Enquanto Seu Lobo Não Vem: um Original Leiturinha para ler e cantar! 

nov 24, 2020 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Clube Leiturinha, Leiturinha, Loja Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

E quando você não sabe se narra ou canta um livro? Sabe aquela cantiga que já mora na sua imaginação e que está presente nas brincadeiras com as crianças? Quando você vê… ela se transforma em um livro ilustrado! Esse é justamente o caso de Enquanto Seu Lobo Não Vem, um Original Leiturinha adaptado e ilustrado por Silvana Rando.

Os personagens inconfundíveis de Silvana vivem uma brincadeira musical na floresta… mas só enquanto seu Lobo não vem! Quer saber mais? Descubra abaixo esse livro especial, que já está disponível também na Loja Leiturinha, e que promete encantar adultos e crianças!

Enquanto Seu Lobo Não Vem

Com graça, suspense e muito humor, os pequenos e pequenas leitoras de Enquanto Seu Lobo Não Vem são conduzidos por uma narrativa inusitada. Afinal, seu Lobo está acordando e preparando uma surpresinha, enquanto as crianças brincam na floresta e seguem provocando: “Seu Lobo está?”.

É impossível ler a história sem cantar a música: “Vamos brincar na floresta, enquanto seu Lobo não vem…”. E qual é a reação das crianças quando a mediação de leitura vem junto com uma narrativa encantadora e uma cantiga tão querida e conhecida? Com esse Original Leiturinha, os pequenos ganham autonomia sobre as páginas, percorrendo com os olhos os cenários. Já o ritmo da cantiga traz da memória o afeto dos momentos de trocas com os mediadores de leitura. Isto é, junto com a família, educadores e amigos queridos.

O poder das cantigas

As cantigas têm o poder de mobilizar a todos. Isso porque elas dialogam pelo afeto, e não pela razão. São pano de fundo de memórias muito antigas. As cantigas entoam as memórias dos que vieram antes de nós, é ancestralidade. Não é à toa que Chapeuzinho Vermelho reverbera em nós até hoje, mesmo tendo suas origens incertas e datadas desde antes do século XVII. 

Enquanto Seu Lobo Não Vem vem eternizar em suas páginas essa cantiga com um Lobo diferente, ressignificado. Apesar disso, o sentimento de medo do Lobo é preservado pelo suspense mantido na narrativa. Afinal de contas, é de muito respeito a ancestralidade desse Lobo!

E não bastasse o livro ter ficado um primor, ele vem acompanhado de um lindo cenário, com os personagens! Tudo isso para tornar o momento da leitura ainda mais interativo e lúdico para adultos e crianças.

Entrevista com a autora

Confira agora, um bate papo exclusivo com a autora Silvana Rando, com detalhes especiais sobre o processo criativo desse livro que já está conquistando os corações de todos por aqui!

Leiturinha: Como foi o processo de dar vida, cores e personalidade para os personagens dessa cantiga tão divertida?

Silvana Rando: Dar vida a uma cantiga conhecida é sempre um desafio, pois ela já habita no imaginário das pessoas. É preciso desconstruir e criar tudo de novo. Escolhi pequenos animais para serem as crianças e um lobo mais engraçado do que assustador. Tentei criar um suspense para o final, quando finalmente o lobo irá sair de casa, mas de maneira leve e bem humorada. Também brinquei de esconder uma joaninha que está presente em toda a história.

Leiturinha: Quais eram suas cantigas preferidas quando você era criança?

Silvana Rando: Tenho uma memória afetiva importante da canção O Pato, de Vinicius de Moraes. Lembro da minha mãe fazendo graça enquanto cantava e dançava para mim. Me dá muita saudade de ser criança.

Leiturinha: Como você espera que os pequenos leitores recebam este livro?

Silvana Rando: Entrar na casa das pessoas através dos livros gera responsabilidade e também muita expectativa. É muito bom quando recebo um retorno dos meus leitores e na maioria das vezes esse é bem positivo. Espero que as crianças se divirtam com essa obra e pensem sobre como às vezes criamos preconceito com relação aos nossos lobos.

Depoimentos dos nossos pequenos leitores

E aí? Curiosos para conhecer o livro? Os Leitores Brincantes e os Pré-Leitores do Clube Leiturinha enviaram para nós alguns depoimentos:

“Minha filha adorou o livro! Como ela já conhece a musiquinha, adorou um novo desfecho para a história. Esperamos que mais livros como esse sejam enviados nos kits.”

“Ótima; o livro é envolvente, história de fácil conexão, uma graça!”

“Achamos o livro bem divertido e gostamos da surpresa. Montamos o espaço para a brincadeira, cantamos a música do lobo…”

“Minha filha quer que eu leia o tempo todo!”

“Meu filho simplesmente adorou a historinha e brincar de teatro com os personagens!”

E livro fez tanto sucesso que chegou também na Loja Leiturinha! Clique aqui e acesse agora mesmo o site para levar esse Original Leiturinha para o seu pequeno ou pequena!

Contação de histórias: com uma cantiga clássica

Quer conhecer o livro Enquanto Seu Lobo Não Vem? Então, confira a seguir a contação dessa história incrível:

Se você também se apaixonou por esse Original Leiturinha e quer conhecer outros livros infantis incríveis, faça parte do Clube Leiturinha! Muitas aventuras esperam você e seus pequenos leitores!

Leia mais:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais