Meu filho não quer voltar para a escola. E agora?

jan 25, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

As férias escolares costumam ser o momento mais incrível do ano para os pequenos e pequenas: viagens, muitos passeios, diversão, brincadeiras e sem horário para dormir ou fazer a lição de casa! Mas como tudo que é bom, dura pouco. E agora, meu filho não quer voltar para a escola! 😧 Diante dessa situação, o que fazer? Como apoiar e incentivar as crianças na volta às aulas? Se você também está enfrentando dificuldades com essa readaptação escolar, acompanhe o texto abaixo e confira nossas dicas!

Leia mais:
👉 Volta às aulas presenciais: dicas para um retorno mais tranquilo e seguro
👉 10 dicas para lidar com os desafios da volta às aulas
👉 9 desenhos que vão ajudar seu pequeno na volta às aulas

Os desafios da volta às aulas

Acordar cedo, arrumar o material escolar, tomar o café da manhã, enfrentar o trânsito, despedir-se dos adultos, reencontrar colegas e professores e estudar novas matérias. Ufa! A rotina escolar pode ser bastante cansativa, não é mesmo? E pode ser também um presente para muitos alunos e alunas! Principalmente, para aqueles que amam voltar para a escola a cada início do ciclo letivo.

Porém, para muitas famílias, a volta às aulas pode ser um grande desafio. Por vezes, não é fácil voltar à rotina, aos mesmos caminhos e aos horários mais rígidos. ⏰ No entanto, para além das dificuldades habituais dessa adaptação, há situações que demandam maior atenção dos pais, mães e pessoas responsáveis, além dos próprios educadores.

Os últimos dois anos, por exemplo, trouxeram muitas incertezas. O que também impactou a saúde emocional de adultos e crianças, levando a quadros de estresse, ansiedade, pânico e depressão. Além disso, as idas e vindas em relação a volta às aulas presenciais e o ensino remoto geraram sentimentos negativos para muitos estudantes. Afinal, como se não bastasse o medo da covid-19 e as perdas de entes queridos, enfrentadas por milhões de famílias, as dificuldades para estudar também foram muitas.

Por isso, antes de mais nada, é necessário identificar os medos das crianças e investigar os motivos da recusa escolar. O que está gerando insatisfação ou insegurança naquela criança? Por que ela não se sente mais à vontade na escola? Somente a partir de tais respostas, será possível apoiar os pequenos e pequenas. E caso seja necessário, não hesite em procurar ajuda profissional, tudo bem?

Por que é importante voltar para a escola?

É bastante importante que as crianças e os adolescentes estejam na escola, e não somente para aprender o que está no currículo escolar. Isso porque a escola é um espaço fundamental para a socialização dos pequenos e pequenas, já que permite a convivência, o contato com a diversidade, a troca de conhecimentos e a construção de vínculos, por exemplo.

É na escola que as crianças têm seus direitos assegurados (afinal, criança não trabalha!), aprendem a conviver em sociedade e a reconhecer e respeitar as diferenças. Nesse sentido, embora a readaptação escolar seja difícil, o retorno para a escola é necessário e essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças e adolescentes. 🧒👧

Além disso, vale lembrar que os pequenos e pequenas têm noções de tempo e espaço bastante diferente dos adultos. Por conta disso, de forma geral, as crianças precisam de um maior período de tempo para se ajustarem à nova rotina. E isso é importante principalmente no caso da rotina escolar, que é tão diferente do momento das férias. Assim, o retorno às atividades escolares deve ser gradual e lento, para que elas se sintam confortáveis e seguras durante todo esse processo.

Como apoiar as crianças no processo de readaptação escolar?

Meu filho não quer voltar para a escola. E agora? Pensando, então, na importância da escola para os pequenos e pequenas, bem como no processo gradual de adaptação à nova rotina escolar, temos algumas dicas para a sua família!

Confira abaixo algumas sugestões para apoiar as crianças e os adolescentes na volta às aulas:

1. Ajuste os horários das crianças

A primeira coisa que os pais, mães e pessoas responsáveis podem fazer para apoiar as crianças e os adolescentes no processo de readaptação escolar é ajustar os horários da família. Ou seja, estabelecer novamente os horários de dormir e acordar, realizar as refeições, descansar e brincar, por exemplo.

E isso pode ser feito aos poucos, antes mesmo das férias terminarem! Assim, os pequenos e pequenas vão se readaptando à rotina de forma tranquila e sem grandes agitações. 😌

2. Organize o material escolar

Uma das partes mais divertidas da volta às aulas costuma ser a hora de organizar o material escolar, não é mesmo? Então, envolva as crianças no processo de compra e identificação dos cadernos, livros, lápis, mochila e tudo mais.

Se for possível, deixe os pequenos e pequenas escolherem as estampas e os personagens que mais lhes agradam. E caso a sua família opte por reaproveitar os materiais do ano passado, é possível envelopar os cadernos antigos e até realizar colagens muito criativas! Tudo isso pode contribuir para sua animação e entusiasmo 😜 com o processo de retorno para a escola.

3. Listem juntos(as) todas as vantagens da escola

Caso seu filho ou filha ainda esteja muito ansioso ou com dificuldades na readaptação escolar, liste com ele(a) as inúmeras coisas boas para se fazer na escola! Entre elas, podemos citar:

  • Reencontrar os antigos amigos e fazer novas amizades;
  • Conviver e aprender com os mais diferentes tipos de pessoas;
  • Rever professores(as), coordenadores(as), diretores(as) e outros colaboradores da escola;
  • Estudar sobre assuntos diferentes e realizar novas descobertas;
  • Se divertir nas aulas de educação física, artes, ciências e muito mais!

4. Mantenha um diálogo aberto e respeitoso

É imprescindível que os adultos conversem com as crianças sobre a escola, sobretudo no momento de volta às aulas. Portanto, mantenha sempre um diálogo aberto e respeitoso, não invalidando nunca os sentimentos dos pequenos e pequenas.

Além de incentivar a socialização que só a escola pode proporcionar, é papel dos pais, mães e responsáveis estarem atentos às emoções das crianças. Ou seja, ouça seus medos, dúvidas e angústias e colabore para criar um ambiente de afeto, carinho e compreensão. ❤️

5. Lembrem com carinho das férias e aproveitem os momentos de descanso

Que tal vocês lembrarem juntos(as) dos momentos mais incríveis vividos nas férias? Essas lembranças afetivas são muito importantes e podem funcionar como um porto seguro para as crianças. Além disso, não deixe de se divertir com as crianças nos momentos de descanso, para que elas possam se distrair e viver momentos especiais em família!

Pensando nisso, uma sugestão é preparar uma receita gostosa, que vocês fizeram juntos nas férias, por exemplo. Depois disso, deixe que o pequeno ou pequena leve um pouco da receita para a escola. Assim, poderá oferecer aos amiguinhos e aos professores, contando como ajudou na preparação! É uma forma de criar vínculos com os novos amigos e reforçar o apoio da família no processo de readaptação escolar.

Dicas da Loja Leiturinha para ajudar na volta às aulas

Se você ainda repete a frase “Meu filho não quer voltar para a escola”, a Loja Leiturinha também pode te ajudar! Ali, você encontra uma seleção incrível de livros infantis e jogos para que as crianças aprendam enquanto se divertem.

Além disso, você encontra materiais escolares, como lancheiras, canetas, estojos e mochilas. Tudo isso selecionado por uma equipe de especialistas em educação e desenvolvimento infantil. Quer saber mais? Acompanhe nossas dicas!

Cartilha de Atividades de Ciências: Animais

Cartilha de Atividades de Ciências - Animais

A Cartilha de Atividades de Ciências: Animais é indicada para o aprendizado e reforço do ensino de ciências. O produto, com cartela adesiva com ícones relacionados às atividades, tem objetivo de estimular e desenvolver habilidades cognitivas, de linguagem e escrita de crianças a partir de 5 anos.

Desenvolvida com apoio pedagógico de especialista da área de educação, a cartilha diverte e ensina a diferenciar os animais aquáticos, domésticos, selvagens e terrestres. 🐘 Durante as atividades, as crianças são estimuladas a usar a criatividade, coordenação motora e raciocínio lógico para pintar, colar adesivos, ligar numerais, fazer relações, encontrar palavras no caça-palavras e responder charadas!

👉 Clique aqui para conferir a “Cartilha de Atividades de Ciências: Animais” na Loja Leiturinha!

👉 Na Loja Leiturinha, você encontra também outras “Cartilhas de Atividades” sobre Matemática, Tabuada, Alfabetização, Geografia do Brasil, Corpo Humano e Inglês!

Meu Primeiro Dia Na Escola

Meu Primeiro Dia Na Escola

No livro Meu Primeiro Dia Na Escola, acompanhe a história de cinco amigos, que acabam de entrar no primeiro ano escolar. Utilize esse livro infantil divertido e repleto de ilustrações lindíssimas com as crianças e aproveite para imaginar como será também o seu primeiro dia na escola! 🏫🚌

👉 Clique aqui para comprar o livro “Meu Primeiro Dia Na Escola” na Loja Leiturinha!

Conversas de Cachorro

Conversas de Cachorro

Se você tem uma criança mais velha e também repete a frase “Meu filho não quer voltar para a escola!”, fique tranquilo(a): ela provavelmente irá gostar do livro Conversas de Cachorro! Quem nunca teve um animal de estimação? Mesmo que apenas no desejo ou na imaginação? Um gato, um rato branco, um coelho ou um hamster? Até mesmo uma tartaruga? Pois o Ângelo, o garoto desta história, tem também o seu bicho: um cachorro, o Peter!

A relação dos dois é mais que dono e animal, é uma relação de amizade. Daquelas em que os amigos sabem tudo um do outro. Aliás, sabem até mesmo aquelas coisas que só amigos podem saber. Peter e Ângelo são assim: parceiros, companheiros, amigos. E é Peter, com seus conselhos, que auxiliará Ângelo a enfrentar os problemas que surgirão em sua escola quando um novo colega chegar. Conversas de cachorro é uma história de amizade, mas também de aceitação das diferenças.

👉 Gostou do livro “Conversas de Cachorro”? Clique aqui para conferir essa obra na Loja Leiturinha!

Ufa! Com tantas dicas e sugestões, esperamos que você não precise repetir a frase “Meu filho não quer voltar para a escola”! Se você gostou do texto e quer continuar aprendendo sobre família, filhos, educação, leitura, desenvolvimento infantil e boas ideias, acompanhe o Blog Leiturinha. Clique aqui, assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Você sabia que ler para as crianças melhora o desempenho escolar? Por isso, se você quer fazer parte do maior clube de livros infantis e aproveitar para ler e viver as melhores histórias com as crianças, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e pronto. O livro ideal para o seu pequeno, todo mês na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais