Ponto de Exclamação: A história de um ponto em busca de si mesmo

dez 27, 2018 | 10+ anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Os sinais de pontuação têm a função de atribuir pausas, entonações de voz à leitura, sendo responsáveis por transmitir sentimentos, emoções e intenções à palavra escrita. De forma poética, mas não menos factual, podemos dizer que os sinais de pontuação humanizam o texto escrito, carregando em si o que há de humano em nosso modo de comunicação. Tão comuns em nossa rotina, os sinais quase passam despercebidos. Mas sua falta, torna tudo muito confuso e, à vezes, incompreensível!

Ponto de Exclamação: A história de um ponto em busca de si mesmo

A norte-americana Amy Krouse Rosenthal (1965 – 2017) foi autora de mais de 30 livros infantis. Especialista em livros ilustrados, suas obras são bem conhecidas por críticos de literatura infantil e amantes dos livros ilustrados – especialmente os livros “Pato, Coelho” (Editora Cosac & Naify) e o Ponto de Exclamação (Editora WMF – Martins Fontes). Além da literatura infantil, Rosenthal também se dedicou à produção de curtas e livros dedicados a temas os quais ela acreditava, sobre maneiras positivas de ver e viver a vida, consigo mesmo e com o outros.

Em Ponto de Exclamação, enviado no Kit Leiturinha aos nossos Leitores em Processo, a autora apresenta a história de um ponto de exclamação que se sentia confuso sobre si mesmo, sempre tentando se adaptar a um grupo, não sabia exatamente quem era ou para que viera ao mundo. Tudo muda quando um ponto de interrogação chega no pedaço, com seus mil questionamentos, interpelando o novo amigo até sua exaustão! Com um grande e poderoso “CHEGA!”, o confuso ponto de exclamação compreende, enfim, o que pode fazer e quem ele realmente é!

As ilustrações de Tom Lichtenheld são minimalistas, mas nem por isso simples. Neste livro, texto e ilustrações se misturam, formando uma narrativa repleta de sentidos e significados, com muitas leituras possíveis. Uma delas é a questão sobre a identidade e a busca constante pelo nosso lugar no mundo. Os pequenos poderão facilmente se identificar com este livro, sobretudo aqueles que já questionam sobre sua origem, sobre o porquê das coisas, e outras caramiolas tão importantes para a formação do pensamento autônomo e da criatividade.

Leia também:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais