Você sabe o que é asfixia postural em bebês?

mar 9, 2020 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A asfixia postural ocorre quando o bebê é mal posicionado em lugares que o deixam sentado, como a cadeirinha do carro, de descanso e até alguns tipos de canguru

Ué, você deve estar pensando, mas o que é essa tal de asfixia postural? 

Na verdade, o que acontece é que quando o bebê é muito novinho, ele tem um corpo mais mole. Isso porque ele ainda não possui um tônus muscular completo e por isso, não consegue se sustentar sozinho. Portanto, quando ele pega no sono, acaba sendo flexionado para um de seus lados, isso faz com que os órgãos do bebê sejam pressionados e as vias respiratórias comprimidas. O risco disso é o impedimento da entrada do ar corretamente, de forma que o bebê é impedido de respirar. 

Quais crianças correm o maior risco de sofrer asfixia postural?

Normalmente, pela falta de tônus muscular, os bebês de 0 a 4 meses de vida e recém nascidos são os que mais correm risco. Mas se o bebê nasceu com hipotonia muscular (uma doença que causa enfraquecimento dos músculos), é importante ficar sempre atento. 

Como é possível evitar que a asfixia postural ocorra?

Quando for escolher a cadeirinha do carro para o bebê, escolha um modelo que seja adequado ao peso e à altura da criança. Se estiver na dúvida de como instalar, peça a ajuda de alguém e sempre siga as instruções do manual. Além disso, depois de instalada, force o seu deslocamento para garantir que está bem presa. Ao posicionar o bebê também tenha certeza de que o cinto está bem ajustado. 

É importante sempre conferir se a criança está confortável e bem posicionada. Portanto, a supervisão constante é fundamental. Lembre-se: a cadeirinha nunca deve ser utilizada em casa. 

Algumas precauções…

1. Não deixe o bebê dormir sentado.

O lugar certo para o bebê dormir é no berço. Então, sempre retire-o das “cadeirinhas” e quando ele dormir, o coloque no berço.

2. Preste atenção na posição da cabecinha do bebê.

Durante os passeios de carro, sempre preste atenção à posição da cabecinha do seu pequeno e mude de posição se ela estiver caída para o lado ou para a frente.

3. Fique atento a barulhos.

Sempre que seu pequeno estiver na cadeirinha, preste atenção a qualquer barulho diferente que ele fizer.

4. Retire o bebê da cadeirinha sempre que chegar ao destino.

É importante retirar o bebê da cadeirinha sempre que chegar ao destino, assim, diminuem os riscos de sofrer asfixia postural.

5. Evite viagens longas de carro.

No primeiro mês, principalmente, evite viagens com mais de 20 minutos. Caso elas ocorram, faça paradas no caminho. Também sempre mantenha um adulto ao lado do pequeno. 

Leia mais:

Michelle Rachid

Apaixonada por comunicação, acredita que a aprendizagem eficaz acontece por meio da leitura e das brincadeiras. Leitora voraz, ama viajar e é fã de carteirinha de animações.

    Acompanhe nossas redes sociais