Que o hábito da leitura de textos rápidos tem se tornado cada vez mais comum, todos nós sabemos, não é? Com as redes sociais, nos tornamos acostumados a conteúdos curtos, que são consumidos, por vezes, num loop quase infinito. Quem nunca entrou numa rede para conferir só uma coisinha e acabou passando horas? 😅
E não é pra criticar: a sociedade simplesmente muda, e isso é normal. O problema surge quando isso nos impede de criar novos hábitos saudáveis pra nossa rotina ou quando nos vemos sem tempo para hobbies e novas experiências, como a leitura de livros.
⭐ Leia também: Dicas e benefícios de ler para uma criança
Pra te ajudar com isso, listamos 5 dicas para começar (ou recomeçar) o hábito da leitura
➡️ Mergulhe em temas do seu interesse
Se você quer que os livros sejam seus novos melhores amigos, é indispensável ler o que te interessa. Uma das melhores partes da experiência de ler é justamente o fato de poder mergulhar em temas, cenários e personagens que nos fascinam. Então não adianta tentar forçar uma leitura que não combine com você e que vai te fazer desistir logo nas primeiras páginas.
Isso não significa dizer que você não pode tentar leituras desafiadoras, diferentes ou até mesmo fora da sua zona de conforto. Leituras assim são bem-vindas! O que queremos dizer com essa primeira dica é que é importante você se conhecer e entender seus gostos e curiosidades. Assim, irá buscar temas e tipos de livros que te impulsionem a continuar. A depender da pessoa, isso pode ser um livro de ficção científica com um monte de termos novos e 400 páginas! Para outra pessoa, pode ser um livro de healing fiction (ficção de cura), que traga conforto e tranquilidade para o dia a dia.
⭐ Leia também: Entenda o que é healing fiction!
Tente pensar em quais assuntos têm estado no seu vocabulário e nas suas conversas ultimamente. Pense também em temas que se conectam com você num nível mais profundo, sejam com seus sonhos ou como você se vê. Na prática, isso pode significar que se, por exemplo, você pensa em morar fora há tempos, um livro que tenha como personagem principal alguém vivendo essa situação pode capturar seu interesse. Ou, outro exemplo: se pra você é importante ler literatura escrita por mulheres, você pode começar por aí.
➡️ Estabeleça uma meta simples
Se você está imaginando (re)começar o hábito da leitura lendo Dom Quixote em um final de semana, centenas de páginas por dia, preciso te dizer que essa estratégia não é a mais provável de dar certo.
No livro “Bem-vindos à livraria Hyunam-dong”, da autora corena Hwang Bo-Reum certo dia os personagens conversam sobre como ler mais. O que eles acabam descobrindo é que é muito melhor traçar o objetivo de ler 20 minutos por dia, do que pensar em ler 1h ao dia e acabar não lendo nada.
Pesquisadores já exploraram isso pelo viés da psicologia e relatam que o cérebro humano funciona melhor quando temos pequenas sensações de sucesso. Em outras palavras, se você colocar o objetivo de ler um livro 20 minutos por dia e conseguir, seu corpo libera substâncias que geram satisfação, e assim se torna mais fácil você querer tentar novamente no dia seguinte.
Agora, se você estabelece 1 hora diária como objetivo e não alcança isso nos primeiros dias, provavelmente vai ser difícil encontrar motivação para ultrapassar uma meta que parece tão longe e tão difícil, com emoções negativas associadas a ela. É aquela famosa sensação de “falhou miseravelmente”, com todo seu drama e frustração que tentamos evitar a todo custo.
Então, nada de exagerar nas metas e se tornar um fiscal de si mesmo! Curta o tempo que você separou para ler e, quem sabe, você não acaba se surpreendendo positivamente e lendo até mais do que imaginava?
➡️ Não tente ser o leitor perfeito. Spoiler: ele não existe!
Algo que pode nos atrapalhar ao começar ou recomeçar o hábito da leitura é tentar ser o leitor perfeito, ou a leitora perfeita. Abandonar um livro no meio do caminho? Jamais! Acabar se distraindo com o celular ou outra coisa? Absurdo! Esse tipo de pensamento mais atrapalha do que ajuda.
Na vida real, distrações acontecem. Sejam as crianças, imprevistos ou o celular, muita coisa pode tirar nossa atenção da leitura. Claro, é importante tentar reduzir essas distrações dentro do possível, como desligando as notificações das redes sociais e encontrando um lugar tranquilo para ler. Mas o mais importante é ler! Se o tempo que você encontra para ler é entre o trabalho e o caminho de casa, com um tanto de barulho no caminho, tudo bem. Se o único momento que você tiver é entre uma louça e o almoço ficando pronto, tudo bem também! A vida perfeita não existe, então não precisa esperar um tempo de concentração perfeita para ler.
E se você começou um livro que acha muito chato, não tem problema abandonar a leitura e procurar um livro novo. Isso é até aconselhado! Lembra da primeira dica? 😉
➡️ Teste o método para criação de hábitos
Alguns livros com foco em como criar hábitos saudáveis trazem a famosa menção aos “21 dias”, que é um conceito que se tornou popular quando o cirurgião americano Maxwell Maltz revelou que esse era o tempo que seus pacientes levavam para se acostumar com seu novo “eu” após uma cirurgia plástica. Esse tempo ficou conhecido como o tempo que o cérebro humano levaria para se adaptar a uma mudança, em geral, sendo adaptado pra uma teoria sobre criação de hábitos em geral.
Esteja certo ou não, o interessante é saber que levamos tempo para criar um hábito. E esse tempo não é uma semana (infelizmente!). A dica, então, é marcar no calendário um período de 21 a 30 dias em que você quer ler todos os dias (lembrando de colocar uma meta de tempo diário que seja simples). Pronto! No final desse tempo, você poderá ter criado o hábito da leitura. É só testar, continuar aplicando as outras dicas e contar pra gente se deu certo 😌
➡️ Compartilhe a leitura com amigos
Nossa sugestão final tem tudo a ver com quem a gente ama! A experiência humana é muito mais rica quando compartilhada, e com a leitura não seria diferente.
Dividir a experiência da leitura com amigos ou família é um grande motivador para manter o hábito de ler. Seja fazendo parte de um clube de leitura, assinando um clube de livros com amigos ou família, ou simplesmente conversando sobre o que você está lendo, tudo fica mais significativo quando compartilhado.
Aqui na Leiturinha, selecionamos livros e itens lúdicos para famílias viverem momentos compartilhados inesquecíveis. Quer saber como nossos livros podem transformar a leitura da sua criança em uma experiência ainda mais mágica e divertida? Vem descobrir!
Já testou alguma das dicas do artigo? Tem algum outra em mente? Coloque em prática e compartilha com a gente! É só seguir nossa comunidade em @leiturinha ou baixar o App Leiturinha pra acessar mais conteúdos como esse!