A literatura infantil nos permite vivenciar experiências únicas que vão além do livro. Bom exemplo disso é a publicação As Capivaras: novo Inédito Leiturinha que fez parte dos envios aos membros do Clube em Junho, e que agora está disponível para compra na Loja Leiturinha.🛍
As Capivaras é um livro infantil sobre sentimentos e preconceito. Através da literatura infantil, é possível que a criança experimente diversas emoções, conheça novos lugares e explore o universo da fantasia – bem como o da realidade, porém de forma lúdica e adequada ao seu nível de compreensão.
Com isso, o pequeno ou a pequena permanece se ressignificando enquanto indivíduo após cada leitura. E, aqui na Leiturinha, nós acreditamos na potência que os livros infantis possuem para construir adultos mais empáticos, conscientes e humanos.
Falando sobre preconceito na infância
Boas leituras podem auxiliar os mediadores a tratar temas delicados com as crianças de forma mais leve e sensível, dando a oportunidade de um bom diálogo para construir novos aprendizados. E não é diferente com o novo Inédito Leiturinha As Capivaras. Extremamente premiado no exterior, sob o nome “Los Carpinchos”, agora chega ao Brasil em primeira mão pela Leiturinha um livro que, certamente, oferece ser um ótimo caminho para falar com crianças sobre preconceito e como ele se manifesta.
Atualmente, muito se fala das relações interpessoais e suas vivências. Discussões sobre racismo, preconceitos, empoderamento feminino, empatia e respeito têm conquistado cada vez mais espaço na sociedade em que estamos inseridos. E isso é ótimo! No entanto, é uma luta constante que está apenas começando e que ainda precisa ser muito priorizada em nossa conduta e cultura coletiva.
Nesse contexto, como falar sobre preconceito com os filhos e as filhas?
Muitos adultos têm a tendência de blindar as crianças e não tocar em assuntos delicados com a intenção de protegê-las. Isso porque entendemos a infância como uma fase mágica, na qual reina o brincar, a imaginação e a diversão. Mas, pensando assim, podemos contribuir para que sentimentos de insegurança surjam no futuro. Consequentemente, essas crianças podem se tornar adultos que não conseguem lidar com suas emoções.
Por isso, é muito importante que nós, adultos, enquanto figuras protetoras e promotoras de aprendizados, possamos oferecer oportunidades às crianças para que elas expressem ideias, vivências e pensamentos. O ideal é construirmos uma relação sincera, de olho no olho e, sobretudo, acolhedora. Crianças precisam sentir!
Sentir medo, raiva, angústias, tristezas, alegrias, prazeres e, a partir daí, aprender a lidar com suas emoções. Portanto, vamos promover diálogos e falar sobre assuntos difíceis. É necessário contribuir para torná-las adultos pensantes capazes de serem seres ativos na sociedade. E a literatura infantil poderá auxiliar muito nesse caminho!
As Capivaras: um livro infantil sobre sentimentos, preconceito e muito mais
Pensando nisso, a Curadoria da Leiturinha selecionou para seus leitores As Capivaras: um livro especial para falar com crianças sobre a empatia, a solidariedade, o valor das diferenças e do acolhimento. Essa é uma produção da linha de Inéditos Leiturinha – trazida para o Brasil em primeira mão para os assinantes do Clube. Seu nome original é Los Carpinchos.
Sobre o autor
Alfredo Soderguit nasceu no Uruguai, em 1973. Foi um grande estudioso de Artes e formou-se na Universidad de la República, na Escuela de Cine del Uruguay. Como ilustrador, participou de mais de 50 livros, teve seu trabalho selecionado para a Bienal de Bratislava e para a Exposição de Ilustradores da Feira do Livro de Bolonha. Em 2019, recebeu o Prêmio de Ilustração de Literatura Infantil do Uruguai na categoria Quadro Único.
Sobre a obra
As Capivaras é um livro ricamente ilustrado que apresenta de maneira singela temas importantes a serem discutidos desde cedo. É uma fábula, afinal, retrata, por meio de uma história envolvendo animais, os sentimentos e as emoções da realidade humana – por exemplo, a amizade, o respeito, a afetividade e o olhar para o outro. É uma grande obra infantil, pois traz grandes reflexões para todas as idades.
É, sem dúvidas, um livro de muitas camadas. A princípio, a criança capta na superfície a temática da importância de aceitar o outro e da socialização. Posteriormente, pode captar as outras camadas, como a questão do sofrimento animal, dos crimes ambientais, a invasão aos habitats naturais e a busca por um ambiente novo. Por fim, percebe a possibilidade da readaptação a novas formas de vida.
Como ler “As Capivaras”
Por ser uma obra completa, o projeto gráfico apresenta as características de um livro ilustrado. Ou seja, a leitura acontece não somente pelas palavras, mas também pela linguagem imagética. É justamente isso que confere tanto valor à obra. O ponto alto desse livro é justamente a escolha do autor pelas cores usadas. O preto e branco fazem contraste com o vermelho, posto de maneira estratégica para direcionar o olhar do leitor.
Pelo seu valor literário, As Capivaras já foi amplamente aclamado no exterior, com os seguintes prêmios até o momento do nosso lançamento:
- New York Public Library – Best Books in Spanish – Ganador, 2020
- White Ravens, 2020
- Fundación Cuatrogatos, 2021
- Selección de Babelia – El País, 2020
- Kirkus Starred Review, 2021
Por todas as características aqui expressas, comprovamos que se trata de um livro enriquecedor. Sendo assim, temos uma ótima oportunidade para o leitor exercitar sua imaginação e construir novos aprendizados por meio de suas possibilidades de leitura.
“As Capivaras”: Compre agora! 🛍
O livro As Capivaras foi enviado em primeira mão aos assinantes do Clube Leiturinha durante Junho, como forma de celebrar a 6ª edição do Mês do Pequeno Consciente. Descubra as vantagens de tornar-se membro do Clube!
A pedidos, ele agora está disponível também para compra avulsa na Loja Leiturinha. 👉 Clique aqui para garantir o seu, são poucas unidades! 🤩
Leia mais: