Gestão de tempo e produtividade: quanto faz bem?

maio 11, 2020 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Frequentemente ouvimos as palavras ‘gestão de tempo’, ‘multi-tarefas’, ‘organização’ e ‘prioridade’. Se pararmos para pensar, todas elas se conectam com produtividade. A verdade é que nós humanos somos conduzidos socialmente pela produtividade e, por isso, alguns valores também advém disso. Por esse motivo, palavras como “bem-sucedido”, “empresário” e “empreendedor” são tidas como elogios absolutos. Como bem falou o historiador e filósofo Leandro Karnal, “se matar” só é bonito e glamuroso quando na frase se matar de trabalhar. Pensando nisso, gestão de tempo e produtividade passam a ser temas cada vez mais discutidos, seja no meio profissional ou pessoal.

A gestão de tempo e produtividade estão extremamente relacionadas

Ambas estão relacionados porque, afinal, produção é obter os mesmos resultados no menor tempo possível. Isso abarca todas as áreas, desde trabalho até a culinária e educação. Prova disso são os títulos: “cozinha rápida”, “receita de 15 minutos”, “exercício de só 10 minutos ativos por dia para mudar a sua vida”, “aprenda equação em 5 minutos”, e por aí vai a lista.

A noção de tempo mudou conforme o mundo mudou

A verdade é que a noção de tempo mudou após a primeira revolução industrial, como ressaltado por Yuval Harari em Sapiens. Antes o tempo era regido pelas estações, pelo ciclo do plantio, e com o advento das indústrias, essa noção muda completamente. Pois quando o trabalhador começa a sua jornada às 8h isso implica que o transporte deve ter seu pico às 7. Com isso, os locais de lazer devem abrir após a jornada, ou seja, umas 18h, e assim por diante. Ou seja, toda vida gira em torno daquele período específico. Quando passamos a ser regidos por tempo, e o tempo ser associado com dinheiro, nossa vida mudou. O interessante é pensar que produção e trabalho já são de praxe, mas será que temos que ser produtivos em todos os aspectos da nossa vida? Inclusive no nosso tempo livre e no nosso lazer?

Já parou para refletir?

Como humanos, e seres vivos, todos seguimos padrões de comportamento que replicamos. Pensando por esse viés, diria que sim, é bastante natural que tenhamos as mesmas exigências laborais para a nossa vida pessoal e tempo livro. Por isso que vídeos, livros e notícias nos ensinam a fazer mais em menos tempo se tornam best-sellers.

Acredito que o ideal mesmo, seria curtir o tempo livre. Aproveitar o tempo não-produtivo de simplesmente bater um papo despretensioso com o seu amigo. Sem ouvir aquela voz da culpa dizendo “você deveria estar com sua família nesse momento”. Ou então, fazer aquela reunião extra de trabalho sem pensar “que você deveria estar fazendo mercado”. Demorar duas horas para fazer a lasanha junto com seu filho sem pensar que sozinha você faria aquela lasanha em 15 minutos, e, ainda, usaria o restante do tempo para colocar a roupa na máquina, dar uma varridinha na cozinha e, se bobear fazer uma ou duas ligações de trabalho. A gestão de tempo em demasia muitas vezes nos coloca em uma posição de cobrança e ansiedade, que nos impossibilita de curtir o momento verdadeiramente.

Temos que saber balancear…

É importante ser produtivo sim. É importante gerenciar seu tempo. Mas também é importante saber deixar tudo isso de lado e se entregar à tarefas demoradas, sem propósito e à toa. Afinal, o tempo não é tão rígido como os sessenta minutos. Muitas vezes, e principalmente quando estamos mais entregues, o tempo voa. Então aproveite, e de vez em quando, demore mesmo. 

Leia mais:

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação, educadora e escritora, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação, desenhos, viagens e literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais