Enquanto Seu Lobo Não Vem: um Original Leiturinha para ler e cantar! 

por | nov 24, 2020 | 0 Comentários

E quando você não sabe se narra ou canta um livro? Sabe aquela cantiga que já mora na sua imaginação e que está presente nas brincadeiras com as crianças? Quando você vê… ela se transforma em um livro ilustrado! Esse é justamente o caso de Enquanto Seu Lobo Não Vem, um Original Leiturinha adaptado e ilustrado por Silvana Rando.

Os personagens inconfundíveis de Silvana vivem uma brincadeira musical na floresta… mas só enquanto seu Lobo não vem! Quer saber mais? Descubra abaixo esse livro especial, que promete encantar adultos e crianças!

Enquanto Seu Lobo Não Vem

Com graça, suspense e muito humor, os pequenos e pequenas leitoras de Enquanto Seu Lobo Não Vem são conduzidos por uma narrativa inusitada. Afinal, seu Lobo está acordando e preparando uma surpresinha, enquanto as crianças brincam na floresta e seguem provocando: “Seu Lobo está?”.

É impossível ler a história sem cantar a música: “Vamos brincar na floresta, enquanto seu Lobo não vem…”. E qual é a reação das crianças quando a mediação de leitura vem junto com uma narrativa encantadora e uma cantiga tão querida e conhecida? Com esse Original Leiturinha, os pequenos ganham autonomia sobre as páginas, percorrendo com os olhos os cenários. Já o ritmo da cantiga traz da memória o afeto dos momentos de trocas com os mediadores de leitura. Isto é, junto com a família, educadores e amigos queridos.

O poder das cantigas

As cantigas têm o poder de mobilizar a todos. Isso porque elas dialogam pelo afeto, e não pela razão. São pano de fundo de memórias muito antigas. As cantigas entoam as memórias dos que vieram antes de nós, é ancestralidade. Não é à toa que Chapeuzinho Vermelho reverbera em nós até hoje, mesmo tendo suas origens incertas e datadas desde antes do século XVII. 

Enquanto Seu Lobo Não Vem vem eternizar em suas páginas essa cantiga com um Lobo diferente, ressignificado. Apesar disso, o sentimento de medo do Lobo é preservado pelo suspense mantido na narrativa. Afinal de contas, é de muito respeito a ancestralidade desse Lobo!

E não bastasse o livro ter ficado um primor, ele vem acompanhado de um lindo cenário, com os personagens! Tudo isso para tornar o momento da leitura ainda mais interativo e lúdico para adultos e crianças.

Entrevista com a autora

Confira agora, um bate papo exclusivo com a autora Silvana Rando, com detalhes especiais sobre o processo criativo desse livro que já está conquistando os corações de todos por aqui!

Leiturinha: Como foi o processo de dar vida, cores e personalidade para os personagens dessa cantiga tão divertida?

Silvana Rando: Dar vida a uma cantiga conhecida é sempre um desafio, pois ela já habita no imaginário das pessoas. É preciso desconstruir e criar tudo de novo. Escolhi pequenos animais para serem as crianças e um lobo mais engraçado do que assustador. Tentei criar um suspense para o final, quando finalmente o lobo irá sair de casa, mas de maneira leve e bem humorada. Também brinquei de esconder uma joaninha que está presente em toda a história.

Leiturinha: Quais eram suas cantigas preferidas quando você era criança?

Silvana Rando: Tenho uma memória afetiva importante da canção O Pato, de Vinicius de Moraes. Lembro da minha mãe fazendo graça enquanto cantava e dançava para mim. Me dá muita saudade de ser criança.

Leiturinha: Como você espera que os pequenos leitores recebam este livro?

Silvana Rando: Entrar na casa das pessoas através dos livros gera responsabilidade e também muita expectativa. É muito bom quando recebo um retorno dos meus leitores e na maioria das vezes esse é bem positivo. Espero que as crianças se divirtam com essa obra e pensem sobre como às vezes criamos preconceito com relação aos nossos lobos.

Depoimentos dos nossos pequenos leitores

E aí? Curiosos para conhecer o livro? Os Leitores Brincantes e os Pré-Leitores do Clube Leiturinha já estão recebendo e amando! Veja alguns depoimentos:

“Minha filha adorou o livro! Como ela já conhece a musiquinha, adorou um novo desfecho para a história. Esperamos que mais livros como esse sejam enviados nos kits.”

“Ótima; o livro é envolvente, história de fácil conexão, uma graça!”

“Achamos o livro bem divertido e gostamos da surpresa. Montamos o espaço para a brincadeira, cantamos a música do lobo…”

“Minha filha quer que eu leia o tempo todo!”

“Meu filho simplesmente adorou a historinha e brincar de teatro com os personagens!”

Contação de histórias: com uma cantiga clássica

Quer conhecer o livro Enquanto Seu Lobo Não Vem? Então, confira a seguir a contação dessa história incrível:

Se você também se apaixonou por esse Original Leiturinha e quer conhecer outros livros infantis incríveis, faça parte do Clube Leiturinha! Muitas aventuras esperam você e seus pequenos leitores!

Leia mais:

Escrito por Sarah Helena
Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.
Relacionados
Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

A Casa dos Pequenos Cientistas: um livro para fazer ciência

A Casa dos Pequenos Cientistas: um livro para fazer ciência

Que tal conhecer um livro que convida as crianças a fazerem suas próprias experiências científicas? É exatamente o que propõe o livro A Casa dos Pequenos Cientistas! Neste livro, que integra ciência e infância, os pequenos e pequenas serão desafiados a fazer ciência....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *