A memória auditiva é a capacidade de aprender ouvindo. E dá pra imaginar o quanto ela é importante para a criança, que já reage a estímulos auditivos na vigésima semana de gestação. Um déficit de memória auditiva pode resultar em problemas na fala, em um vocabulário limitado e no desempenho abaixo do esperado quando for a hora de ler e escrever.
Crianças com déficit de memória auditiva escutam muito bem, mas costumam ser distraídas e ter dificuldade em se concentrar. Elas podem apresentar dificuldade em: seguir instruções com mais de dois comandos, formar palavras, guardar e relacionar informações, lembrar o que leram depois de alguns parágrafos…
Treinar a atenção aos sons e ter a capacidade de diferenciar eles ajuda a tornar a memória auditiva mais eficiente, além disso, treinar a memória auditiva reduz as chances de problemas de fala e aprendizado relacionados à questão. Mas como fazer isso?
“Quanto mais lúdico, ou seja, quanto mais sentido aquela atividade fizer para a criança, mais fácil vai ser para ela memorizar. Toda contação de história, leitura de poemas, historinha com rimas, música cantada ou brincadeira que envolva ritmo e palavra vai ajudar, tanto na memória auditiva quanto em outras questões da linguagem”, explica a fonoaudióloga Anne Surian.
Nós levamos o desenvolvimento infantil a sério, e – com a ajuda da especialista – selecionamos algumas atividades divertidas, que podem ser feitas diariamente, e que exercitam essa memória!
*Elas são indicadas para crianças de 3 a 6 anos, mas podem ser feitas por crianças maiores, desde que se aumente o número de palavras na brincadeira.
Confira 6 dicas para melhorar a memória auditiva das crianças:
1. Viagem em pensamento
Peça para a criança fechar os olhos, pensar em um lugar para onde gostaria de viajar e escolher um objeto para levar. Então, pergunte o lugar e o objeto escolhido. A partir dessas informações, forme uma frase, repetindo o item e acrescentando um novo. Ex: vou para a fazenda levar meu ursinho de pelúcia e meu cachecol. A criança deverá dar continuidade, acrescentando outro item. A atividade continua até que alguém esqueça de um item ou confunda a sequência.
2. Que som é esse?
Pegue objetos que façam sons variados como folha de papel, chocalho, zíper, apito, etc, fale para a criança fechar os olhos e faça algum som. A criança tem que adivinhar qual é o objeto, depois faça sons diferentes em sequência para a criança dizer quais foram e na ordem em que foram reproduzidos. Comece com dois sons e vá aumentando, palmas e assobio também podem.
3 . O que está faltando?
Faz a mesma coisa da outra brincadeira, só que agora você vai repetir a sequência omitindo um dos sons tocados na primeira vez. Peça à criança para identificar o som que está faltando. Pode aumentar o número de sons conforme for ficando fácil para a criança.
4 . Palavras malucas
Fale palavras malucas que não existam e peça para a criança repetir uma de cada vez. Ela tem que prestar muita atenção na sequência do som da palavra para memorizar e repetir!
5. Era uma vez, um audiolivro!
Ao invés de livros impressos, tente oferecer para a criança opções de histórias em áudio. A concentração exclusiva na audição (sem vídeo) é um ótimo treino desde muito cedo.
6. Música também!
Se a concentração da criança estiver parecendo “falha”, tente usar música. Sons que tenham palavras cantadas ajudam muito nesse treino de memória auditiva. Toda vez que a gente une ritmo a palavras, ajudamos a criança a memorizar e aprender mais fácil.
Leia também: