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Você sabe qual a diferença entre disciplina positiva e psicologia positiva?

por | jul 29, 2020 | 2 Comentários

Existem várias vertentes de modelos educativos normalmente utilizada pelos pais. Uma delas é a disciplina positiva. Junto com ela, surgiu o termo psicologia positiva. Por mais que ambas tenham nomes muito parecidos possuem abordagens bem diferentes. Ambas são muito importantes, cada uma com o seu valor, podendo ser aplicadas em conjunto nas relações humanas. Você sabe qual é a diferença entre disciplina positiva e psicologia positiva? Descubra agora. 

O que é a disciplina positiva?

A Disciplina Positiva é uma abordagem filosófica e prática, um modelo educativo que  nasceu em 1930, nos Estados Unidos. Quando utilizada na educação dos filhos, existe um senso comum sobre a aplicabilidade da disciplina positiva. A maioria das pessoas acreditam que consiste, simplesmente, em educar as crianças sem limites, com permissividade e sem regras. 

Na verdade, essa filosofia consiste no educar com respeito, estabelecendo limites. Sem ser punitivo nem permissivo, um meio termo, estabelecendo uma conexão verdadeira de laços de amor e confiança mútua com as crianças. Ela incorpora gentileza e firmeza ao mesmo, como fundamentos para ensinar as competências de vida. 

E o que não faz parte da disciplina positiva?

  • Autoritarismo;
  • Permissividade;
  • Educação sem regras;
  • Mimar 

A disciplina positiva é uma maneira equilibrada de educar por meio de técnicas. Como por exemplo, a prevenção, a distração e a substituição para conduzir as crianças com gentileza mas com firmeza ao mesmo tempo. 

E agora, o que é a psicologia positiva? 

A psicologia positiva é um movimento da psicologia recente, de cerca de 1990. O seu enfoque científico é aplicado na descoberta das qualidades das pessoas e da promoção do seu funcionamento positivo. Ela permite que os indivíduos e as comunidades prosperem. 

Essa abordagem consiste em nutrir o que há de melhor no indivíduo e não apenas pontuar o que tem de errado. Através do fortalecimento das forças humanas que podem evitar uma doença mental. A teoria foi desenvolvida justamente para encontrar formas de ajudar as pessoas a encararem a vida de maneira mais leve e positiva. Com isso, é possível que os indivíduos vivam melhor e se sintam mais felizes.

Conta para a gente, você tem alguma abordagem preferida para ensinar aos seus pequenos? 

Leia mais:

Escrito por Elen Montanari
Mestre em Saúde, Psicóloga e Pedagoga. Atua como psicóloga clínica e orientação parental. Apaixonada pela infância, pelo universo infantil, pela ludicidade, pela leitura e pelo brincar, pois acredita que a infância é a fase mais rica no desenvolvimento do ser humano, formará o futuro adulto. *Elen é nossa autora convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Leiturinha.
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2 Comentários

  1. SANDRA REGINA PEREZ TSUKADA

    Para mim é uma mistura das duas coisas,reforçar o que a criança tem de melhor,reforçando o respeito e impondo limites para suas ações

    Responder
  2. Alexandria marques

    Maravilhoso, sou babá, acredito que tenho uma missão na educação das crianças. Esse conteúdo me deu um norte, vou buscar conhecimento na disciplina positiva e Psicologia positiva.

    Responder
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