Até que idade é normal a criança gaguejar?

por | out 21, 2020 | 0 Comentários

A gagueira é o nome popular da disfluência, rupturas involuntárias muito comuns no desenvolvimento infantil e que podem acontecer com qualquer um. O que é importante é entender qual o motivo dessa gagueira. Sabemos que geralmente surge devido a diversos fatores, mas os pais sempre se preocupam com isso e é normal. Portanto, hoje respondemos: até que idade é normal a criança gaguejar?

A gagueira pode surgir devido a diversos motivos 

Geralmente, pode vir  de fatores psicológicos, como timidez, frustrações e ansiedade.  As alterações da motricidade orofacial, trocas ou atraso na aquisição da linguagem também. Além disso, a falta de coordenação entre a respiração e a fala é um fator. Quando essas disfunções evoluem para um quadro crônico, costumamos chamar de gagueira do desenvolvimento.

A fala envolve diversos fatores

Falar envolve muitos outros fatores como a audição e o processamento daquilo que foi ouvido. Envolve também o entendimento, o pensamento, a escolha de qual palavrinha será usada e saber expressar aqui que está sendo pensado. Enfim, parece natural, mas é muito mais complexo do que imaginamos!

Até que idade é normal a criança gaguejar

O que muita gente não sabe, é que é bastante comum que ocorra disfluência em pequenos de 2 a 4 anos. Nessa fase as crianças ainda estão estruturando o desenvolvimento da linguagem, que é um processo extremamente complexo.

Mesmo sendo normal que essa gagueira ocorra em uma determinada fase do desenvolvimento infantil, é recomendado que se procure um profissional de fonoaudiologia. Esse profissional precisa avaliar o que está causando a disfluência e, caso seja necessário, fazer um tratamento o mais rápido possível. Se o seu pequeno começou a gaguejar com 3 anos, você não vai esperar o quadro evoluir até ele fazer 4 anos para, então, procurar ajuda não é mesmo?

Como posso identificar que meu pequeno está gaguejando?

O principal é prestar atenção na frequência. Se enrolar e embaralhar algumas palavrinhas de vez em quando é perfeitamente normal para essa fase de aprendizado, mas ele está travando em várias palavras? Essa gagueira está muito frequente?

Outro ponto é reparar se o pequeno está gaguejando entre os fonemas e sílabas. Na gagueira do desenvolvimento isso acontece principalmente no começo da palavra.

Porém, em caso de dúvidas é sempre importante buscar ajuda profissional e é a melhor solução.

Leia mais:

Categorias:
0 - 3 | 4 - 6 | Alô, fono! | Colunas | Idade
Escrito por Flávia Puccini
Fonoaudióloga, mestre em processos e distúrbios da comunicação e especialista em motricidade orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. * Flávia é nossa autora convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Leiturinha.
Relacionados
Como saber se seu filho tem medo além do normal?

Como saber se seu filho tem medo além do normal?

O medo faz parte da natureza humana e é importante para o desenvolvimento emocional, especialmente das crianças. Afinal, é o medo que nos ajuda a avaliar os perigos e possíveis ameaças a nossa saúde, por exemplo. No entanto, é preciso cuidado com o excesso de medo,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *