Colônia de férias é uma boa ideia?

jan 3, 2020 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Os meses de julho, dezembro e janeiro são marcados pelas férias escolares. Nesses períodos, as ruas e portas das escolas ficam vazias e silenciosas. Por outro lado, toda a energia da criançada fica por conta da família, em casa. Aí já viu né? Haja criatividade, tempo e paciência para ocupar as horas e os dias dos pequenos. Afinal, eles estão a toda e animadíssimos para se divertirem o quanto puderem. Mas você já pensou em inscrever seu filho em uma colônia de férias?

Seja porque vocês não vão viajar, porque suas férias não batem com as do seu pequeno, ou porque você quer proporcionar uma atividade lúdica e divertida nos dias de folga das crianças. As colônias de férias são uma ótima pedida! Para todos os gostos e bolsos, essa pode ser uma boa saída para os pais, proporcionando dias de diversão, novas amizades e muitos outros benefícios à criançada! Confira aqui alguns deles:

1. Fazer novas amizades e conhecer gente nova!

As colônias de férias proporcionam atividades em que os pequenos precisam interagir uns com os outros, o que estimula a socialização. Provavelmente, ao final das férias seu filho vai estar cheio de amizades novas!

2. Praticar atividades físicas e ao ar livre

Seja no condomínio, no clube ou até mesmo no circo, as colônias de férias sempre propõem atividades e brincadeiras que movimentam o corpo e exploram os espaços ao ar livre, o que é muito benéfico para os pequenos, estimulando a coordenação motora, a cooperação e o desenvolvimento cognitivo, de forma lúdica e divertida!

3. Aprender novas habilidades

Dependendo da colônia de férias, além das atividades e brincadeiras, os pequenos aprendem coisas novas ou se aprimoram naquilo que já gostam de fazer, como música, teatro e artes, por exemplo. Além de ser uma experiência super legal, isso contribui para estimular a criatividade e a imaginação das crianças.

4. Incentivar uma alimentação melhor

De forma divertida e natural, as colônias de férias ajudam os pequenos a desenvolverem hábitos como uma alimentação mais equilibrada e a higiene. Com lanches e refeições saudáveis e uma rotina regrada, em que todos têm hora para comer, escovar os dentes e tomar banho, a colônia de férias estimula a autonomia da criança.

5. Melhorar o desempenho escolar

Depois de curtir as férias intensamente, brincando, gastando sua energia, fazendo amigos e aprendendo coisas novas, com certeza, seu pequeno voltará para a escola com o fôlego renovado, uma boa autoestima e mais confiança e concentração, além de ter muita novidade para contar para a turma!

E você? Já inscreveu seu pequeno em alguma colônia de férias? Conte para a gente como foi a experiência!

Leia também:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais