Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

10 autores para conhecer a cultura nordestina

por | ago 2, 2022 | 0 Comentários

Ariano Suassuna, um dos grandes autores para conhecer a cultura nordestina!

De nomes consagrados aos mais recentes: vamos falar sobre 10 autoras e autores para conhecer a cultura nordestina? Continuando nossas celebrações da Semana da Cultura Nordestina, selecionamos alguns nomes de diferentes épocas e pontos de vistas, de romances ficcionais a literatura de cordel. Qualquer um desses artistas oferecem uma oportunidade de mergulho na história e na cultura dos diferentes locais da região Nordeste! Vamos lá? 📚

Leia mais:
👉 Você conhece a literatura de cordel?
👉 Literatura de cordel: contos em vídeo
👉 Qual é a importância da diversidade cultural?

O que é cultura nordestina?

Diversidade culinária, musical, literária, artística… falar de cultura nordestina é falar da cultura do nosso país! ❤️ Afinal, o Nordeste é a região brasileira que possui o maior número de estados. São 9: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Hoje, são mais de 49 milhões de nordestinos, o que corresponde a quase 30% da população de todo o Brasil. A região Nordeste possui também ecossistemas únicos, como a Caatinga. Além disso, no semiárido nordestino, encontramos áreas de Cerrado, Mata atlântica, Restinga e Manguezal.

Nesse sentido, quando falamos de cultura nordestina, precisamos ressaltar que as características, costumes, tradições, crenças e hábitos variam de estado para estado. Portanto, a cultura nordestina é rica, diversa e incrível!

São muitos alimentos típicos, como baião de dois, buchada, sarapatel, canjica, feijão de corda, arroz de coco e muito mais. Quanto às frutas, temos exemplares autenticamente brasileiros, como cajá, buriti, cajarana, umbu, macaúba, juçara, bacuri, cupuaçu, murici, pitomba… Ufa! São inúmeros os exemplares da riqueza dessa região! 🤩

Da mesma forma, é bastante difícil selecionar apenas 10 autoras e autores para conhecer a cultura nordestina. Apesar disso, queremos tentar! Continue a leitura e descubra autores e autoras que ajudam a compreender melhor esse pedaço tão importante para o nosso país. 😉

10 autoras e autores para conhecer a cultura nordestina

Sabemos que são muitos os participantes dessa grande comunidade literária. E que existem inúmeros talentos na região! 😍 Nomes como Castro Alves, Graciliano Ramos, José de Alencar, Jorge Amado, Manuel Bandeira e Nelson Rodrigues, por exemplo, são alguns dos mais famosos autores nordestinos.

Porém, que tal conhecer mais alguns escritores e escritoras, que nos permitem conhecer ainda outros aspectos da cultura nordestina? Confira agora mesmo!

1. Ariano Suassuna

“Não troco meu ‘oxente’ pelo ‘ok’ de ninguém!” (Ariano Suassuna)

Nascido em João Pessoa (PB), Ariano Suassuna (1927-2014) foi dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor, advogado e palestrante. Em 1990, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras e, em 1993, para a Academia Pernambucana de Letras. Já em 2000, foi eleito para a Academia Paraibana de Letras.

Autor de Auto da Compadecida (1955), considerada sua obra-prima e seu trabalho mais popular, Ariano escreveu romances, poesias e peças de teatro. Foi também um grande defensor da cultura nordestina no Brasil.

2. Rachel de Queiroz

Romancista, escritora, tradutora, jornalista, cronista e dramaturga nascida em Fortaleza (CE), Rachel de Queiroz (1910-2003) foi uma autora modernista. Sua principal obra, O Quinze (1930), conta a história de retirantes nordestinos afetados pela grande seca de 1915.

Rachel foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977, e a receber o Prêmio Camões, em 1993. Em 1994, ingressou também na Academia Cearense de Letras.

3. Ferreira Gullar

“A arte existe porque a vida não basta.” (Ferreira Gullar)

Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira (1930-2016), foi um escritor, poeta, ensaísta, biólogo, tradutor, memorialista e crítico de arte de São Luís (MA). Ocupante da cadeira 37 na Academia Brasileira de Letras, é considerado um dos fundadores do neoconcretismo.

Suas obras, como Poema Sujo (1976), foram marcadas principalmente por questões políticas e sociais. Em 2002, foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura.

4. Socorro Acioli

Jornalista, escritora, Mestre em Literatura Brasileira e Doutora em Estudos de Literatura. Nascida em 1975, em Fortaleza (CE), sua primeira obra foi escrita e publicada quando tinha apenas 8 anos de idade.

É autora de A Cabeça do Santo (2014), que conta a história de um jovem que descobre ouvir as preces das mulheres para Santo Antônio, e A Bailarina Fantasma (2015), voltada para o público infantojuvenil.

5. Jarid Arraes

Nascida em 1991, em Juazeiro do Norte (CE), é escritora, cordelista e poetisa. Neta e filha de cordelistas e xilogravadores, Jarid começou a publicar suas próprias obras aos 20 anos de idade.

Atualmente, já ganhou vários prêmios e tem uma carreira impressionante! Especialmente, em literatura de cordel, onde tem mais de 70 títulos publicados. Jarid também é autora de obras como Lendas de Dandara (2016), Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis (2017) e Redemoinho em Dia Quente (2019).

6. Itamar Vieira Júnior

Escritor, Mestre em Geografia e Doutor em Estudos Étnicos e Africanos, Itamar Vieira Júnior nasceu em Salvador (BA), em 1979. Em 2012, fez sua estreia na literatura com o livro de contos Dias, vencedor do Prêmio Projeto de Arte e Cultura da Bahia. Em 2017, lançou A Oração do Carrasco, que também foi premiado.

É também autor do impactante romance Torto Arado (2018), ganhador do Prêmio LeYa, de 2018, dos prêmios Jabuti e Oceanos, de 2020. Com isso, Itamar é considerado o escritor brasileiro vivo mais vendido e premiado do nosso país.

7. Izabel Nascimento

Cordelista, escritora, pedagoga, poeta e radialista, Izabel Nascimento nasceu em Aracaju (SE), em 1979. Filha de poetas da literatura de cordel, a obra de Izabel traz elementos das culturas sergipana e pernambucana.

É pioneira do Movimento Nacional das Mulheres Cordelistas em Combate ao Machismo, que surgiu em 2020, e tem atuado pelo espaço feminino dentro da literatura de cordel.

8. Nísia Floresta

Educadora, escritora e poetisa, Nísia Floresta era o pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto (1810-1885). Sua cidade natal, antes conhecida como Papari (RN), agora leva o seu nome.

Pioneira na educação feminista no Brasil, Nísia Floresta foi defensora de ideais abolicionistas, republicanos e feministas e autora de diversas obras sobre tais assuntos.

9. Bráulio Bessa

Poeta, cordelista, declamador e palestrante natural de Alto Santo (CE), Bráulio Bessa nasceu em 1985. Em 2012, criou o projeto Nação Nordestina, que reúne sua paixão pela cultura popular, pela poesia de cordel e a internet.

Bráulio se define como um “fazedor de poesia” e é autor de obras como Poesia com Rapadura (2017) e Poesia que Transforma (2018).

10. Mariane Bigio

Mariane Bigio é entusiasta da palavra, escritora, contadora de histórias, cantora, radialista e cordelista de Recife (PE). Junto com sua irmã, Milla, fundou o projeto Cordel Animado, um espetáculo infantil que mistura literatura de cordel, música, teatro de bonecos, fantoches e sonoplastia.

Aqui no Blog, já falamos sobre a importância da literatura de cordel para os pequenos e pequenas, além de divulgar os contos de cordel em vídeo de Mari Bigio. Clique e confira! ❤️

Ufa! Você gostou da nossa lista de autores para conhecer a cultura nordestina? Conhece mais algum artista incrível da região Nordeste? Compartilhe com a gente nos comentários!

Quer ler e viver as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Categorias:
Leitura
Escrito por Blog Leiturinha
A equipe do Blog Leiturinha é formada por especialistas em educação, literatura infantil, parentalidade e desenvolvimento infantil.
Livros selecionados por faixa etária, todo mês na sua casa. Saiba Mais.
Relacionados
5 livros infantis sobre o poder da amizade

5 livros infantis sobre o poder da amizade

O poder da amizade é um assunto comum em livros infantis. Não à toa: ter uma sólida rede de apoio é o que nos faz atravessar os caminhos mais difíceis em nossas vidas. 💕 Nesse sentido, ensinar para as crianças sobre a importância da amizade é uma maneira de incentivar...

Você conhece a literatura de cordel?

Você conhece a literatura de cordel?

Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, a literatura de cordel é um gênero literário popular, cujas histórias costumam ser baseadas em relatos orais. Marcada pela rima e pela métrica, seus versos costumam receber ilustrações caprichadas em xilogravura, que,...

3 livros para ler com as crianças antes que as férias acabem

3 livros para ler com as crianças antes que as férias acabem

Para grande parte das crianças, as férias são a melhor época do ano! Afinal, quem não gosta de ter o dia inteirinho para brincar, se divertir e curtir a família? 😍 Esse é um momento delicioso para descansar, viver novas experiências, fazer novas descobertas e criar...

5 livros infantis sobre o poder da amizade

5 livros infantis sobre o poder da amizade

O poder da amizade é um assunto comum em livros infantis. Não à toa: ter uma sólida rede de apoio é o que nos faz atravessar os caminhos mais difíceis em nossas vidas. 💕 Nesse sentido, ensinar para as crianças sobre a importância da amizade é uma maneira de incentivar...

Você conhece a literatura de cordel?

Você conhece a literatura de cordel?

Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, a literatura de cordel é um gênero literário popular, cujas histórias costumam ser baseadas em relatos orais. Marcada pela rima e pela métrica, seus versos costumam receber ilustrações caprichadas em xilogravura, que,...

3 livros para ler com as crianças antes que as férias acabem

3 livros para ler com as crianças antes que as férias acabem

Para grande parte das crianças, as férias são a melhor época do ano! Afinal, quem não gosta de ter o dia inteirinho para brincar, se divertir e curtir a família? 😍 Esse é um momento delicioso para descansar, viver novas experiências, fazer novas descobertas e criar...

Nenhuma pessoa é a mesma depois de ler um livro

Nenhuma pessoa é a mesma depois de ler um livro

Quem é você após ler um livro? E conhecer outras realidades, diferentes personagens e ter novas reflexões? A verdade é que nenhuma pessoa é a mesma depois de ler um livro! Afinal, os livros nos encantam, nos provocam e nos transformam. Por isso, após ler um livro,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito! Vamos falar de conscientização ambiental com as crianças?

Descubra a importância do tema e o papel da literatura nessa jornada!

Boa leitura!