Qual é a importância da diversidade cultural?

jul 11, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O que é ser criança morando na beira de um rio? Pertinho da praia? Ou, então, em um grande centro urbano? Em um sítio, um apartamento ou uma oca? A Leiturinha atua em prol da diversidade das infâncias! Todas elas, no plural. Nesse sentido, queremos ir além dos estereótipos e superar clichês regionalistas, mostrando a identidade nacional em toda sua grandiosidade. Então, pensando em tudo isso, vamos conversar sobre qual é a importância da diversidade cultural? Acompanhe o texto a seguir e saiba mais! 💚💛

Leia mais:
👉 Como acolher as crianças refugiadas?
👉 Por que existe o Dia da Criança Africana?
👉 Precisamos falar sobre respeito com nossas crianças

Qual a importância da diversidade cultural?

O mundo não é nosso umbigo, nem a nossa bolha. Ainda bem! 😍 O mundo é feito de pessoas diversas, de diferentes cidades, estados e países. Somente no Brasil, por exemplo, são muitas lendas, tradições, dialetos, músicas, festas, pratos típicos, sotaques diversos… Ufa! A verdade é que existem muitos “Brasis” dentro do nosso Brasil, não é mesmo?

O Brasil é um país de dimensões continentais, que é lar para mais de 200 milhões de pessoas. Dentre elas, são cerca de 250 povos indígenas. Além disso, estima-se que sejam faladas mais de 150 línguas no nosso país. Portanto, é de se imaginar que existam também muitos estilos de vida, diversos pontos de vista e realidades muito diferentes por aqui, que contribuem para a formação da nossa cultura e dos nossos costumes.

Da mesma maneira, existem diferentes formas de crescer e ser criança. E todas elas devem ser celebradas! Por tudo isso, ensinar as crianças a reconhecer e respeitar as diferenças desde cedo é fundamental. Afinal, essa atitude desperta a empatia, amplia o repertório cultural dos pequenos e pequenas, ajuda a formar cidadãos mais responsáveis e permite que crianças de lugares distantes estejam conectadas.

E é claro que a literatura tem tudo a ver com isso! Afinal, os livros abrem portas, encurtam distâncias e aproximam pessoas. Permitem a descoberta de vivências sequer imaginadas, ampliam nossos horizontes e aguçam a imaginação para novos cenários e soluções possíveis. Assim, formamos crianças com mais empatia, respeito e novas visões de mundo! ❤️

Diversidade cultural é diversidade literária

O Clube Leiturinha é o primeiro e maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil. E, por isso, está presente em cada cantinho do país! Para nós, é muito importante que todas as crianças se sintam representadas, acolhidas e conectadas. Cada vez mais!

Nesse sentido, pensar em diversidade cultural é também pensar em representatividade, já que queremos que todas as crianças sintam que a Leiturinha olha para elas. Dessa maneira, valorizar as várias histórias, bem como os muitos jeitos de se contar e perceber o mundo, é um compromisso com as nossas famílias leitoras.

Diante de tudo isso, a bibliodiversidade (ou diversidade literária) é uma das nossas premissas: não enviamos livros que sejam estereotipados ou conteúdos de caráter excludente, preconceituoso ou discriminatório. Ao contrário, acreditamos em uma literatura que reflita a diversidade cultural do nosso país! ✨

Leiturinha e bibliodiversidade: um compromisso

Aqui na Leiturinha, trabalhamos todos os dias para entregar produtos com excelência em curadoria. Isso significa entregar para os pequenos e pequenas o que há de melhor no universo literário, gerando um impacto positivo na vida de cada família leitora. Mas não só isso: queremos mudar também o mundo ao seu redor!

Assim, os livros que escolhemos devem dialogar com demandas sociais do seu tempo. 😉 Além disso, buscamos a valorização de autores(as) e ilustradores(as) diversos, de muitos cantos e regiões diferentes do nosso país. Especialmente, quando falamos dos nossos Originais Leiturinha!

Com a missão de continuar a incentivar a leitura, valorizar a produção literária nacional e oferecer ainda mais exclusividade aos nossos assinantes, curamos autores e ilustradores brasileiros para iniciar o nosso catálogo de obras originais. Entre os autores que compõem esta primeira leva, distribuída pelo Clube Leiturinha com prioridade, estão: Anna Cláudia Ramos, Vanessa Prezoto, Irena Freitas, Fernando Nuno, Alexandre Rampazo, Nelson Cruz, Marilda Castanha, Silvana Salerno e Gilles Eduar.

Já em nosso segundo ano de catálogo original, buscamos ainda mais diversidade e inclusão, trazendo esse tema não só nas histórias publicadas, mas também na autoria das obras literárias. Por isso, tivemos livros assinados e ilustrados por pessoas negras e pessoas com deficiência.

Além de histórias protagonizadas por crianças negras, por exemplo, tivemos histórias com temas como o autismo, a diversidade étnica e mulheres invisibilizadas da história do país. Ainda, importantes figuras da cultura infantil como Ruth Rocha e Hélio Ziskind somaram ao nosso catálogo.

Livros infantis que celebram a diversidade cultural

Falando em Originais Leiturinha, que tal conhecer alguns desses livros infantis que celebram a diversidade cultural e fazem parte do projeto de bibliodiversidade da Leiturinha? Descubra a seguir algumas das nossas obras originais, que incentivam o contato dos pequenos e pequenas com outras realidades, diferentes pontos de vista e que encorajam as novas experiências.

E lembre-se: todos esses livros infantis estão disponíveis na Loja Leiturinha, tudo bem? 😜 Boa Leiturinha!

Menina Pretinha, Menino Pretinho

Menina Pretinha, Menino Pretinho

Em Menina Pretinha, Menino Pretinho, sua criança vai conhecer uma menina e um menino pretinhos, com seus amigos. A Curadoria da Leiturinha selecionou este livro para seu pequeno ou pequena porque apresenta crianças diversas, com diferentes cores, cabelos e condição física.

Além disso, é ideal para uma leitura antes de dormir, por ter um texto rimado e ilustrações leves e delicadas. Ele também acompanha um QR Code que levará às canções do livro, belamente gravadas especialmente para as nossas pequenas e os nossos pequenos leitores! 🦋

👉 Clique aqui para comprar o livro “Menina Pretinha, Menino Pretinho” na Loja Leiturinha!

Chuva, Gente!

Chuva, Gente!

Chuva, Gente! é a história de uma menina e sua avó, mas também é a história da chuva. Trata-se de uma obra bastante poética e especial, que apresenta a perspectiva do povo indígena Wapichana sobre a chuva e a natureza. Ainda, as ilustrações da artista Graça Lima enchem as páginas de poesia e imaginação, convidando à reflexão sobre a relação humana com a natureza e os animais.

Por fim, este Original Leiturinha ensina sobre literatura indígena, aborda a relação entre avós e netos e fala sobre a importância de compartilhar memórias. Portanto, é uma sugestão incrível para ensinar para as crianças qual é a importância da diversidade cultural! 🌧️

👉 Clique aqui para comprar o livro “Chuva, Gente!” na Loja Leiturinha!

Você gostou de aprender um pouco mais sobre qual é a importância da diversidade cultural? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção ideal para a sua família? Não se preocupe! Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças. 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais