Empedramento dos seios: o que fazer?

set 25, 2020 | 0 - 3 anos

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quem é mãe com certeza sabe o que é ter preocupações e incertezas, desde a gestação. Primeiro as dúvidas sobre o nascimento do bebê. Depois, com o recém-nascido, vêm os problemas de amamentação. Empedramento dos seios e outras dificuldades surgem no desenvolvimento infantil, adolescência e assim por diante. 

Quando a amamentação vai mal, muitas vezes as dores e fissuras são tão intensas que a mãe se vê em uma posição dividida entre dar o peito para seu bebê ou encerrar de uma vez por todas o sofrimento e entrar com a mamadeira. É um conflito muito grande e ao mesmo tempo as alternativas vão ficando escassas… A produção de leite está ok, a pega está correta e mesmo assim ainda dói muito.

Empedramento dos seios: o que fazer?

A realidade é que, apesar dessa informação ainda não ser totalmente conhecida, não é a pega que determina a amamentação e sim a sucção! É com a correção da sucção, e não somente da pega, que se torna possível a resolução de sérios problemas de amamentação. Essa avaliação pode ser feita por um profissional de fonoaudiologia e é extremamente benéfica para ambos.

No caso da mãe, é positiva porque dá a ela poder de decidir se realmente quer amamentar, se está dentro dos seus desejos e sonhos como mãe ou dentro das possibilidades do seu dia a dia. Para o bebê, porque o aleitamento materno é extremamente importante para o desenvolvimento da fala, respiração, deglutição e mastigação.

Pesquisando sobre o assunto

No estudo de mestrado que realizei em parceria com a Faculdade de Odontologia de Bauru e a Telemedicina da Universidade de São Paulo, desenvolvemos um bebê em computação gráfica em 3D para demonstrar como funciona a anatomia e fisiologia da sucção e deglutição durante a amamentação.

De acordo com o estudo, o leite é extraído pelo vácuo criado na boca do pequeno através dos movimentos feitos pela língua, fazendo com que o leite seja transferido da mama para a sua boquinha. A correção e prevenção de problemas dolorosos na amamentação, como os traumas mamilares, por exemplo, acontece via análise e reeducação desses movimentos na língua do recém-nascido.

Para que essa correção seja feita é preciso procurar uma fono especialista em amamentação para avaliar e definir o tratamento que precisa ser realizado e assim evitar o empedramento dos seios. Por isso, mamães, eu sempre repito, se estiverem percebendo alguma dificuldade na amamentação, procurem ajuda o quanto antes. Esses problemas, na grande maioria das vezes, têm solução!

Leia mais:

Flávia Puccini

Fonoaudióloga, mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação e especialista em Motricidade Orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. *Flávia é especialista em fonoaudiologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais