Meu filho começou a gaguejar de repente! E agora?

fev 17, 2020 | sem categoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Tudo está indo bem no desenvolvimento da linguagem do pequeno. Ele já aprendeu as palavrinhas e monta algumas frases… Até que: “Meu filho começou a gaguejar de repente. E agora?”. Calma, a gagueira infantil é mais comum do que parece e tem cura.  Descubra porque isso pode estar acontecendo e como lidar. 

O que é a gagueira? Por que ela aparece?

A gagueira é o nome popular da disfluência. São rupturas involuntárias muito comuns no desenvolvimento infantil e que podem acontecer com qualquer criança. O que é importante ser avaliado por um profissional de fonoaudiologia é o motivo disso estar acontecendo.

Geralmente pode vir de fatores psicológicos (como timidez, frustrações e ansiedade), alterações da motricidade orofacial, trocas ou atraso na aquisição da linguagem e falta de coordenação entre a respiração e a fala. Quando essas disfunções evoluem para um quadro crônico, costumamos chamar de gagueira do desenvolvimento

A Gagueira do Desenvolvimento é comum entre os 2 e 4 anos e estudos indicam que acontece mais em meninos do que meninas. 

Como identificar?

As gagueiras têm sido frequentes? Normalmente, as gagueiras do desenvolvimento costumam ser mais frequentes do que a disfluência comum. 

O quadro está evoluindo? 

Você já reparou se o pequeno está gaguejando entre os fonemas e sílabas? Na gagueira do desenvolvimento isso acontece principalmente no começo da palavra. Já, na disfluência (gagueira comum), a criança costuma gaguejar com palavras, partes de frases ou frases inteiras.

De qualquer forma é importante estar sempre atento às disfunções de linguagem que podem aparecer nos pequenos para iniciar um tratamento o mais rápido possível antes que comecem a prejudicar a vida social dessa criança. Pequenos que gaguejam costumam ser mais impacientes, ficam com vergonha e sentem grande dificuldade em se comunicar. Na dúvida, procure uma fonoaudióloga para avaliar e orientar. 

Leia mais:

Flávia Puccini

Fonoaudióloga, mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação e especialista em Motricidade Orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. *Flávia é especialista em fonoaudiologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais