Especialistas debatem a educação do século XXI no lançamento do Guia Educacional PlayKids

abr 22, 2019 | sem categoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Ensinar com diversão para fazer um mundo melhor

Educação do século XXI, o papel das escolas e das famílias, parentalidade, competências socioemocionais, a importância do brincar e do lúdico, geração alpha, tecnologia e desenvolvimento infantil, curadoria de conteúdo… Esses foram alguns pontos abordados no evento de lançamento do Guia Educacional PlayKids, que aconteceu no dia 18 de abril de 2019 e contou com um debate incrível sobre educação entre os especialistas no assunto: Fátima Jinnyat, formada em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, Pós-graduada no Máster em Tecnologia da Educação/FAAP, e George R. Stein, consultor em Educação e Aprendizagem para organizações, escolas e famílias, Doutorando e Mestre em Educação (PUC-SP), pós-graduado em Marketing (UC Berkeley) e especialista em Diferenciação de Ensino (Harvard Graduate School of Education), com a mediação de Cris Bartis, co-fundadora e apresentadora do Podcast Mamilos e mãe da Tatá e do Amós. O evento foi uma oportunidade para que todos os colaboradores da PlayKids pudessem refletir sobre o que é educação, especialmente nos dias de hoje, e reafirmar nosso propósito: ensinar com diversão para fazer um mundo melhor!

PlayKids apoiando pais, mães e educadores na educação dos pequenos?

A PlayKids, uma das líderes globais em conteúdo educativo para as famílias, desenvolve maneiras para os pequenos aprenderem brincando, além de proporcionar que pais e educadores acompanhem o desenvolvimento dos filhos e alunos. Para isso, contamos com especialistas que selecionam e produzem conteúdos que colaboram com o desenvolvimento e aprendizado infantil, por meio da diversão, da mediação e dos momentos em família. Hoje, a empresa oferece três produtos: a Leiturinha, o maior clube de assinatura de livros infantis, o PlayKids App, aplicativo global de conteúdo educativo infantil, e o PlayKids Explorer, clube de assinatura de atividades educativas.

Todo esse conteúdo é preparado e curado, cuidadosamente, com base nas etapas da infância e nos pilares da PlayKids, colaborando sempre com o desenvolvimento interpessoal (relações sociais), intrapessoal (controle emocional) e cognitivo (conhecimento intelectual) dos pequenos e pequenas, por meio, principalmente, dos recursos tecnológicos e do hábito da leitura. Para trazer consistência a este trabalho minucioso que já é realizado há mais de cinco anos, a plataforma lançou agora o Guia Educacional PlayKids, um material de consulta interna da empresa, que traz o panorama da educação no Brasil e no mundo, reflexões sobre o aprendizado infantil no século XXI e os pilares que norteiam a curadoria dos produtos.

Guia Educacional PlayKids: como impactar uma geração de crianças?

Este guia traz consigo compreensões de teorias do campo educacional e do desenvolvimento infantil, estudos mais atuais na área da educação, análises de mercado, debates com especialistas e lideranças estratégicas da empresa, um trabalho minucioso que pavimenta o caminho para nossa missão de ensinar com diversão para fazer um mundo melhor.

Em um momento de tantas mudanças, é natural que pais, mães e educadores(as) estejam preocupados em como preparar as crianças para esse futuro (não tão distante) de inconstâncias, incertezas e infinitas possibilidades. Nesse contexto, a escola deixa de ser o principal local de formação dos pequenos, que agora encontram informações e respostas para suas perguntas em todos lugares, aprendendo a todo momento. Assim, a PlayKids vem para ajudar famílias e escolas no aprendizado e desenvolvimento infantil por meio da tecnologia, da literatura e, claro, da ludicidade! Afinal, como afirmou Cris Bartis durante a discussão, “A criança brincante de hoje, será o adulto inovador de amanhã”.

Para entender o momento que a educação vive hoje e como encontrar o equilíbrio entre educar e divertir, o Guia Educacional PlayKids começa trazendo um panorama geral dos investimentos e rankings mundiais em educação. O Brasil está hoje em 63º lugar no resultado do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) e investe US$3,8 mil aluno/ano, equivalente a 6% do seu PIB na educação. Para se ter uma ideia, o investimento global é de US$8,7 mil aluno/ano.

Nas primeiras posições do ranking de melhor educação do mundo estão países como Singapura, Japão, Estônia, Taipé Chinesa e Finlândia, que, além de investirem pesado em educação e valorizarem os educadores, também já entenderam que em um momento de tantos avanços tecnológicos, é preciso se reinventar, trazer a tecnologia dentro das salas de aula e tornar as crianças protagonistas de seu aprendizado. É como falou George R. Stein durante o evento, “A tecnologia não é o fim, é o meio. E precisamos aprender a utilizá-la para sermos seres humanos melhores”.  

Precisamos focar em uma formação integral, que envolve muito mais do que o simples domínio técnico, mas uma formação humana. São os famosos 4 C’s da educação do século XXI: Comunicação, Criatividade, Colaboração e Pensamento Crítico. “É preciso preparar as crianças para sua potencialidade, para tudo o que vai ser. A escola precisa ensinar também a crescer”, pontuou Fátima Jinnyat no debate.

Em seguida, o Guia traz a diferenciação entre o Ensino Formal, o método clássico de ensino, com aulas expositivas e uma posição mais passiva dos alunos, e a Aprendizagem, processo bem mais amplo e significativo, que não se limita às salas de aula e permite uma postura mais ativas por parte das crianças. Segundo Nathalia Pontes, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento Educacional da PlayKids, “O nosso objetivo é entender como vemos e pensamos Educação na PlayKids, para que tenhamos uma visão única, um foco, que facilite e guie as tomadas de decisões diárias, a nossa curadoria, as nossas ações. E o nosso foco é aprendizagem, é criar momentos de contato que possibilitam mudanças relativamente duradouras no sentir, pensar e agir dos pequenos, e que vão da educação curricular até a educação familiar, do interpessoal ao intrapessoal”.

Sabendo da importância do brincar e do lúdico para o aprendizado dos pequenos, os produtos da PlayKids oportunizam um aprendizado multiplataforma, envolvendo jogos, brincadeiras, recursos tecnológicos e literatura, com o objetivo de apoiar pais e educadores na educação das crianças, sempre com muita diversão, claro!

Leia também: 

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais