhoto à Dona Formiga, levou a um monte de aprendizados a ela e à amiga, Dona Baratinha. Tempo, trabalho, dinheiro e consumo: qual a relação entre os quatro e como eles afetam a nossa vida? Vamos aprender juntos?

O livro O Gafanhoto e o Segredo do Tempo aborda de maneira lúdica temas importantes ao desenvolvimento infantil, sobretudo na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O Gafanhoto vai ensinar sobre a educação financeira, mundo do trabalho, gestão do tempo, organização e consumo… Ufa! Tudo isso com um conteúdo preparado especialmente para os pequenos e pequenas!

👉 Clique aqui para conferir o livro “O Gafanhoto e o Segredo do Tempo” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas para estabelecer uma rotina para criança? E das sugestões da Leiturinha para sua família? Se você quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças, então chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Escrito por Ana Clara Oliveira
Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
Pesadelo e terror noturno infantil: o que fazer em cada caso?

Pesadelo e terror noturno infantil: o que fazer em cada caso?

Imagine a seguinte situação: de repente, seu pequeno ou pequena começa a gritar durante a noite, transpirando e se debatendo. O que você faria? 😟 É comum que, diante de um caso de pesadelo ou terror noturno infantil, os adultos fiquem bastante preocupados e até...

Como criar pequenos artistas?

Como criar pequenos artistas?

Ter liberdade, espaço e autonomia para desenvolver a imaginação, a fantasia e, sobretudo, a criatividade é bastante importante para os pequenos e pequenas. E saber como criar pequenos artistas ajuda os adultos a incentivarem essas competências desde a infância! Quer...

A importância do contato com a natureza para as crianças

A importância do contato com a natureza para as crianças

Cuidar das plantas e das flores, respirar ar puro, tomar banho de chuva e brincar na terra são hábitos muito saudáveis! 🌱 Afinal, o contato com a natureza é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos e pequenas. Por isso, essas atividades devem ser...

Pesadelo e terror noturno infantil: o que fazer em cada caso?

Pesadelo e terror noturno infantil: o que fazer em cada caso?

Imagine a seguinte situação: de repente, seu pequeno ou pequena começa a gritar durante a noite, transpirando e se debatendo. O que você faria? 😟 É comum que, diante de um caso de pesadelo ou terror noturno infantil, os adultos fiquem bastante preocupados e até...

Como criar pequenos artistas?

Como criar pequenos artistas?

Ter liberdade, espaço e autonomia para desenvolver a imaginação, a fantasia e, sobretudo, a criatividade é bastante importante para os pequenos e pequenas. E saber como criar pequenos artistas ajuda os adultos a incentivarem essas competências desde a infância! Quer...

A importância do contato com a natureza para as crianças

A importância do contato com a natureza para as crianças

Cuidar das plantas e das flores, respirar ar puro, tomar banho de chuva e brincar na terra são hábitos muito saudáveis! 🌱 Afinal, o contato com a natureza é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos e pequenas. Por isso, essas atividades devem ser...

Até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa?

Até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa?

Participar do universo fantasioso dos pequenos e pequenas é mesmo uma delícia! Nesse sentido, a Páscoa pode ser um momento bastante especial para estimular o pensamento inventivo das crianças. Afinal, as idealizações que permeiam as datas comemorativas são importantes...

1 Comentário

  1. Priscila

    Meu problema aqui são as sonecas curtas. Cerca de 30 minha. Aí não dá para estabelecer rotina com horário. Afinal nunca sei qto tempo ele vai conseguir dormir.
    Quem estipulou horário fixo pra dormir a noite foi ele. 19h50 troca roupa e fralda 20h no quarto mama e 20h30 no berço dormindo. Fora isso não tem mais horário fixo pra nada. De manhã acorda entre 6h40 e 7h10. Muito raro acordar 7h30.
    Daí pra frente dorme qdo tem sono e na

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boa leitura!