Como falar de dinheiro com as crianças

Dec 21, 2018 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Comportamento, Criança, Educação, Família, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

É importante falar de dinheiro com as crianças, sim. E apesar de muitas vezes deixarmos de falar sobre o assunto com elas pensando em não envolvê-las em conversa de “adulto”, o ideal é que a gente traga o tema para a mesa desde cedo. Afinal, ela vai crescer, e ensiná-la a lidar com ele agora é a maneira mais eficaz de garantir que tenha bons hábitos financeiros no futuro. Conheça os erros mais comuns da educação financeira e soluções recomendadas por especialistas:

Começar direto pela mesada

O recomendado para primeiro contato com dinheiro é usando o cofrinho: ele é lúdico e representa de forma concreta o que é “poupar”. Ou seja, a criança vê as moedas serem guardadas até poder gastar. Uma dica é ter um cofre pequeno, um médio e um grande: para objetivos de curto, médio e longo prazos. A criança percebe que a quantia de dinheiro necessária e o esforço para guardá-la variam para cada desejo.

Pular outras etapas

Além do cofrinho, tem outra recomendação antes da mesada: a “semanada”. Dar um valor por semana é ideal, pois o “tempo das crianças” demora mais pra passar – e um mês é muito tempo no início. Indicado para a idade de 7 ou 8 anos. Aos 9 ou 10, pode vir a mesada, Só quando a criança tiver uma ideia melhor sobre economia, chega a vez da poupança.

Não falar de dinheiro

O ideal é conversar sobre o assunto. Dá pra estimular a criança a estabelecer objetivos para o dinheiro guardado. Ou ensiná-la a pesquisar o preço de algum brinquedo. Explicar sobre valores diferentes encontrados no mercado. É possível até mesmo compartilhar as dificuldades do orçamento da casa de uma forma leve, etc.

Dar mais (ou menos) que o necessário

Quando é cofrinho, basta dar moedas com alguma frequência. Na hora da mesada, o ideal é oferecer metade do valor que gastamos mensalmente com a criança, e não oferecer nenhuma quantia “por fora”. Se for semanada, é só dividir o valor por semana.

Leia também:

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais