A Jacaré: a curiosa amizade de um homem e seu pet peculiar

jul 21, 2021 | Clube Leiturinha, Leiturinha, Loja Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O livro A Jacaré conta a linda história de amizade entre Faoro e Negro, um jacaré. Isso mesmo! Um jacaré! 🐊 Esse Inédito Leiturinha é um livro infantojuvenil estrangeiro ultra premiado, e seu título original é La Caimana. Chegou ao Brasil em primeira mão aos assinantes do Clube Leiturinha durante o mês de Junho, mas agora já está disponível para compra avulsa na Loja Leiturinha! 🤩

Os autores de A Jacaré, María Eugenia Manrique e Ramón París, se basearam numa história real que se passa em San Fernando de Apure, na Venezuela. Mas a obra não trata apenas de relacionamentos. Ela fala também de diversas temáticas, como a convivência com a natureza e o luto.

A Jacaré: uma história sobre natureza, relacionamentos e luto

O humano protagonista da aventura de La Caimana se chama Faoro (tanto na vida real quanto na história do livro) e, em algum momento, encontra um jacaré que tem apenas 3 dias de vida. Pressupondo que o animal é um macho, nomeia-o de Negro. Eles constroem uma linda amizade, até descobrirmos que Negro, na realidade, é um jacaré fêmea. Ou seja, uma jacaré! Mas nada muda esse relacionamento (nem o nome de Negro), e a jacaré continua a ser muito mimada por Faoro, como se fosse sua filha.

Parte interna do livro "A Jacaré" (La Caimana)

Faoro constrói um tanque de água doce para a jacaré Negro em seu quintal

Até que um dia Faoro se apaixona por uma mulher chamada Ângela e se casa com ela. A moça também constrói uma linda amizade com Negro, a jacaré.

Mas essa linda família terá também de lidar com a perda de um ente querido. E aí surge a questão: como falar com as crianças sobre o luto?

Afinal, o que é o luto infantil?

Qual é o melhor caminho para tratar de um assunto tão delicado? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, “O luto é uma reação emocional intensa diante de uma perda. Essa perda não se resume apenas à morte, mas também a variadas situações dolorosas ocorridas durante toda a vida”. 

Não somos naturalmente ensinados a lidar com perdas, mas sempre a buscar vitórias, a conquistar algo que queremos. No entanto, as perdas fazem parte da vida, e precisamos nos munir de ferramentas para lidar com elas.

O luto infantil pode ser ainda mais difícil de ser processado. Afinal de contas, a criança geralmente ainda não tem a dimensão do que é a perda de um ente querido. Além disso, geralmente, nesse momento os adultos estão lidando com o próprio luto, o que torna tudo ainda mais delicado.

Como falar com as crianças sobre luto?

Mas então, qual é o melhor jeito de conversar sobre algo tão real e complexo? Bem, cada família terá sua própria maneira de lidar com o luto infantil. Não há um saber universal acerca da morte. Cada um de nós lida com essa situação de maneira diferente, sempre considerando nossas crenças, nossa cultura e nossos valores. No caso de passar por esse momento com as crianças, às vezes se torna necessário, inclusive, contar com a ajuda profissional de um psicólogo

Além disso, preparamos algumas dicas de ouro que podem auxiliar os adultos a conversarem com a criança sobre o luto:

1. Dialogue com a criança

Às vezes, nós, adultos, procuramos evitar tratar de assuntos dolorosos. Mas o nosso silêncio pode soar como desamparo para a criança. Deixe que ela se expresse do seu próprio jeito, em seu próprio tempo.

2. Esteja presente

O mais importante não é ter todas as respostas, mas sim estar presente e aberto a falar com a criança sobre o assunto. É claro, respeitado o tempo e os limites do pequeno ou da pequena.

3. Acolha e ampare

A sua disponibilidade para acolher e amparar a criança é o que fará toda a diferença nesse momento. Fortalecer o vínculo entre vocês fará com que a criança não se sinta sozinha. E esse acolhimento é do que ela mais precisa numa situação como essa.

4. Fale a verdade

Caso a criança questione se você está triste, conte a verdade. Claro, de preferência, adapte o discurso à faixa etária da criança. E, se ela não entender, está tudo bem. Ela pode perguntar e você pode responder que não sabe a resposta, mas que podem encontrá-la juntos. O mais importante é realmente estar disponível para conversar e respeitar a verdade dos fatos.

A literatura infantil como ferramenta para tratar temas espinhosos com as crianças

Selecionar bons livros para ler com a criança, bem como dialogar com ela sobre a história e as temáticas das quais o livro trata, também é recomendável. Esse pode ser um ótimo caminho para iniciar uma conversa sobre algum assunto que consideremos mais complexo, como o luto infantil, por exemplo. 

Em relação ao luto em específico, é interessante permitir que a criança tenha contato com livros que contem histórias sobre perda e luto. Depois disso, pode-se conversar com ela sobre essas narrativas. Isso auxilia na missão de prepará-la para lidar com esses assuntos, seja no presente ou no futuro. 

Aqui na Leiturinha, nossa equipe de Curadoria seleciona livros com todo o carinho para pequenos leitores com idade desde o início da vida. Seja no Clube Leiturinha ou na Loja Leiturinha, todos os livros são cuidadosamente tratam de rotina, relacionamentos, descobertas, sentimentos e muitos outros. Portanto, a literatura permite apresentar à criança muitos universos, possibilidades e realidades.

“A Jacaré”: Compre agora! 📚🛍

Portanto, pode confiar! Aproveitem juntos a leitura do emocionante e envolvente enredo do Inédito Leiturinha A Jacaré e conversem sobre os temas de que a obra trata. Afinal, toda história sempre tem mais de uma camada a ser pensada.

👉Clique aqui para adquirir na Loja Leiturinha!👈

Capa do livro "A Jacaré" (La Caimana)

Clique na imagem para comprar “A Jacaré” na Loja Leiturinha! 🛒🐊

👋 Boa Leiturinha!

Leia mais:

Lindsay Viola

Linguista de formação, curadora por missão e criança na alma. Acredita que o poder das palavras e da educação pode mudar o mundo.

    Acompanhe nossas redes sociais