Como ajudar no desenvolvimento musical do seu filho?

nov 12, 2020 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Escola

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A música é fundamental na formação e no desenvolvimento infantil. Se ainda têm dúvidas, confira 10 benefícios da música para crianças! Mas, e agora: como nós, adultos, podemos ajudar no desenvolvimento musical dos nossos pequenos?

7 formas de ajudar no desenvolvimento musical do seu filho

Vamos supor que você seja pai ou mãe, e que sua carreira não tenha relação aparente com a música. Você é um arquiteto ou médica, por exemplo, mas também quer ajudar no desenvolvimento musical do seu filho ou filha. Então, como fazer isso? Bem, como especialista em música e educação, com longa experiência na área, vou te dar algumas dicas por aqui:

1. Aprecie música 

Ouça música, mas não apenas escute. Mastigue, saboreie, preste atenção, ouça com o seu pequeno, torne esse momento agradável. Cantem juntos, mesmo que sua afinação não seja perfeita.

2. Aprenda um instrumento musical 

Se possível, realize aquele sonho de infância de tocar piano ou violão, ou ainda de compor canções e cantar. Nunca é tarde e não há melhor forma de incentivar o seu pequeno a seguir nesse caminho.

3. Construa um ambiente musical 

Crie na sua casa o “cantinho da música” com instrumentos, se possível alguns discos ou dvds para que a criança tenha contato com a música gravada e não somente aquela digital ouvida online. Se alguém da família toca um instrumento e se dedica a fazer aulas, é preciso um ambiente calmo e silencioso, onde haja concentração para os estudos.

4. Demonstre interesse

Mesmo que você não toque um instrumento ou cante muito bem, mostre ao seu pequeno que música é importante e faz parte da cultura humana. Converse sobre suas bandas favoritas, mostre a ele o que você gosta de ouvir, visite uma loja de instrumentos musicais. Com certeza você também vai gostar.

5. Divirta-se com a música

Música faz bem, liberta a alma, acalma o coração e traz sentimento e emoções à tona. Então divirta-se com seu pequeno, seja com a Galinha Pintadinha, Queen ou Mozart. Cante, dance, pule, aprenda junto!

6. Seja a inspiração

As crianças observam muito os adultos à sua volta e se espelham neles, criando assim modelos e referências de vida. Se o seu pequeno vê que você valoriza a música e as artes em geral, que ouve música, vai a eventos musicais, se interessa por aprender um instrumento musical, ele pode até não entender exatamente o que você está fazendo, mas certamente está recebendo informações e estímulos de que isso é importante e vai também se aventurar nesse caminho.

7. E por último… Não desista! 

As crianças passam por diversas fases em seu desenvolvimento e o aprendizado musical tem suas dificuldades. Haverá momentos em que seu pequeno pensará em desistir. Pode ser por cansaço, por querer fazer outra coisa ou por excesso de atividades (um problema muito comum hoje em dia). Mas não desista! Insista, com amor, e os frutos virão.

Espero ter ajudado. Até a próxima!

Quer continuar falando sobre música com o seu pequeno ou pequena? A Loja Leiturinha está recheada de opções! Acesse a Loja e encontre a melhor seleção de livros infantis!

Leia também: 

Juliana Abra

Professora de música, apaixonada pelo que faz, trabalha ativamente com educação musical e acredita na linguagem da música como ferramenta transformadora na vida das pessoas e como aspecto fundamental na formação das crianças. *Juliana é especialista em música e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais