Nós sabemos que uma das principais preocupações das mamães de recém-nascidos é a amamentação. O aleitamento materno está diretamente relacionado à saúde e bem-estar dos pequenos e é um dos principais fatores, reconhecido pela OMS, para o desenvolvimento infantil saudável. Quando acontece do bebê estar abaixo do peso ou não estar ganhando peso depois de algumas semanas, muitas mães ficam preocupadas e não sabem a quem recorrer. É aí então que entra a atuação do fonoaudiólogo para ajudar nesse problema. Mas, afinal, como esse profissional pode ajudar em casos de bebês com baixo peso?

O papel do fonoaudiólogo em casos de bebês com baixo peso

A atuação de uma fonoaudióloga em casos de bebês com baixo peso depende muito do motivo pelo qual esse pequeno está com tão pouco peso e em qual período do seu desenvolvimento isso aconteceu. 

Por exemplo, um bebê que nasceu prematuro, com baixo peso e teve que ficar na UTI, em 99% dos casos vai precisar da ajuda de uma fono. Isso acontece porque esse pequeno nasceu muito fraquinho e não vai ter tônus suficiente na musculatura para conseguir fazer a sucção do leite da mama com eficiência. 

Então é necessário que uma fono avalie e estimule esse bebê para uma amamentação eficaz. Ou consiga passar a alimentação por sonda para depois tentar passar para via oral. Enfim, faça com que o pequeno consiga se alimentar com segurança. 

Existem também alguns casos em que os pequenos que nascem a termo, com peso normal e, de repente, deixam de ganhar peso ou até mesmo acabam perdendo. Esse é um grande sinal de que a sucção não está correta. Inclusive quando a sucção não está correta, pode acontecer até mesmo uma redução da produção de leite. Por isso é preciso que uma fono avalie e corrija para que ele volte a se alimentar normalmente!

Leia também: 

Profile photo of Flávia Puccini

Fonoaudióloga, mestre em processos e distúrbios da comunicação e especialista em motricidade orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. Carinhosamente, contribui com seu conhecimento no Blog, à convite da Leiturinha.