História de uma Linha: uma narrativa para além das palavras

fev 15, 2019 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A literatura é um infinito de possibilidades!

Com narrativas que vão das aventuras aos romances, passando por mistério, humor, poesia e terror, os livros nos permitem viajar por diferentes mundos e até onde a imaginação deixar. A verdade é que o poder da literatura – em todas as suas formas – é fascinante para adultos e crianças e não há quem resista a uma boa história!  

E possibilitar que os pequenos tenham contato com os mais diversos gêneros literários e tipos de livros é fundamental para a construção de seu repertório cultural, artístico e literário. Claro que com o tempo, cada um vai desenvolvendo melhor suas preferências, e isso também vale para os livros, mas ter contato e conhecer a diversidade presente no mundo da literatura é importante para grandes e pequenos leitores.

Assim, entre quadrinhos, livro ilustrado, poesias, livro imagem, histórias densas e leves, tradicionais e inovadoras, a nossa Equipe de Curadoria busca sempre variar os gêneros literários na seleção dos livros que compõem o Kit Leiturinha, para que a biblioteca dos pequenos e pequenas seja completa e recheada de tudo que há de melhor no mercado editorial.

Com o objetivo de apresentar o que há de mais rebuscado em livro ilustrado, selecionamos a História de uma Linha para os Leitores em Processo aproveitarem cada detalhe da obra, fazendo a leitura e interpretando texto escrito, ilustrações e o livro enquanto objeto: mais do que uma história, uma experiência estética.

História de uma Linha: uma narrativa para além das palavras

Estava enrolada tomando sol quando, na hora do recreio, as crianças foram pular corda com ela. A linha adorou a brincadeira, mas o recreio acabou, e ela preferiu ir embora.
Passeando pela rua, se transformou em meio-fio. Depois, como era muito curiosa, virou linha telefônica.  

Escrito por Silvana Beraldo, ilustrado por Silvia Amstalden e publicado pela Editora Quatro Cantos, a História de uma linha é um livro ilustrado que, de uma forma inusitada e irreverente, trata sobre temas como liberdade e descobertas. Fugindo do que poderia ser considerada como uma história tradicional, com personagens bem definidos, começo, meio e fim, esta obra surpreende com sua originalidade, ao narrar, de forma poética e sensível, a história de uma linha curiosa e aventureira, que percorre os mais variados espaços, se transformando e se reinventando.

Cada detalhe faz a diferença neste livro, que nos convida a ler mais do que as palavras. Com ilustrações delicadas, este livro nos estimula a interpretar os diversos sentidos e significados que a palavra linha pode ter, ampliando o olhar e mudando a perspectiva do leitor que, após ler a obra, com certeza não verá mais as linhas da mesma forma que antes!

Leia também:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais