As Capivaras: livro premiado para falar com crianças sobre preconceito

jul 30, 2021 | Clube Leiturinha, Leiturinha, Loja Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A literatura infantil nos permite vivenciar experiências únicas que vão além do livro. Bom exemplo disso é a publicação As Capivaras: novo Inédito Leiturinha que fez parte dos envios aos membros do Clube em Junho, e que agora está disponível para compra na Loja Leiturinha.🛍

As Capivaras é um livro infantil sobre sentimentos e preconceito. Através da literatura infantil, é possível que a criança experimente diversas emoções, conheça novos lugares e explore o universo da fantasia – bem como o da realidade, porém de forma lúdica e adequada ao seu nível de compreensão.

Com isso, o pequeno ou a pequena permanece se ressignificando enquanto indivíduo após cada leitura. E, aqui na Leiturinha, nós acreditamos na potência que os livros infantis possuem para construir adultos mais empáticos, conscientes e humanos.

Falando sobre preconceito na infância

Boas leituras podem auxiliar os mediadores a tratar temas delicados com as crianças de forma mais leve e sensível, dando a oportunidade de um bom diálogo para construir novos aprendizados. E não é diferente com o novo Inédito Leiturinha As Capivaras. Extremamente premiado no exterior, sob o nome “Los Carpinchos”, agora chega ao Brasil em primeira mão pela Leiturinha um livro que, certamente, oferece ser um ótimo caminho para falar com crianças sobre preconceito e como ele se manifesta.

Atualmente, muito se fala das relações interpessoais e suas vivências. Discussões sobre racismo, preconceitos, empoderamento feminino, empatia e respeito têm conquistado cada vez mais espaço na sociedade em que estamos inseridos. E isso é ótimo! No entanto, é uma luta constante que está apenas começando e que ainda precisa ser muito priorizada em nossa conduta e cultura coletiva.

Nesse contexto, como falar sobre preconceito com os filhos e as filhas?

Muitos adultos têm a tendência de blindar as crianças e não tocar em assuntos delicados com a intenção de protegê-las. Isso porque entendemos a infância como uma fase mágica, na qual reina o brincar, a imaginação e a diversão. Mas, pensando assim, podemos contribuir para que sentimentos de insegurança surjam no futuro. Consequentemente, essas crianças podem se tornar adultos que não conseguem lidar com suas emoções. 

Por isso, é muito importante que nós, adultos, enquanto figuras protetoras e promotoras de aprendizados, possamos oferecer oportunidades às crianças para que elas expressem ideias, vivências e pensamentos. O ideal é construirmos uma relação sincera, de olho no olho e, sobretudo, acolhedora. Crianças precisam sentir!

Sentir medo, raiva, angústias, tristezas, alegrias, prazeres e, a partir daí, aprender a lidar com suas emoções. Portanto, vamos promover diálogos e falar sobre assuntos difíceis. É necessário contribuir para torná-las adultos pensantes capazes de serem seres ativos na sociedade. E a literatura infantil poderá auxiliar muito nesse caminho! 

As Capivaras: um livro infantil sobre sentimentos, preconceito e muito mais

Parte interna do livro "As Capivaras" (Los Carpinhos)

“…até que um dia chegaram as capivaras”. Por que não haveria espaço para elas?

Pensando nisso, a Curadoria da Leiturinha selecionou para seus leitores As Capivaras: um livro especial para falar com crianças sobre a empatia, a solidariedade, o valor das diferenças e do acolhimento. Essa é uma produção da linha de Inéditos Leiturinha – trazida para o Brasil em primeira mão para os assinantes do Clube. Seu nome original é Los Carpinchos

Sobre o autor

Alfredo Soderguit nasceu no Uruguai, em 1973. Foi um grande estudioso de Artes e formou-se na Universidad de la República, na Escuela de Cine del Uruguay. Como ilustrador, participou de mais de 50 livros, teve seu trabalho selecionado para a Bienal de Bratislava e para a Exposição de Ilustradores da Feira do Livro de Bolonha. Em 2019, recebeu o Prêmio de Ilustração de Literatura Infantil do Uruguai na categoria Quadro Único.

Sobre a obra 

As Capivaras é um livro ricamente ilustrado que apresenta de maneira singela temas importantes a serem discutidos desde cedo. É uma fábula, afinal, retrata, por meio de uma história envolvendo animais, os sentimentos e as emoções da realidade humana – por exemplo, a amizade, o respeito, a afetividade e o olhar para o outro. É uma grande obra infantil, pois traz grandes reflexões para todas as idades. 

Capa do livro "As Capivaras" (Los Carpinchos, no título original), novo livro Inédito Leiturinha que fala com crianças sobre preconceito.

O livro “As Capivaras” está disponível para compra na Loja Leiturinha! Clique na imagem para adquirir o seu 👆

É, sem dúvidas, um livro de muitas camadas. A princípio, a criança capta na superfície a temática da importância de aceitar o outro e da socialização. Posteriormente, pode captar as outras camadas, como a questão do sofrimento animal, dos crimes ambientais, a invasão aos habitats naturais e a busca por um ambiente novo. Por fim, percebe a possibilidade da readaptação a novas formas de vida.  

Como ler “As Capivaras”

Por ser uma obra completa, o projeto gráfico apresenta as características de um livro ilustrado. Ou seja, a leitura acontece não somente pelas palavras, mas também pela linguagem imagética. É justamente isso que confere tanto valor à obra. O ponto alto desse livro é justamente a escolha do autor pelas cores usadas. O preto e branco fazem contraste com o vermelho, posto de maneira estratégica para direcionar o olhar do leitor. 

Pelo seu valor literário, As Capivaras já foi amplamente aclamado no exterior, com os seguintes prêmios até o momento do nosso lançamento:

  • New York Public Library – Best Books in Spanish – Ganador, 2020
  • White Ravens, 2020
  • Fundación Cuatrogatos, 2021
  • Selección de Babelia – El País, 2020
  • Kirkus Starred Review, 2021

Por todas as características aqui expressas, comprovamos que se trata de um livro enriquecedor. Sendo assim, temos uma ótima oportunidade para o leitor exercitar sua imaginação e construir novos aprendizados por meio de suas possibilidades de leitura.

“As Capivaras”: Compre agora! 🛍

O livro As Capivaras foi enviado em primeira mão aos assinantes do Clube Leiturinha durante Junho, como forma de celebrar a 6ª edição do Mês do Pequeno Consciente. Descubra as vantagens de tornar-se membro do Clube!

A pedidos, ele agora está disponível também para compra avulsa na Loja Leiturinha. 👉 Clique aqui para garantir o seu, são poucas unidades! 🤩

Leia mais:

Fernanda Veiga

Mãe da Helena, formada em Pedagogia, especialista em Relações Interpessoais e Educação Moral. Descobriu na literatura infantil uma das suas maiores paixões e acredita que a leitura tem o simples poder de transformar e ressignificar as pessoas.

    Acompanhe nossas redes sociais