Atividades do folclore para educação infantil

mar 2, 2023 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Atividades do folclore são sempre uma ótima opção para incluir e reforçar a cultura do nosso país na educação infantil. Essa proposta cheia de histórias, lendas, personagens e manifestações artísticas de um povo são capazes de trabalhar a imaginação infantil em diferentes níveis. 

Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura e veja o que a Leiturinha separou de conteúdos para você! 😍✨

Afinal, o folclore só existe no Brasil?

Por vezes, algumas pessoas podem imaginar que o folclore só existe no Brasil, não é mesmo? Porém, esse termo também é utilizado para falar sobre outros povos, sua cultura, suas histórias mitológicas, seus personagens, contos e cantigas, por exemplo.

Na verdade, a palavra vem do inglês folklore. Enquanto folk significa povo, lore está relacionada à instrução ou sabedoria.⚡Nesse sentido, a tradução literal do termo pode ser entendida como sabedoria popular. 

Essa tradução define perfeitamente as histórias e personagens de tantas regiões do Brasil, tão conhecidos e amados por nós, não é mesmo?

O folclore, como conhecemos, envolve festas típicas, como a Festa de São João, no Brasil, ou, então, a Festa de São Patrício, na Irlanda. E também personagens, como o Saci, da história do folclore brasileiro, ou o Monstro do Lago Ness, do folclore da Escócia. 

Portanto, apesar das diferenças culturais, há folclore em diversos países.😉

Personagens folclóricos

Trabalhar as atividades do folclore na educação infantil é uma excelente oportunidade de inserir a cultura e resgatar as histórias populares. Para começar, é possível trazer para o conhecimento das crianças os principais personagens, como: 

  • Saci-pererê: o personagem mais sapeca do folclore é o Saci. Um menino negro que pula em uma perna apenas. Ele adora pregar peças nas pessoas e, apesar de ter uma perna só, dizem que pode pular até 3 metros de altura;
  • Mula sem cabeça: a figura assustadora do folclore, por ter fogo no lugar da cabeça. Diz ser uma mulher amaldiçoada por manter relações com um padre. 
  • Curupira: é representado por um menino de cabelos vermelhos, guardião das florestas, mas que também prega peças àqueles que buscam a destruição das matas brasileiras. 
  • Lobisomem: o mais conhecido do folclore, um ser semelhante a um lobo que aparece nas noites de lua cheia.
  • Cuca: representada por uma bruxa feia e malvada capaz de sequestrar crianças que desobedecem aos pais. 

Todas essas figuras características do folclore podem ser apresentadas na escola ou em casa por meio dos livros.

Mas você deve estar se perguntando se personagens assustadores provocam medo e ansiedade. Alguns podem realmente despertar sentimentos não tão legais nas crianças, mas essa é uma ótima oportunidade para trabalhar esse outro lado com eles. É sempre válido o aprendizado!

6 atividades do folclore para educação infantil

Para celebrar o folclore e falar sobre as tradições brasileiras dentro do universo infantil, que tal propor algumas atividades? Assim, as crianças podem conhecer ainda mais a cultura brasileira!💛

Confira algumas ideias interessantes para colocar em prática com a criançada, seja em sala de aula ou mesmo em casa:

  • Fantoches de bonecos
  • Apresentação de teatro
  • Lobisomem no pratinho
  • Personagens com massinha de modelar
  • Danças e cantigas
  • Roda de leitura

1. Fantoches de bonecos

Usar meias velhas e fazer fantoches do Saci, do Curupira, da Iara e de outros personagens do folclore brasileiro é uma ótima ideia para colocar a criatividade para funcionar! Além das meias, você pode precisar de tinta para tecido e cartolina, para os detalhes. E, então, é só soltar a imaginação e brincar com os fantoches artesanais!😜

2. Apresentação de teatro

Outra dica valiosa é ensaiar uma peça de teatro com as crianças que apresente justamente alguma história do folclore brasileiro. Para isso, você pode contar para elas a história do Boi Bumbá ou a lenda da Iara, por exemplo. Depois, é só planejar o roteiro! 

As apresentações de teatro são uma forma incrível de trabalhar a memória e a criatividade durante as atividades do folclore na educação infantil. Ainda, essa atividade ajuda na concentração e na coordenação motora, por demandar muita ação e atenção.

3. Lobisomem no pratinho

Antes de mais nada: será que o lobisomem faz parte do folclore brasileiro? Sim! Apesar de a história não ter surgido por aqui, ela foi trazida pelos portugueses para o nosso país. E, nessa brincadeira, um simples prato descartável pode virar um lobisomem!🐺

Com o pratinho e mais algumas cartolinas (nas cores marrom, preto e branco), dá para fazer o rosto do lobo. Depois, é só colar um pedaço comprido para o focinho. E não se esqueça do pontinho do nariz em cartolina preta! Para os olhos são duas bolinhas pretas, coladas sobre duas bolas maiores brancas. E por fim, faça as orelhas saindo do pratinho, com cartolina na cor marrom.

4. Personagens com massinha de modelar

Brincar com massinha de modelar costuma ser uma das atividades preferidas das crianças, não é mesmo? De fato, é muito divertido inventar, criar e trabalhar as habilidades manuais usando esse material. E que tal reproduzir os personagens do folclore usando a massinha? 

Alguns personagens têm aparências relativamente simples, que podem ser facilmente reproduzidas. Com isso, é possível explorar o lúdico, a imaginação e a criatividade! Outra opção é brincar com argila ou mesmo com o papel machê, já que são materiais que permitem a modelagem. 

5. Danças e cantigas

No Brasil, há uma série de danças regionais coreografadas. Por isso, elas podem ser ensaiadas e apresentadas pelas crianças! Bumba meu boi, jongo, quadrilha junina, baião, frevo, maracatu e rodas de samba são alguns exemplos de atividades do folclore que podem ser apresentados.🌈

Assim como as cantigas folclóricas infantis, a dança é uma forma bem brasileira de representação popular. Ademais, é muito interessante para incentivar as habilidades corporais, trabalhar o ritmo, a concentração e a memória.

6. Roda de leitura

Essa é mais uma atividade super educativa! Além disso, organizar uma roda de leitura vai trazer histórias muito divertidas.😁 Uma sugestão é explorar, além daqueles famosos já citados, outros personagens folclóricos. É o caso da Serpente Encantada, por exemplo, muito popular no Maranhão.

Além de trazer muito conhecimento para os participantes, a leitura em voz alta é extremamente importante para as crianças. Afinal, nesse momento trabalha-se a concentração, a entonação da voz e muitas outras habilidades, além de treinar a leitura.

Livros infantis sobre o folclore brasileiro

Agora que você já conheceu algumas atividades sobre folclore na educação infantil, vamos conhecer também livros infantis sobre as nossas histórias, personagens e lendas? Descubra sugestões da Loja Leiturinha com os principais livros do folclore brasileiro para crianças e adultos conhecerem.

Monstronário

No livro infantil Monstronário, as crianças vão encontrar personagens do folclore brasileiro que desfilam seus adoráveis trejeitos assustadores de forma bem-humorada. O guia tem um repertório único, no qual o fantástico convive com o popular, traduzido nessa imensa riqueza cultural.

Dizem que eles vivem apenas na imaginação daqueles que adoram contar causos…, mas quem pode garantir?👀

👉 Para comprar o livro “Monstronário” na Loja Leiturinha!

Quebra-Cabeça 2 em 1: Folclore

Quebra-Cabeça 2 em 1: Folclore é um brinquedo educativo que estimula a memória, a coordenação motora, a observação e o raciocínio lógico. Dois jogos em um só para brincar e se divertir em dobro, tem peças grandes que facilitam a brincadeira.

Esse brinquedo tem um lindo quebra-cabeças em um dos lados e um jogo tradicional de memória com o tema do Folclore do outro. Contém 24 peças de madeira grandes para facilitar a brincadeira!

👉 Veja o livro “Quebra-Cabeça 2 em 1: Folclore” na Loja Leiturinha!

Há inúmeras formas de incluir atividades do folclore brasileiro no cenário infantil, e se você quiser uma ajuda extra, precisa conhecer o maior clube de livros infantis, o Clube Leiturinha! 

O Clube Leiturinha é o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

👉 Leia Mais!

Você conhece a literatura de cordel? | Leiturinha

5 clássicos da literatura infantil brasileira | Leiturinha02

12 brincadeiras antigas para se divertir com as crianças | Leiturinha

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais